Posted by : Cramer quarta-feira, 26 de novembro de 2014


REVISÃO PARA A PROVA BIMESTRAL:


Ocorreram várias revoltas durante o período regencial no Brasil. 
Após a abdicação de D Pedro I, em 1831, iniciaram-se várias revoltas, desde o nordeste ao sul. 
Cabanagem, mascates, Revolta dos Becker, entre outras, se alastraram por todo o país. 
Algumas chegaram a proclamar a independência da província, como a Sabinada ocorrida na Bahia. 
vários foram os fatores que determinaram a eclosão dessas revoltas. Situação econômica das províncias, negligência do governo imperial em relação aos comerciantes ou agricultores, pobreza, miséria de grande parte da população, pessoas sem terra, etc.
Mas o fator mais importante a ser considerado é que as revoltas regenciais, localizadas nas províncias distantes do governo central, questionavam, entre outros, o centralismo do Império.


sobre a imigração européia... esta se intensificou a partir da década de 1850 e 1870 com a promulgação da Lei Eusébio de Queirós, a qual proibia o tráfico de escravos africanos para as Américas. Logo, a mão de obra imigrante tinha o objetivo de substituir gradativamente a mão de obra escrava africana, uma vez que as pressões da Inglaterra para  a abolição se faziam presentes em todo o contexto internacional... 
Com a proibição do tráfico de africanos para a mão de obra escrava, este se intensificou entre as províncias brasileiras... era comum por exemplo, faltar mão de obra no nordeste e o sudeste oferecer-lhes escravos a preços altos. Isto também ocorria nas regiões cafeeiras, Rio de Janeiro, Sao paulo, Minas Gerais... e sendo assim, o tráfico interprovincial era a saída para os fazendeiros. 
Logo os estímulos governamentais e privados à imigração europeia, cujas relações de trabalho eram fundadas na parceria (relação de trabalho mencionada nos quadrinhos), ocorreram após o fim do tráfico de escravos para o Brasil.

sobre o processo de industrialização no Brasil imperial, o empresário Irineu Evangelista de Souza foi um barão que investiu grande soma de dinheiro em ferrovias, portos, bancos, indústrias,principalmente no Rio de Janeiro, na segunda metade do ´seculo XIX. Foi ele e seus investimentos quem influenciaram grandemente o processo de industrialização no Brasil, no segundo reinado. 

Leia a apostila, até o capitulo 9
faça todos os exercícios até o capitulo 9
Leve para a sala de aula o trabalho sobre imigração, pois poderá consultá-lo durante a prova. 

assista a aula expositiva de sexta feira,com atenção e tire todas as suas dúvidas.

faça uma excelente prova. 

.

Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -