Posted by : Cramer terça-feira, 20 de março de 2012

 Atenção alunos do 8º ano, 2º ano e 3º ano: leiam a noticía a seguir e responda a questão:
Cite uma ação que você pode desenvolver na escola e/ou na sua comunidade para combater a discriminação racial.

Raça Brasil | Massacre de Shaperville - Na África do Sul, berço do apartheid, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas durante um confronto com a polícia em 21 de março de 1960

Comentários
48 Comentários

{ 48 comentáriosComment }

  1. A discriminação racial tem sido um assunto muito discutido nos dias de hoje,pois infelizmente as estatistica vem aumentando bruscamente e não devemos ficar parados diante dessa triste realidade.Com isso devemos partir para ação dizer não ao preconceito pequenas atitudedes no nosso dia-a-dia trazem no futuro grandes resultados como um conselho dado ao colega sobre os malefícios que o racismos traz a pessoa que sofreu.Podemos também realizar campanhas para a conscientização de um maior número de pessoas,assim o racismo algo tão primitivo e que vem trazem grandes prejuízos para a humanidade terá seus dias contados.(Lucas Oliveira 3ano B )

    ResponderExcluir
  2. A discriminação racial é frequentemente vista no país. No Brasil onde as raças são todas miscigenadas, e todos tem uma afro descendência, as pessoas sofrem preconceito racial pela cor da pele. Sempre aparecem nos jornais casos de jogadores ofendidos pela torcida, pessoas mal atendidas em lojas, enfim inúmeros casos de racismo. Para combater esse preconceito, é necessária a conscientização de todas as pessoas e uma ação que eu sugiro é uma mostra cultural, tratando dos aspectos africanos. Seria feita uma feira com apresentações de danças, degustação de comida típica, palestra com toda a história dos negros e até mesmo, se possível, o lançamento de um livro com receitas das comidas mostradas na feira. A mostra tem função de demonstrar as influencias da cultura negra no nosso país e exterminar o preconceito mostrando que somos todos misturas de várias raças.

    Ana Cecília de Carvalho - 3º ano A

    ResponderExcluir
  3. O meio mais eficaz de tentar combater o racismo é a punição. Na escola e na comunidade todos devem ter a conscientização de que somos “iguais independente das nossas diferenças”,ou seja, possuímos os mesmos direitos e deveres e devemos ser respeitados.Quando há um ato de racismo, na escola, os pais devem ser informados, o aluno é obrigado a pedir desculpa e dependendo da situação ser necessário chamar a policia para que essa atitude sirva de exemplo para os demais não cometerem o mesmo erro.Na comunidade os cidadãos devem lutar contra o preconceito, questionar quando for ofendido, procurar a policia e não se esconder perante a sociedade tendo orgulho do que é. Tanto na comunidade quando na escola devem-se elaborar eventos que abordam diferentes culturas, associações para defesa daqueles que foram oprimidos e cobrar do poder público que a lei seja cumprida. ANA CAROLINA VIEIRA - 3°EM/A -PROFESSORA: LUCIANA/HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  4. Concientizar as pessoas é o meio mais facil de combater a discriminação racial, fazer palestras, desenvolver projetos, alertar as pessoas, transmitir a ideia de como a discriminação racial pode ser ruim tanto pra quem pratica quanto pra quem sofre, transmitir o conhecimento de que isso é uma forma de bullying, desrespeito com a pessoa e alem de tudo é crime, que deve ser combatido e eliminado.

    Lorena Camargo 8°/B

    ResponderExcluir
  5. Uma notícia como esta, do Massacre de Shaperville em 1960, causa indignação e, mais que isso, tristeza. Saber que pessoas foram mortas e feridas por protestarem contra a discriminação e lutarem por direitos iguais entre brancos e negros, nos faz refletir sobre maneiras de acabar com o preconceito racial em nossa sociedade. Afinal, infelizmente, esse preconceito sobrevive até os dias atuais.
    Diante disso, uma ação que posso desenvolver na escola é alertar meus colegas sobre as consequências das atitudes racistas para o indivíduo discriminado. Propondo discussões sobre esse assunto na sala de aula e levando notícias e cartazes contra o preconceito para serem colados nos murais dos corredores.

    Nathália R. Machado 3A

    ResponderExcluir
  6. nao ser preconceituoso,e concientizando todos a tambem nao serem

    ResponderExcluir
  7. Uma ação que podemos facilmente realizar na escola contra a discriminação racial é fazer algumas palestras com estudiosos sobre a raça negra e mostrar a todos que o berço da humanidade é de origem africana. Podemos também realizar atividades como pintar a rosto de preto e branco simbolizando a união entre essas duas etnias.

    ResponderExcluir
  8. Poderíamos nos aprofundar sobre o assunto e fazer uma palestra para todos os alunos sobre o preconceito racial. Pois muitas pessoas não levam isso a sério. Muitas até chegam a brincar com o colega sobre sua cor de pele, sem saber que pode estar ofendendo e o machucando; e que futuramente pode lhe causar uma depressão. Então,fazer uma palestra falando sobre o preconceito racial, seria uma forma das pessoas entenderem que a cor da pele não justifica o caráter ou a capacidade de ninguém. Lais Alves Frederico - 3º ano B

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o dicionário de língua portuguesa, discriminação é um ato ou efeito de tratar grupos de pessoas ou indivíduo de forma injusta ou desigual, com base em argumentos de sexo, raça, religião, etc.; Atualmente a discriminação está sendo um grande problema enfrentado pela sociedade, pois a população está em uma nova geração, assim há uma maior e exagerada liberdade de expressão.
    A discriminação é alimentada pelo preconceito. Um ato na comunidade, na escola, no local de trabalho que combateria isso seria não fazer o pré-julgamento de alguém,pois no fundo somos todos iguais, de carne e osso. NÃO devemos aceitar e muito menos estimular atitudes que procuram demonstrar que todo ser é inferior e podemos conscientizar alunos no colégio sobre o assunto. Ser racista, no brasil é considerado um criminoso, por isso um ato de denúncia é válido na sociedade. Diga não a discriminação!

    Sabrina Venturato 3ºB-EM

    ResponderExcluir
  10. Diante de uma sociedade preconceituosa em relação a cor da pele das pessoas, é extremamente necessário que encontremos uma maneira de acabar definitivamente com isso. Um grande passo já foi alcançado a pouco tempo, quando o racismo se tornou crime previsto em lei. A cor de uma pessoa não é um fator que define seu caráter, por isso todo ato racista deve ser devidamente punido.
    Uma medida providencial contra o racismo é a denuncia direta através da Secretaria Especial dos Direitos Humanos para que os fatos sejam apurados e devidamente resolvidos.
    Outro fator importante para evitar o racismo é a conscientização nas escolas e no lar juntamente com a família. São locais onde as crianças e adolescente criam a base de educação necessária para levar por toda vida.
    Sendo assim, a sociedade estará muito melhor orientada, e com um novo pensamento sobre esse tipo de prática inaceitável, o racismo.

    ResponderExcluir
  11. No colégio por termos pessoas tão diferentes umas das outras e com opiniões tão distintas, penso que o que poderia dar certo no combate a discriminação racial seria afetando a pontuação nas materias, por exemplo, o aluno que descriminar alguem perderia 2,0 pontos em todas as materias. Na comunidade, o mais correto a se fazer é denunciar a pessoa, mas para isso é necessario que as autoridades punissem de fato o agressor.
    Camila Morais 3ª A

    ResponderExcluir
  12. Luiza IdaFrancis 8/B26 de março de 2012 às 14:54

    Uma das maneiras é implementando realmente a Lei 10639-2003, tentar trazer a cultura, história africana e afro-brasileira nas escolas, mas pensar de que forma trazê-la, não reproduzindo estereótipos preconceituosos, das escolas, os estudantes contariam para os amigos, familiares, a mídia ia passar a ter mais interesse também. Tendo informações na escola e mídia a nossa sociedade deixaria de ser etnocêntrica e passaria a enxergar a riqueza e beleza dos africanos e diaspóricos.

    Dica: "Vista minha pele" - um documentário forte que questiona o racismo em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Penso que se pode começar com o simples fato de mostrarem aos alunos que ate mesmo "apelidinhos" sao uma forma de preconceito. Ao se referirem a alguém como preto, já estão cometendo racismo.
    Pode-se fazer palestras que discutam o tema, mas realmente retratando a realidade em que vivemos hoje, mostrando que ainda ha muito racismo. Promover debates que tratem do tema.
    Mostrando aos alunos que muitas vezes cometemos atos de racismos e achamos que nao estamos o fazendo, abrindo nossa consciência para este assunto que infelizmente nao tem sido tratado como realmente se deve.

    ResponderExcluir
  14. Para combater qualquer tipo de descriminação devemos começar por nós mesmos. A partir do desprendimento da cultura racista proposta pelos portugueses ao trazerem os escravos da África para o Brasil, é necessário ter consciência de que cor, classe social ou opção sexual não são parâmetros para distinguir uma pessoa da outra. Existem aspectos como o caráter, por exemplo, que vão definir quem você é, as suas atitudes e o modo como você pensa, diferentemente dos outros fatores citados anteriormente.
    Depois de alcançar a sua consciência, ao se deparar com alguma situação discriminatória você pode questionar a pessoa o porquê de tal atitude e expor as consequências que podem ser acarretadas a quem pratica o preconceito. Incentivar a escola a promover palestras sobre o assunto ou criar blogs, campanhas na internet e/ou escola também pode ser uma boa sugestão. O preconceito ou qualquer tipo de descriminação deve ser extinto, já dizia o sábio Bob Marley: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”

    ResponderExcluir
  15. Nos dias de hoje ainda percebemos que algumas pessoas sofrem por Descriminação Racial, mas precisamos entender que Descriminação é crime e quem pratica este ato deve ser punido.
    Devemos começar a tomar iniciativas, mas que essas iniciativas façam com que a população comece a perceber que agir dessa forma é errado, que todos somos iguais, que não é a raça de uma pessoa que influencia seu caráter.
    Uma forma de mobilizar a sociedade é pregando cartazes, conversando sobre esse assunto nas escolas, não contar ou rir de piadas que podem ofender e fazendo palestras para que todos entendam o grande crime que está acontecendo nos tempos de hoje.

    - Iara Giovanini Nunes / 8° ano B

    ResponderExcluir
  16. Primeiramente, eu acho, que deveria haver mais penalizações, para quem 'pratica' qualquer tipo de preconceito. Palestras para conscientização, desenvolver projetos, e acima de tudo, mostrar a todos que somos iguais, não importando o tom da pele, etnia, língua e/ou religião!

    Ana Clara - 8°ano A

    ResponderExcluir
  17. Primeiro temos que começar com nós mesmos no nosso dia-a-dia, não sendo racista e respeitando os direitos dos outros.
    E depois temos que conversar com os colegas, explicar o quanto isso é ruim para todos. Quem sabe fazer até protesto, palestra, campanhas... conscientizar de algum jeito as pessoas.

    * Paloma Loren 8º ano A

    ResponderExcluir
  18. É preciso conscientizar as pessoas e mostrar que todos somos seres humanos com direitos e deveres iguais. E o fato um ser negro, o outro branco, amarelo, rosa, cinza, azul, não pode interferir nas relações e na forma de tratamento de uns com os outros. O preconceito só atrasa a todos nós. É preciso fazer campanhas, projetos, é preciso tocar o lado realmente humano das pessoas e chamar a atenção pra esse problema que infelizmente continua acontecendo frequentemente e mostra que a nossa sociedade ainda precisa evoluir muito. É preciso também, fazer a diferença nas ações diárias. Mostrar que sabemos que a cor da pele de alguém não é o que diz se ela é melhor ou pior que você. É preciso construir uma sociedade melhor.
    Sofia Lara - 8° ano A

    ResponderExcluir
  19. Como no noticiário sobre o Massacre de Shaperville em 1960, ainda há inúmeros casos em relação ao preconceito racial. É um absurdo, sim, mas em primeiro lugar vem o respeito. Se as pessoas nao conseguem nem respeitar seus próprios pais, como respeitar alguem de fora? Essa pode ser uma pergunta que nao tenha uma resposta concreta, mas ela pode ser mudada! Primeiramente, acredito na conscientização para com um grupo menos, na escola por exemplo. Podem ser feitos projetos, palestras, podemos também fazer com que as pessoas se sintam na pele dessas pessoas que sofrem preconceito, nao fisicamente, mas nunca deixando de abordar este assunto, e sempre estar mostrando notícias, acontecimentos e a partir disto, buscar uma conscientização mais profunda. Depois disto, podemos abranger essa conscientização na nossa cidade, porque acredito que esse é o papel do cidadao, porque esperar isto de um político é complicado. Nessa questao, eu ainda nao tenho ideias concretas, mas o pensamento é este.

    (Daniela Queiroz 3Ano /A

    ResponderExcluir
  20. Para combater o racismo, é preciso que a vítima não se cale por medo ou timidez. Existem diferentes formas de denunciar o racismo. A maneira mais comum é prestar queixa na delegacia policial mais próxima.
    Para concientizar os outros é preciso começar por nós mesmos...
    O racismo é uma questão cultural, é um preconceito que se tem desde pequeno, não é tão fácil assim elimina-lo, pois encontra-se impregnado junto ao ser humano, desde à época da escravidão e, simplesmente não se consegue transformar um ser humano adulto e;ou um adolescente de um dia para o outro.
    Naiara Caroline 8ºB

    ResponderExcluir
  21. O melhor modo de combater o preconceito é a partir da educação. Se houvesse política de conscientização e respeito ao próximo, poderíamos diminuir a taxa de discriminação, assim transmitindo valores éticos às crianças e a sociedade sobre respeito mútuo.
    Contudo, ter outra cor não distingue o caráter.

    Mariana Lima - 3ºB

    ResponderExcluir
  22. Para combater a discriminação racial na comunidade e nas escolas e necessário fazer palestras e desenvolver projetos contra a descriminação racial.Com isso tentando incentivar a melhor forma de acabar com esse preconceito

    ResponderExcluir
  23. A melhor maneira de combater o preconceito racial na sociedade é ir na origem da família, pois uma criança criada por familiares racistas desenvolve o preconceito desde nova.Assim lidando com o problema na sua origem podemos diminuir sua incidência em fases posteriores. Também podemos conscientizar a população através da mídia bem direcionada a este assunto usando todos os argumentos possíveis para acabar com o preconceito e racismo.As mudanças de comportamento da sociedade geram e mudam leis
    Ialla Hovadick 8°/B

    ResponderExcluir
  24. Não devemos tolerar que esta discriminação insidiosa se instale na vida quotidiana. Nem podemos nos resignar a considerá-la um atributo lamentável da natureza humana. Nenhum de nós nasceu para odiar. A intolerância aprende-se e, portanto, é possível desaprendê-la. As garantias jurídicas são uma parte fundamental desta luta, mas a educação deve estar em primeiro plano. A educação pode favorecer a tomada de consciência e cultivar a tolerância. Deve começar em casa – onde, afinal de contas, têm origem muitas das atitudes racistas — continuar na escola e ser integrada no nosso discurso público. Nesta luta contra a intolerância, os cidadãos devem ser simultaneamente professores e alunos.

    ResponderExcluir
  25. A primeira coisa a fazer é ver se tem algum preconceito, se existir algum sentimento assim, tenta achar uma razão para isso. Vê se foi à família que já fez comentários, se foi algum amigo, um professor, um livro que te influenciou. Avaliar a razão desses comentários e se colocar no lugar daquele que é rejeitado, a partir desta reflexão, poderás agir naturalmente, sem grandes esquemas, pois a consciência será a base das tuas ações.
    Podemos combater o racismo simplesmente não dizendo para as pessoas de raça alguma coisa que as ofenda: “você é preto”, “isso é coisa de preto”, “mas sou preto ou que?”... Presta queixa na polícia ou através do Ministério público ou em outros órgãos destinados á questão, em caso de observar algum tipo de descriminação. Se a atitude criminosa não for contra ti, presta solidariedade possível á pessoa discriminada, essas atitudes podem ajudar a lutar contra o preconceito racial e de outros gêneros.
    Rodolfo Alves 3ºB

    ResponderExcluir
  26. Conscientizar as pessoas a não praticar a descriminação racial.
    A conscientização pode ser praticada com cartazes e até mesmo relatos de vítimas da discriminação, para mostrar para as pessoas o quão é ruim sofrer tal ato.

    Iasmim Piassi Melo 8ª/B

    ResponderExcluir
  27. Não se pode combater a discriminação racial, pois ainda vivemos em uma sociedade mente fechada, preconceituosa e hipócrita. Mas talvez, propondo palestras nas escolas, fazendo trabalhos para as pessoas entenderem como é a vida de alguém que sofre com essa discriminação, já seria um grande passo nesse combate.
    Juliana, 8°/B

    ResponderExcluir
  28. Hoje em dia o racismo se encontra muito presente até mesmo em escolas. Por isso temos que tentar encontrar idéias para combatê-lo. Por exemplo, organizar intercâmbios escolares entre diferentes países, podemos tentar fazer campanhas educativas para sensibilizar a população e para mostrar a importância do problema. Por fim poderíamos também organizar visitas e coletas para as associações que ajudam as vítimas do racismo. O mais importante é nunca esquecer que este assunto é importante e falar sobre pode ajudar a combatê-lo.
    Rodrigo Rocha 3ºB

    ResponderExcluir
  29. Meu primeiro passo já foi dado, que foi a iniciativa de tentar promover um projeto sócio racial dentro da instituição de ensino Colégio Cramer, e dessa forma espero aprender um pouco mais sobre a cultura mais antiga do mundo que é a africana, e repassar o conhecimento que tenho aos colegas,que é: o respeito ao próximo, ao semelhante e principalmente aos negros, os quais são os seres humanos mais antigos e progenitor de todas as outras raças segundo algumas pesquisas científicas! Esperando outros guerreiros a se juntar a esse lindo projeto, Leonardo Sarah 3°ano A!

    ResponderExcluir
  30. Diante dessa situação, é visível que nem a punição mais é um ato que repreende esse tipo de ação criminal (mesmo tendo em conta que o percentual desde 1960 cresceu abusivamente). Hoje, podemos dizer que a sociedade é um pouco mais consciente quanto à isso, mas ainda sim, conseguimos atingir altos índices de ocorrências policiais, suicídios, entre tantos outros oriundos da prática racista. Acredito que mudanças no cenário atual poucas acontecerão, mas no cenário do futuro tudo pode ser diferente se palestras começarem a ser implantadas (em escolas e/ou locais publicos), se os jovens tomarem frente de campanhas, protestos e levarem isso realmente a sério, se os adultos abrirem suas mentes para o que há de novo e perceber que novas idéias devem ser aceitas. Concluindo, o que eu quero dizer se resume nesta frase: "ATITUDE global"*

    Daniel Alexandre, 3º ano B - Cramer

    ResponderExcluir
  31. Criar projetos de conscientização para que não haja decriminação como: cartazes, palestras, punição a quem descrimina
    é criar leis mais rígidas é executa-las para que não haja mais esse tipo de discriminação ou preconceito dentre a nossa sociedade contemporânea. Nome: Marcio Matheus Numero:20 Serie: 7° ano B

    ResponderExcluir
  32. Em uma sociedade como a de hoje, que em sua história está marcada a escravidão de negros durante a colonização portuguesa no Brasil, o apartheid (1948 a 1994) que foi um processo de segregação racial na África do Sul, onde os brancos tinham mais direitos que os negros, o massacre de Shaperville em 1960 também na África do Sul e muitos outros, nos mostra que a discriminação racial vem de muitos anos. Para mudar essa situação que até hoje está presente na sociedade, e muito nas escolas, é preciso fazer campanhas de conscientização, sobre o valor do respeito e da diferença racial e cultural. E também é preciso que todos ajudem a combater o preconceito racial, observando as atitudes do próximo e o alertando do perigo daquela ação, que pode gerar traumas nas pessoas e pode levar a prisão.
    Brenda Castro de Almeida, nº5 – 3ºB

    ResponderExcluir
  33. A descriminação racial é algo muito negativo, todos deveriam dar mais atenção a esse assunto muitas vezes esquecido. Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças, e só quem sofre a descriminação sabe o quão ruim é! Uma possível "solução" para a discriminação racial seria a divulgação e o incentivo ao estudo da história da África, por exemplo, na tentativa de aproximar a cultura latina (que na verdade é quase exclusivamente europeia) com a cultura africana, por meios de varias ferramentas que nos são disponibilizadas como redes sociais, palestras, mostras de cultura, até mesmo no dia-a-dia, conversando com familiares e amigos expondo sobre o assunto e esperando uma melhoria nas atitudes dessas pessoas conscientizadas. “A cor de uma pessoa não é um fator que define seu caráter, por isso todo ato racista deve ser devidamente punido.”
    Ana Maria - 3ºB

    ResponderExcluir
  34. Assim disse Bob Marley: "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos,haverá guerra".
    Com isso podemos concluir que: o preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. A escola tem o dever de dialogar com tais culturas e reconhecer o pluralismo cultural brasileiro.Talvez pensar que o multiculturalismo fosse um dos caminhos para combater os preconceitos e discriminações ligados à raça, ao gênero, às deficiências , à idade e à cultura, constituindo assim uma nova ideologia para uma sociedade como a nossa que é composta por diversas etnias, nas quais as marcas identitárias, como cor da pele, modos de falar, diversidade religiosa, fazem a diferença em nossa sociedade. E essas marcas são definidoras de mobilidade e posição social na nossa sociedade.


    Carla Mendes - 3º ano A.

    ResponderExcluir
  35. O combate ao preconceito deve ser realizado durante a infância e não durante a adolescência. Se alguém do ensino médio é preconceituoso, está fadado a carregar consigo tamanha ignorância para o resto de sua vida.
    No meu ponto de vista, uma possível solução para esse problema é a integração de indivíduos de variadas etnias durante a infância, período em que a personalidade ainda está em constituição.

    ResponderExcluir
  36. Em pleno seculo XXI, encontram-se ainda relatos de preconceitos raciais. É triste imaginar que a cor da pele é algo mais importante que a dignidade, o caráter e o respeito.

    De acordo com a constituição brasileira, somos todos iguais, independentimente da raça, da crença ou da cultura. Já que todos nós possuímos direitos iguais, porque ainda existe discriminação? É facil explicar. De acordo com a história do Brasil, os negros sempre foram subordinados aos "homens brancos". Com isto, sempre ocorreu uma relação de superioridade e esta se perpetua até hoje.

    Para que esta realidade se reverta, não é só de responsabilidade do governo esta mudança. É necessario que uma boa parte da sociedade mude esta concepção de que a cor da pele sempre deve ser levada em conta. Na escola, este incentivo tem que ser maior. Neste espaço, as crianças desenvolvem desde pequenas, conceitos fundamentais da sociedade. A criação de projetos que promovam a extinção de preconceitos provenientes desta, levando os alunos a exergar e encarar o mundo de uma outra forma, está sendo livre de discriminações.

    Matheus Augusto Machado Xavier - 3ºA - Colégio Cramer - Profº Luciana Salles

    ResponderExcluir
  37. O melhor meio de combater a discriminação racial é a punição e conscientização.Devemos fazer palestras em sala, criar projetos fazendo com que as pessoas vejam que a cor da pele não interfere no caráter das pessoas e que todos nós temos direitos iguais,principalmente o direito de ser respeitado. (Ana Carolina Campos 8 ano/B - professora : Luciana

    ResponderExcluir
  38. O racismo é um problema que não pode mais ser ignorado pela sociedade, afinal somos todos iguais perante a lei, a cor de nossa pele nao nos torna pior nem melhor que ninguem, por isso hoje existem punições para os que praticam esse tipo de crime. Hà varias maneiras de concientizar as pessoas sobre esse ato criminoso, como campanhas promovendo o assunto, trabalhos concientizadores, exposição dos problemas causados, etc, e esses podem ser feitos ate mesmo em ambientes escolares. ( Luisa Mapa-8ºano/A )

    ResponderExcluir
  39. O preconceito racial existe desde muito tempo, principalmente por falta de informação da sociedade e influência que uma raça detinha sobre a outra. Na década de 60. Época do massacre, o preconceito racial era visto como algo normal e permanente na sociedade. Atualmente, entretanto, as informações necessárias quanto a igualdade das pessoas tem sido veiculadas de diferentes formas, tais como programas televisivos e internet. A sociedade tem, portanto, papel importante na erradicação dos preconceitos através de campanhas que mobilize a interação entre as pessoas e conscientize a todos sobre este importante assunto. Na escola, seria de grande importância que fossem feitos estudos sobre preconceito e origens e principalmente as formas de combatê-lo. Poderia haver palestras sobre cultura, utilização de cartazes e slides para espalhar a ideia a todos, além de estudarmos a miscigenação ocorrida no Brasil, demonstrando que não há razões para o preconceito racial, por termos origens tanto africanas como europeias.

    Larissa Araújo - 3ºA

    ResponderExcluir
  40. A discriminação racial é algo muito negativo, todos deveriam dar mais atenção a esse assunto muitas vezes esquecido. Pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças, e só quem sofre a discriminação sabe o quão ruim é! Uma possível "solução", seria a divulgação e o incentivo ao estudo da história da África, por exemplo, na tentativa de aproximar a cultura latina (que na verdade é quase exclusivamente europeia) com a cultura africana, por meios de varias ferramentas que nos são disponibilizadas como redes sociais, palestras, mostras de cultura, até mesmo no dia-a-dia, conversando com familiares e amigos expondo sobre o assunto e esperando uma melhoria nas atitudes dessas pessoas conscientizadas. “A cor de uma pessoa não é um fator que define seu caráter, por isso todo ato racista deve ser devidamente punido.”
    Ana Maria - 3ºB

    ResponderExcluir
  41. Na minha comunidade eu não tenho um projeto concreto, mais na associação atlética Ponte Preta, na Rua Baldim n°:387 Bairro rio das velhas tem um grupo de pessoas nas quais fazem um trabalho com garotos de todas as idades, raças e classes sociais onde os ajudam na pratica esportiva e na socialização, o diretor do projeto no campo leva muito a sério a relação entre os atletas para que um não trate o outro da melhor forma possível. Uma boa forma de diminuir o preconceito racial era fazer com que as pessoas se interagissem e assim iriam perceber que a raça não interfere em nada no caráter da pessoa, sendo assim não teriam motivos para descriminar o próximo.

    João Braz Ramos Carvalho, 2° Ano EM colégio cramer

    ResponderExcluir
  42. Discriminar significa "fazer uma distinção". É o tratamento preconceituoso dado a níveis sociais, raciais, opção sexual, credos, religiões etc.
    A bíblia nos ensina que Deus não faz distinção de pessoas, para Ele todos nós somos iguais, independente de cor, raça, classe social entre outros,Ele nos ama do jeito que somos e disse que devemos amar e respeitar uns aos outros como a nós mesmos .Mas são poucos que promovem este ato.
    A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que
    todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de
    origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.
    Nas escolas, até mesmo dentro de casa temos que ter essa consciência, que discriminar o próximo é crime, quem comete tais atos deve ser punido pelas autoridades.
    O que pode ser feito nas escolas é promover trabalhos educativos, conscientizando desde a infância a valorização do ser humano e seus direitos de igualdade. Na sociedade pode-se promover palestras, organizar passeatas em ruas e avenidas entregando panfletos abordando o tema em questão.É claro que esse trabalho deve ter a participação dos familiares.
    Concluindo:O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação
    revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso,
    combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma
    sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma
    realidade possível.
    Letícia Sanches P.8/A

    ResponderExcluir
  43. Discriminar é "fazer uma distinção". É o tratamento preconceituoso dado a níveis sociais, raciais, opção sexual, credos, religiões etc.
    A bíblia nos ensina que Deus não faz distinção de pessoas, para Ele todos nós somos iguais, independente de cor, raça, classe social entre outros,Ele nos ama do jeito que somos e disse que devemos amar e respeitar uns aos outros como a nós mesmos .Mas são poucos que promovem este ato.
    A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que
    todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de
    origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.
    Nas escolas, até mesmo dentro de casa temos que ter essa consciência, que discriminar o próximo é crime, quem comete tais atos deve ser punido pelas autoridades.
    O que pode ser feito nas escolas é promover trabalhos educativos, conscientizando desde a infância a valorização do ser humano e seus direitos de igualdade. Na sociedade pode-se promover palestras, organizar passeatas em ruas e avenidas entregando panfletos abordando o tema em questão.É claro que esse trabalho deve ter a participação dos familiares.
    Concluindo:O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação
    revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso,
    combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma
    sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma
    realidade possível.
    Letícia Sanches P. 8/A

    ResponderExcluir
  44. Todo mundo esta cansado de saber que são cada vez mais crescentes e frequentes os casos de discriminação racial e que a melhor solução para esse grande problema é a concientização de todos, porém não é bem isso que vemos.
    Todos sabem muito bem o pode e o que não deve ser feito, talvez não todos, mas a maior parte da população tem sim conciencia do que é discriminação e os danos que esta causa. O problema é que essa solução "perfeita" fica apenas na ideia, não são colocadas em prática. E eu acredito que aonde tem que mudar mesmo é ai.
    Você sabe o que é discriminação não sabe? Você tambem sabe as consequencias que atitudes desse tipo causam em que sofre o racismo, não sabe? E você não concorda com isso, certo? Mas e agora, o que você faz pra amenizar todo esse caos? O que você realmente esta fazendo para acabar com tudo isso? Esse é o maior problema. Temos que parar de falar e começar a agir. Criar projetos e colocá-los em ação. Não acredito que uma punição seja a melhor ideia, que as pessoas aprenderiam de verdade com ela, acho que em alguns casos isso poderia ate piorar a situação.
    Fernanda Dutra 2º ano

    ResponderExcluir
  45. Realizar palestras conscientizando as pessoas sobre o racismo, para que elas possam entender que a cor da pele nao define o caráter de uma pessoa Caio César Marques Nogueira- 2° ano

    ResponderExcluir
  46. A discriminação racial,como sabemos,não teve suas origens a alguns anos atrás,e sim a muitos,desde a época da escravidão.Porém,mesmo depois da assinatura e promulgação da Lei Áurea,em 1888,pela Princesa Isabel,serviu apenas para dar um basta na escravidão,e o preconceito e a discriminação ainda existem em grandes escalas.
    Hoje,o preconceito nasce na própria escola,com pequenos atos de discriminação.
    Uma notícia como essa,ocorrida na África do Sul,nos leva a querer mudanças,mudanças essas que podem (e devem) acontecer no nosso dia a dia.Na escola,a repreensão de alunos que tem como atos revelado a discriminação contra o colega,palestras com pessoas que já viveram ou ainda vivem com o preconceito e ensinar e pregar o respeito são boas formas de começar o combate a discriminação.Todos somos iguais na essência,não é sua cor,seu credo,sua religião e sua posição social que irá fazê-lo uma pessoa melhor que a outra.Pensem nisso !

    Isabela Giovannini 2° ano

    ResponderExcluir
  47. Para diminuir o racismo, poderiamos fazer um projeto incluinto toda a ecola: cada turma faria uma apresentaçao, diante a escola, de um modo de combater o racismo.
    Bruno 2ºano EM

    ResponderExcluir
  48. Para combater qualquer tipo de discriminação devemos começar por nós mesmos. A partir do desprendimento da cultura racista proposta pelos portugueses ao trazerem os escravos da África para o Brasil, é necessário ter consciência de que cor, classe social ou opção sexual não são parâmetros para distinguir uma pessoa da outra. Existem aspectos como o caráter, por exemplo, que vão definir quem você é, as suas atitudes e o modo como você pensa, diferentemente dos outros fatores citados anteriormente.
    Depois de alcançar a sua consciência, ao se deparar com alguma situação discriminatória você pode questionar a pessoa o porquê de tal atitude e expor as consequências que podem ser acarretadas a quem pratica o preconceito. Incentivar a escola a promover palestras sobre o assunto ou criar blogs, campanhas na internet e/ou escola também pode ser uma boa sugestão. O preconceito ou qualquer tipo de discriminação deve ser extinto, já dizia o sábio Bob Marley: “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”

    Isabella Gabrich - 3ºA.

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -