Posted by : Cramer terça-feira, 13 de março de 2012

ALUNOS DO 7º ANO: Assistam o vídeo abaixo, sobre o feudalismo na Idade Média. Após assistirem ao vídeo, façam comentários sobre o que vocês entenderam sobre este período da nossa história. Atenção para não postar comentários com erros de gramática. 


Comentários
10 Comentários

{ 10 comentáriosComment }

  1. Gostei muito e acredito que esse blog será uma grande oportunidade de aprendizagem para os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  2. MARCO TÚLIO 7ºano A
    Eu achei esse vídeo muito interessante relatando as arquiteturas que são muito semelhantes ao mundo de hoje. O trabalho, apesar de ser servidão tinha uma certa organização com que cada um tinha sua obrigação em troca de terras e/ou dinheiro. As gurras são diferentes porque usavam espadas e armaduras. Hoje em dia utilzam armas de fogo. A religião era apenas para o clero que enganavam os habitantes (analfabetos) com trabalho. Hoje todos tem acesso a religião e a maioria são alfabetizados. Obrigado pelo vídeo professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço sua participação Marco Tulio. Realmente, as guerras hoje são bem diferentes. O armamento evoluiu, temos armas químicas de destruição em massa, bombas atômicas capazes de destruir cidades inteiras. Mas pensando no objetivo das guerras, pouca cousa mudou. Naquele tempo, o objetivo era extensão de território, domínio de civilizações com o objetivo de exploração.. enfim, hoje em dia, mudaram-se os armamentos, as estratégias, mas o objetivo, no fundo, continuam os mesmos.

      Excluir
  3. Lucas Marques 7ºB

    Castelos Medievais:
    Durante a Idade Média (séculos V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais, reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção de sua residência, bens e familiares.
    Trabalho:
    A sociedade feudal era principalmente rural, ou seja, quase todas as pessoas viviam no campo.O trabalho na agricultura era pesado e cansativo e os camponeses ficavam com poucos frutos,visto que as terras eram dos nobres.
    Religião:

    Os nobres eram os donos da terras, também chamados de feudos.como proprietários, o trabalho deles era pouco, em comparação com os servos.
    Religião:
    Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a Bíblia.
    Guerras:
    A guerra na Idade Média era uma das principais formas de obter poder. Os senhores feudais envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o poder. Os cavaleiros formavam a base dos exércitos medievais. Corajosos, leais e equipados com escudos, elmos e espadas, representavam o que havia de mais nobre no período medieval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, obrigada pela participação. Mas eu gostaria que seu comentário fosse feito de acordo com o seu entendimento sobre o vídeo e percebi que você copiou o resumo da matéria que foi dado como atividade. Mas tudo bem, se vocÊ compreendeu, é o que importa.

      Excluir
  4. No periodo feudalos castelos eram a moradia dos susseranos.No vídeo acima mostra como era estabelecido o relação de trabalho no período feudal.era o seguinte, o susserano dava uma pequena parte de seu terreno para um campones,que em troca de proteção, tinha que cultivar a terra.A igreja era composta por cleros religiosos que compunham a segunda camada da piramêde.A igreja se baseava ne Jesus Cristo, e quem desafiava a igreja era morto.As guerras eram um acontecimento sangrento e agressivo.O cavalo era um dos veículos mais utilizado nas guerras da idade média.Tinha várias armaduras e arma que eram utilizadas nas guerras.victor 7b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, bem observado a questão das guerras. Elas eram muito comuns naquele tempo, assim como na idade moderna e contemporânea, com o objetivo de extensão de seus territórios.
      Obrigada pela participação.

      Excluir
  5. Júlia Castro de Almeida 7º/B26 de março de 2012 às 13:32

    O vídeo retrata bem como era a sociedade feudal por exemplo falando das relações de trabalho,o SENHOR FEUDAL(Rei) cedia um pedaço de terra a um servo em troca de uma parte da sua produção agrícola.
    A arquitetura era bem parecida com a dos tempos atuais ,as guerras utilizavam de armamentos menos desenvolvidos do que os de hoje.
    A igreja tinha grande poder na época compondo a segunda camada da piramide feudal,e quem a desafiava era morto;a compra de produtos era feita através da troca.
    Enfim o vídeo é muito interessante gostei muito,Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Nathália Araújo 7º/B9 de abril de 2012 às 14:13

    Com base no vídeo, podemos entender que, quem tinha mais poder aquisitivo eram aqueles que possuíam mais feudos, ou seja, aquele que tinham mais terras, eram considerados os mais ricos da sociedade, tomando assim o "topo" da pirâmide. O clero também possuía muitas terras, já que exercia grande poder sobre a sociedade. Com base na igreja, podemos destacar, assim como mostra no vídeo, que, quem a contrariasse era condenado a pena de morte. Hoje em dia o armamento evoluiu, temos armas químicas de destruição em massa, bombas atômicas capazes de destruir cidades inteiras, enquanto na idade média uns dos instrumentos mais usados era a guilhotina, em que se arrancava a cabeça do réu, e a roda de despedaçamento, em que o réu era amarrado com as costas na parte externa da roda e sobre a roda colocava-se brasas incandescentes, enquanto o carrasco girava lentamente a roda, fazendo com que o réu morresse praticamente "assado".
    Podemos destacar também que no feudalismo, as relações de trabalho eram baseadas na fidelidade.
    E vários outros fatores que distinguem aquela época da época que estamos vivendo hoje.

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -