Posted by : Cramer sábado, 22 de março de 2014

ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE:

RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA
O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA
CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA NA IDADE MÉDIA
CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE NA IDADE MÉDIA


ENTREGAR ATÉ DIA 30/04/2014







1-Explique com suas palavras como a igreja católica dominava culturalmente a sociedade medieval.


Dominava através do medo do desconhecido, do inferno que era pregado através de imagens e representações do mal. Ameaçava os fiéis com os pecados que os levaria à morte e ao inferno. Ao mesmo tempo, utilizava imagens de santos e mártires, para determinar um padrão de comportamento, que seria de pessoas sofridas, honestas, submissas às leis religiosas, conformadas e que não questionasse o Cristianismo. E caso questionassem ou manifestassem outra crença... iriam para a inquisição.




2-Explique como eram as condições de vida dos servos

Os servos trabalhavam nos feudos que eram grandes terras comandadas pelo nobre (o senhor feudal)
suas condições de vida eram bem difícieis. Não tinham direito a pagamentos, estavam vinculados à terra, praticavam a agricultura de subsistência, pagavam impostos ao senhor feudal. Existiam duas taxas , uma chamada corvéia (trabalho em troca de proteção) e as banalidades (pra usar o moinho, o forno, o celeiro) dos senhores feudais.
Viviam em casas muito humildes, sem higiene, passavam muita fome em períodos de baixa colheita, já que a maioria ia para o senhor feudal. Para irem embora do feudo, deveriam ter a autorização do senhor feudal, mas diferente da escravidão, o servo não era sua propriedade.

3-Quais eram as relações dos servos com os senhores feudais?

Era uma relação de Fidelidade. Não havia contrato escrito, não havia registro de nada. Apenas através de um acordo verbal, onde o servo prometia trabalho, em troca de proteção, segurança e terra para plantar.

4-Explique o que foi a Retração demográfica ocorrida a partir do século V,com a invasão dos povos bárbaros no ocidente.

A retração demográfica foi um movimento migratório para o interior da Europa. Após as invasões do século V, os centros urbanos ficaram muito perigosos, muita confusão, ataques e saques. Então as pessoas para fugirem do caos, migraram para o interior, onde começa a formação dos feudos.


5-Explique as estratégias utilizadas pela igreja católica para promover o domínio cultural e político durante toda a idade media.

a igreja utilizava sobretudo o medo. Medo do inferno, da morte. Utilizavam os pecados narrados na bíblia para intimidar as pessoas, com ameaças de irem para o inferno. Utilizavam imagens sacras, do cotidiano cristão para ditar regras de comportamento. E para que o Cristianismo não fosse ameaçado por qualquer outra religião, utilizavam também a partir do século XII, o Tribunal da Inquisição. Se houvesse alguma denúncia de que alguém estava manifestando religiões diferentes, ou questionando o poder da Igreja, esta pessoa seria julgada pelo tribunal e poderia parar na fogueira, acusada de bruxaria ou heresia. Dominavam também o conhecimento, já que apenas o clero tinha acesso às liturgias e às literaturas da Antiguidade. A maioria dos camponeses era analfabeta e o conhecimento era privilégio do clero.


6-Caracterize o período feudal em relação a:

Economia Na Alta Idade Média, praticavam AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA. Ou seja, plantavam para a sobrevivência. 
Política: Existia o Rei que não tinha muito poder político, pois o regime feudal era DESCENTRALIZADO. O Senhor feudal tinha muita autonomia em seu feudo, enfraquecendo o poder do Rei. O rei, o clero e a nobreza eram sustentados com os impostos cobrados da classe dos camponeses. 
Religião: a única religião aceita era o CRISTIANISMO. Por sua dominação política e cultural, era a única instituição universal, por isso o nome "igreja Católica". Católico quer dizer: universal. Interessante é que em um sistema de poder descentralizado, a Igreja conseguia através do domínio cultural, manter-se única, com forte poder centralizador. 


Sociedade: a sociedade feudal era divida em estamentos. OU seja, era estratificada. Tinha o primeiro estado que era o Clero, o segundo estado era a nobreza e o terceiro estado era os camponeses e a partir da baixa idade média, o terceiro estado passou a ter os camponeses e a burguesia. 


7-Como eram divididas as classes sociais na idade media e qual era a função atribuída a cada uma delas.

Através da pirâmide social do feudalismo, podemos entender como eram divididas as classes sociais:





o Clero, era responsável pela espiritualidade. Orava para que todas as classes fossem abençoadas por Deus. Praticavam também o poder temporal, através de tribunais que julgavam crimes comuns.

A Nobreza, era composta por nobres (senhores feudais ) e cavaleiros, estes últimos eram responsáveis pela segurança.

Por último, na base da pirâmide social, ficavam os servos e camponeses que trabalhavam para sustentar toda a sociedade.


Bons estudos!
Prof. Marcia.

Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -