Posted by : Cramer
quinta-feira, 13 de março de 2014
Queridos alunos,
A religião durante a Idade Média, era de extrema importância para a sociedade. Desde Constantino, no século III a.c. durante o Império Romano, o cristianismo alcançou liberdade para ser proferido e seguido, mas foi o imperador Teodorico que o transformou em Religião Oficial do Império Romano. Com a queda de Roma no ocidente, no século V, o Cristianismo, representado pela IGREJA CATÓLICA ROMANA continuou sendo a religião mais professada e seguida por fiéis ocidentais. E mesmo com o início de um novo tempo, seus fundamentos e estruturas se fortaleceram ao ponto de se tornar a Religião mais poderosa do ocidente.
A dominação cultural e religiosa, levou também a uma grande força política por parte da Igreja. Ela legitimava o poder do Rei e era muito rica, detentora de terras, propriedades, escravos, servos (vassalos).
Esta instituição foi responsável pela formação de valores e normas de comportamento que regulavam o cotidiano das pessoas.
Utilizou como instrumento de propagação da fé e dogmas, as imagens.
veja a seguir:
Agora, acesse o link abaixo. Você lerá um texto que fala sobre o poder da Igreja no Mundo Medieval.
Este texto é do site "só história"...que é um site de pesquisa para alunos do ensino fundamental e Médio.
Depois de ler o texto, analise a seguinte citação:
"Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros, servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor (...).
(St.Laud de Angers. Citado em: Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de História. Lisboa, Plátano, 1977, v.I, p. 145.)"
Responda em seu caderno, ou através de comentário do blog:
1 - Quais as duas composições sociais citadas no texto?
2 - qual a função de cada uma delas?
PARA CASA:
Leia os textos das páginas 22 e 23 da apostila.
Leia o historiográfico da página 24.
Resolva a atividade da página 26 - História em Exercício
Resolva a atividade da página 27 - exercício 17
Resolva a atividade da página 28 - exercício 18.
Corrigiremos as atividades em sala de aula.
- Back to Home>
- 7 º ano - aula do dia 14/03/2014 - A Espiritualidade na Idade Média
9 Comentários
Quem sou eu
- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Links interessantes para pesquisa
Seguidores
Postagens populares
-
ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Méd...
-
PARA TODOS OS ALUNOS DO SÉTIMO ANO: A ATIVIDADE SERÁ ENTREGUE NA SALA DE AULA, DIA 05/05. PARA QUEM QUISER FAZER NO FERIADO, SEGU...
-
ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ A...
-
Produção de Texto NARRATIVO. Abaixo estão 20 perguntas as quais servirão de orientação para a produção do texto, ou seja, dever...
-
O PROGRESSO EM DISCUSSÃO... O progresso significa sobretudo desenvolvimento. Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento...
-
ALUNOS DO 6° ANO : ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestime...
-
AOS ALUNOS DO 9º ANO: SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO. ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO...
-
ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE: RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA CARACTERÍSTI...
-
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
-
IMPERIALISMO SÉCULO XIX E XX - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Arquivo do blog
-
▼
2014
(74)
-
▼
março
(12)
- 7º ano: recuperação 1º bimestre
- 2 ano - material de apoio para prova do dia 24/03
- 3º ano - Material de apoio para a prova do dia 24/03
- 9º ano - Material de apoio para revisão da prova d...
- 2º ano - aula do dia 19/03/2014
- 7º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - TRABALHO
- 6º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - HISTÓRIA...PRA QUÊ?
- 6º ano - aula do dia 14/03/2014 - sexta feira - FO...
- 7 º ano - aula do dia 14/03/2014 - A Espiritualida...
- 6º ano - aula do dia 10/03 - Revisão primeiro capí...
- 7º ano - aula do dia 10/03/2014 - Estruturas do Fe...
- 8º ano - Aula do dia 17/03/2014 - Segunda Feira.
-
▼
março
(12)
as classes sao as dos eclesiasticos e os camponeses os camponeses eram os trabalhadores enquanto os padres eram representanda religiao
ResponderExcluirPedro Oliveira
ResponderExcluirAs composições citadas no texto são os camponeses e o clero (que são os padres, bispos, e papas) e os camponeses trabalhavem para os nobres, o clero, e para os reis sendo assim eles que sustentavam todas as classes socias.
As duas composições sociais são o clero e os camponeses. A função do clero (igreja) era cuidar da religiosidade, exercer os pedidos de Jesus, cuidavam da saúde, dos julgamentos e da educação. Já os camponeses eram a mão de obra. Seu papel na idade média era produzir para que os superiores aproveitassem disso e uma pequena parte era destinada aos próprios camponeses.
ResponderExcluir- Júlia Aquino
1-servos e senhores .
ResponderExcluir2-os servos cultivavam alimentos para sustentarr a sua familia,para os senhores,o clero.
Os senhores protegiam os camponeses e davam feudos para os outros trabalharem em troca de parte do cultivado .
1: Religião e Politica
ResponderExcluir2: Explicar o que a ciência não consigue explicar, organizar a sociedade
1-servos e senhores
ResponderExcluir2- os servos trabalhavam nas terras dos senhores,e cultivavam alimentos que parte era deles parte do senhores e parte do clero.
Os senhores protegiam os camponeses dos ataques dos barbaros.
As duas composições sociais são: os camponeses que trabalhavam para os nobres e sustentavam todas as outras classes sociais e o clero que administrava a igreja e o poder político da sua região.Todos tiveram uma participação importante na sociedade que marcou a idade média.
ResponderExcluir- Maria Fernanda Werneck
As duas composições sociais são: os camponeses que trabalhavam para os nobres e sustentavam todas as outras classes sociais e o clero que administrava a igreja e o poder político da sua região.Todos tiveram uma participação importante na sociedade que marcou a idade média.
ResponderExcluir- Maria Fernanda Werneck
1 Clero e camponês
ResponderExcluir2 Clero: membros da igreja (padres bispos)
Camponês: trabalhador, que sustentava o rei e o clero