Posted by : Cramer
domingo, 16 de março de 2014
correção dos exercícios até a página 28.
REVISÃO:
AS CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA:
Para estudar a história, os historiadores precisam da ajuda de outros cientistas, que também trabalham com o passado. Dos mais importantes auxiliares dos historiadores, estão:
Os arqueólogos:
eles escavam a terra, entram em cavernas, mergulham em mares e rios embusca de vestígios. Os arqueólogos trabalham com o que chamamos de cultura material. Culturamaterial é tudo aquilo que foi produzido pelo homem ou que marca a presença dele emdeterminado local. Por exemplo: pedaços de cerâmica, objetos pessoas, construções antigas ourestos delas.
Os paleontólogos:
estudam os fósseis, restos de animais, como dinossauros ou de plantas quecom o tempo foram fossilizadas (transformadas em pedra ou em algum outro tipo de matériaorgânica)
Os antropólogos:
eles estudam as sociedades humanas e, em alguns casos, os restos humanos, como esqueletos, múmias, que são encontrados pelos arqueólogos em suas escavações.
Geólogo:
estuda a história da terra, das rochas, das montanhas. Ele é capaz de dizer quando umfenômeno natural como um terremoto ou a erupção de vulcão ocorreram e quais foram os estragos causados, apenas analisando camadas de rocha e terra.Com a ajuda dos documentos produzidos por estes cientistas o Historiador analisa as informaçõese reconstitui a história de uma pessoa, de um povo, de uma época. É um trabalho muito lento elongo, que é feito a cada dia.
Citam-se também outras ciências não menos importantes que as citadas acima, como a geografia e estatística, a matemática, a química, a biologia, a física, etc.
A história é, portanto, uma ciência dinâmica e que caminha junto com outras ciências.
- Back to Home>
- 6º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - HISTÓRIA...PRA QUÊ?
Quem sou eu
- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Links interessantes para pesquisa
Seguidores
Postagens populares
-
ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Méd...
-
PARA TODOS OS ALUNOS DO SÉTIMO ANO: A ATIVIDADE SERÁ ENTREGUE NA SALA DE AULA, DIA 05/05. PARA QUEM QUISER FAZER NO FERIADO, SEGU...
-
ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ A...
-
Produção de Texto NARRATIVO. Abaixo estão 20 perguntas as quais servirão de orientação para a produção do texto, ou seja, dever...
-
O PROGRESSO EM DISCUSSÃO... O progresso significa sobretudo desenvolvimento. Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento...
-
ALUNOS DO 6° ANO : ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestime...
-
AOS ALUNOS DO 9º ANO: SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO. ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO...
-
ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE: RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA CARACTERÍSTI...
-
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
-
IMPERIALISMO SÉCULO XIX E XX - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Arquivo do blog
-
▼
2014
(74)
-
▼
março
(12)
- 7º ano: recuperação 1º bimestre
- 2 ano - material de apoio para prova do dia 24/03
- 3º ano - Material de apoio para a prova do dia 24/03
- 9º ano - Material de apoio para revisão da prova d...
- 2º ano - aula do dia 19/03/2014
- 7º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - TRABALHO
- 6º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - HISTÓRIA...PRA QUÊ?
- 6º ano - aula do dia 14/03/2014 - sexta feira - FO...
- 7 º ano - aula do dia 14/03/2014 - A Espiritualida...
- 6º ano - aula do dia 10/03 - Revisão primeiro capí...
- 7º ano - aula do dia 10/03/2014 - Estruturas do Fe...
- 8º ano - Aula do dia 17/03/2014 - Segunda Feira.
-
▼
março
(12)