Posted by : Cramer domingo, 9 de março de 2014

Prezado Aluno, 

segue abaixo vídeo relacionado às estruturas da Sociedade Feudal. 




Para Casa:

Leia os textos das páginas 16 e 17 da apostila. 

Resolva o exercício nº 9 da página 17. 

Resolva o exercício nº 11 letras "a"  e "b" da página 21 

Resolva o exercício nº 13 da página 22



Agora, assista ao vídeo abaixo. Ele trata das relações de trabalho no mundo CAPITALISTA. 

É um vídeo muito crítico, mas tem como objetivo levá-lo à reflexão à respeito do trabalho no mundo capitalista, a submissão do trabalhador ao capita  e as relações de desigualdade entre a força de produção (trabalhadores ) e o dono do capital (empregadores). 



  • Após assistir ao vídeo, leia o texto da página 17 e 18 "O trabalho no mundo capitalista". 


  • Resolva a atividade da página 19, exercício 10 letras "a" e "b"


  • Por ultimo, redija um comentário de pelo menos 5 linhas, sobre :


As diferenças entre as relações de trabalho da Idade Média e as relações de trabalho no Mundo Moderno (capitalista). 

O comentário deverá ser postado no blog. Quem estiver sem internet, deverá fazer no caderno. 

Darei visto na próxima aula (sexta-feira). 

Prof. Marcia. 

CONSELHO  DA  PROFESSORA:

 Ao redigir o texto, procure utilizar palavras e conceitos históricos. Já está na hora de você buscar fazer o melhor, principalmente em relação a elaboração de textos. Procure entender palavras que não conhece, pergunte à professora, procure no dicionário... exemplo: quando se lê "força produtiva", refere-se ao trabalhador, aquele que produz. Quando se lê: "dono do capital", "dono dos meios de produção", refere-se ao empregador, ou seja, aquele que é dono das máquinas, da empresa, da fábrica,etc. Quanto mais você procurar aprimorar sua leitura e aprender conceitos, melhor será seu desempenho nas provas!


Comentários
6 Comentários

{ 6 comentáriosComment }

  1. Relações de Trabalho




    Na Idade Média, na relação dos servos com os senhores, a relação dos servos com os senhores, a submissão se dava por meia da terra.
    No trabalho assalariado, a relação entre os empregadores e os empregados é baseada em contratos que protegem as duas partes. Apesar de tudo é uma relação desigual: O empregador detém os meios de produção, em quanto o trabalhador se submete as condições que são lhe oferecidas.
    As relações no assalariamento são muito diferentes da servidão medieval, onde o servo e o senhor estão ligados por um laço de fidelidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Otávio. Realmente são relações muito diferentes. Apesar de haver escravidão (pouca, mas havia) na Idade Média, a principal relação de trabalho foi a servidão e como você bem colocou, os servos se submetiam ao senhor em função da terra. Servo é bem diferente do escravo do império Romano, pois o servo não era propriedade do senhor e o escravo sim.

      Excluir
  2. antigamente na idade media os trabalhadores nao eram escravos.havia uma relaçao de vassalo e suserano.

    acompanhe comigo
    o rei era suserano do nobre
    e o nobre era suserano do aldeao
    e o aldeao era so um vassalo

    o que esse nobre fazia?

    ele pegava a terrra que o rei deu e dividia em partes


    e nessas pequenas partes de terra ele dividia em partes para aldeo trabalhar e dar uma pequena parte para o nobre
    que o nobre dava para o rei


    ATUALMENTE
    atualmente o nosso sistema e capitalista e individualista onde o que vale e capital
    [o dinheiro]

    victor SOUSA rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Vitor. Mas vamos corrigir só uma questão: o servo não dava uma pequena parte ao nobre, ele entregava a maior parte de toda a sua produção. Sua situação era muito difícil, pois além de trabalhar muito, tinha que pagar tributos para utilização do moinho de água que ficava nas terras do senhor e outras benfeitorias. Chegou a um tempo, lá pelo século XIII e XIV, em momentos de crise, que o nobre pegava praticamente toda a produção do servo. Mas ainda chegaremos lá.

      Excluir
  3. Relações de trabalho

    Na Idade Media, a relação de trabalho mais utilizada era a de servidão, que se estabelecia entre os servos e seus senhores. O servo as vezes chegava a pertencer ao seu senhor, mas não eram tratados como escravos. A submissão do servo acontecia de duas maneiras, havia a sujeição do individuo e a sujeição da terra.
    Nos Tempos Modernos, a relação de trabalho mais utilizada era a do assalariamento, onde a relação é baseada em contratos que preveem a troca de serviços por remuneração. Mas apesar disso, é uma relação de desigualdade, pois o dono do capital detém os meios da produção, e a força produtiva se submete as condições que são oferecidas a si.

    14/03/2014 Julia Souza Ferreira!

    ResponderExcluir
  4. O feudalismo foi uma forma de organização na qual a riqueza era baseada na terra, não existia assalaria mento da força produtiva, não tinham direitos, e o dono do meio de produção recebia quase tudo que era produzido. Essa forma permaneceu durante toda idade media . Depois de muito tempo outra forma de organização foi criada, o capitalismo a riqueza é dessa vez baseada no capital (dinheiro) nesse a força produtiva recebe o salario, tem direitos, deveres, liberdade para abrir um negocio.
    Fábio César Vieira de Mello

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -