Posted by : Cramer quinta-feira, 22 de agosto de 2013

AOS ALUNOS DO 9º ANO:


SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO.  ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO DA SITUAÇÃO DO PAÍS DURANTE O PERÍODO VARGAS QUE VAI DE 1930 A 1945, IDENTIFICANDO A TRÊS FASES: 

GOVERNO PROVISÓRIO: 1930 A 1934


CONSTITUCIONALISTA: 1934 A 1937



ESTADO NOVO: 1937 A 1945


OS COMENTÁRIOS DEVERÃO RESPEITAR A SEGUINTE ORDEM: 


  • SITUAÇÃO POLÍTICA : 
  • SITUAÇÃO SOCIAL: 
  • SITUAÇÃO ECONÔMICA: 


os comentários serão avaliados e postados. 



Comentários
6 Comentários

{ 6 comentáriosComment }

  1. O governo de Getúlio Vargas foi marcado pelo nacionalismo e populismo. Sua forma de governo era centralizada e controladora, mas era também modernizadora. Durante o seu governo criou a Justiça do Trabalho, criou a CTL, entre outras coisas que beneficiaram a população. Criou O Ministério da Saúde e da educação. Vargas apesar de ditador era mais acessível a população, por ser nacionalista. Vargas instituiu o salario minimo, criou empresas e desenvolveu o parque industrial brasileiro. Vargas investiu no Brasil. Sua politica econômica gerou empregos no Brasil, o que colaborou com a econômia. Porém foi na área do trabalho que realmente deixou sua marca.
    _Victória M. A. de Alcantara n°38 9°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Vitória!! Você sintetizou bem o governo de Getúlio, o qual marcado por paradoxos, é ainda hoje citado por muitos políticos que anseiam pelo apoio da população. Obrigada por participar do blog.

      Excluir
  2. Hoje em dia em discursos políticos um dos presidentes mais citados por sua forma de governar é Getúlio Vargas. O ex-presidente ficou no poder por 15 anos que foram separados por três "períodos": Governo Provisório, Governo Constitucionalista e Estado Novo.
    Vargas era um político populista e ao mesmo tempo controlador, dos 15 anos que permaneceu no poder o ex-presidente criou a CLT (Consolidação Das Leis Do Trabalho), o Ministério da saúde e da educação.
    Getúlio chegou ao poder através de um golpe aplicado ao estado de SP, acabando assim com a política do Café-com-Leite.
    Na época do Governo Provisório Vargas deu grande atenção aos trabalhadores; já que criou empresas gerando empregos e o CLT. Foi durante esse mesmo governo em que foi decretada a separação entre Estado e Governo. Em 1931, Getúlio derruba a Constituição vigente fazendo com que o estado de SP fique revoltado e comece a alegar que o presidente estava centralizando o poder. De 1931 até 1934 o país foi governado sem constituição.
    Em 16 de julho de 1934, o Brasil conheceu sua nova constituição, dessa forma dando adeus ao Governo Provisório e inciando o Governo Constitucionalista que durou de 1934 até 1937. Ao longo desses três anos duas vertentes ideológicas surgiram, AIB (Ação Integralista Brasileira) e ANL (Aliança Nacional Libertadora).
    Em 1937, Getúlio instaura o Estado Novo que durou de 1937 até 1945. Nessa época a forma de governar do presidente se modificou, o país viveu uma época de "ditadura" já que o governo se tornou mais controlador.
    Vargas mostrou ter cunho fascista, chegando a enviar Olga, esposa judia de Luis Carlos Prestes, para Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial. Mas os EUA percebendo o que estava acontecendo pressionou o Brasil, fazendo com que o país passasse para o lado dos aliados.
    1945 foi o fim da Era Vargas.
    - Iara Giovanini Nunes n° 11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Iara!! Como sempre,!! A questão das tendências fascistas de Vargas, não foram suficientes para diminuir sua importância na história política do nosso país, uma vez que no meio acadêmico, especificamente nos cursos de Graduação de História, a admiração e respeito pela figura política de Vargas, é uma realidade.
      Obrigada pela participação!

      Excluir
  3. A era vargas,foi um periodo muito importante para a historia do pais,por ter tido como governante,por 15 anos consecutivos(o que hoje não é possivel acontecer,pois o tempo maximo que uma pessoa pode governar,são 8 anos)um ditador,que apesar disso,foi amado e respeitado durante todo seu governo,principalmente pelos trabalhadores.Getulio Vargas,deixou uma marca para essas pessoas por ter melhorado suas condições de trabalho,diminuindo a carga horaria para 8 h de trabalho por dia,criou o salario minimo, o 13°,a justiça do trabalho entre outros.Seu governo era nacionalista e populista.
    Bianca Mantini Tran n° 02 9° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bianca!! As políticas trabalhistas de Vargas, foi sem sombra de dúvidas, o que lhe facultou a estigma de "pai dos pobres", reafirmando assim, seu caráter populista. Obrigada por participar do blog!

      Excluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Loading...

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -