Posted by : Cramer terça-feira, 13 de março de 2012

ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: Comentamos em sala de aula sobre os nacionalismos que surgiram na Europa no período que precedeu a Primeira Grande Guerra Mundial. Chauvinismo, ou nacionalismo exacerbado que tomou conta da sociedade européia, levou a prática da xenofobia, racismo, discriminação e outros tipos de violência contra imigrantes e outras minorias por toda a Europa, intensificando-se no período entre guerras (Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial ), com  a ascenção do Nazismo na Alemanha e Fascismo na Itália. Pois bem, atualmente, como foi dito, há um movimento de ultra-direita se manifestando em toda a Europa, com as mesmas características deste nacionalismo e radicalismo experimentado no século XX. Abaixo, acessem o link da reportagem e a seguir, redijam comentários sobre o assunto. O comentário será avaliado até o final do bimestre.

Prof. Márcia. 



Comentários
26 Comentários

{ 26 comentáriosComment }

  1. Eu acho que todos os cidadãos de cada país deveria ter esse sentimento de nacionalismo, afinal é o país que elas habitam, mas a partir do momento onde a sociedade se acha melhor a outros povos ai já está errado.
    Para construir sua história ao longo dos anos, cada país precisou de influências de outras culturas, por isso não pode se achar superior ou inferior a cada região, por mais que essa rivalidade possa ter sido feita por perdas de território, medo da industrialização etc.... nada explica isso que está acontecendo, cada país deveria respeitar as coisas boas e ruins dos vizinhos, não atacá-los ferozmente com brigas, lutas, mortes, apenas respeitá-los porque por mais que um pais se acha o mais heterogêneo possível ele também tem aquilo que critica nos países vizinhos (religião, raça...).
    Portanto se haver um respeito, principalmente dos países mais desenvolvidos , não haveria tantos problemas, como esse que está acontecendo na Europa agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com sua resposta, mas a partir da hora em que o nacionalismo começa a passar dos limites á de ser uma coisa ruim...

      Excluir
    2. Verdade Júlia. A tolerância é essencial em qualquer sociedade. EM relação aos países que desenvolveram este tipo de ideologia, a nacionalista, percebemos que o revanchismo ou seja, a necessidade de dar o troco, fomentou e muito este comportamento. O nacionalismo também surgiu durante a formação dos Estados Nacionais, mas naquele contexto, surgiu pela necessidade de unificação de povos em torno de sua etnia, religião, território. O que se vê hoje,tanto quanto ocorreu no período que precedeu a primeira guerra e no período entre guerras, é diferente. Pois a violêcia, o ódio indiscriminado, a necessidade de se afirmar com oser superior, é que tem pautado tais comportamentos. Obrigada por participar do blog.

      Excluir
    3. Vitoria, muito boa sua reflexão. Obrigada por participar.

      Excluir
    4. Muito boa colocação Vitória, e acrescento que o nacionalismo extremado é tão pernicioso, que pratica atos violentos até mesmo com os nacionais que constituem minoria no país, como homossexuais, negros, etc...

      Excluir
  2. O nacionalismo pode trazer benefícios para um país, mas a partir do momento em que esse nacionalismo fica exagerado, ele pode trazer consequências para o próprio.
    Uma dessas consequências são os movimentos de ultra direita, movimentos com ideologias racistas. Quando o nacionalismo é exagerado, a população começa a achar que são superiores no próprio país, ou seja, não permitindo a entrada de imigrantes (por exemplo).
    Não podemos julgar só a população pelas ideologias de ultra direita, porque afinal das contas quem influência a população em um país são os próprios governantes. Podemos comprovar isso com a reportagem “Como a ultra-direita ameaça a Europa”, de acordo com esse trecho: “Agora, ouvem-se declarações racistas de dirigentes políticos que não são de partidos extremistas. Algumas agremiações tradicionais utilizam uma retórica contra os ciganos que poderia estimular mais atividades violentas dos neonazis”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Bruna..e estes ultranacionalistas, utilizam-se de argumentos nacionalistas para justificar sua violência. São capazes de praticar a violência extrema contra os próprios nacionais que constituam minoria em seu país...como homossexuais, negros, etc.

      Excluir
  3. Tambem acho que deveria ter respeito,da parte de cada um, e como o texto diz,tudo deveria começar pelos politos,mas muitas vezes,eles estao envolvidos nisso. Evitaria muita morte e guerra.
    (Vitória M.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitória, exato. Os políticos ultra-direitistas estão se organizando, formando partidos legais, ou seja, estão fazendo exatamente como fizeram os nazistas no entre guerras, estão utilizando os meios legais para praticarem atos ilegais, violentos e imorais.

      Excluir
  4. Na minha opiniao o nacionalismo e um sentimento bom e que todos deveriam ter, mas a partir do momento em que esse nacionalismo se transforma em preconceito ja muda de cara, como e o caso da ultra direta na europa. Como a Vitoria disse, seria interessante se houvesse um respeito as outras culturas, ja que cada povo tem influencias de outras culturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente ARtur... o narcionalismo por si só, na sua essência é bem vindo, pois cada cidadão deve valorizar e se orgulhar de sua cultura, seu país, sua nação. Porém, quando este orgulho toma conotações de exagero, extremismo, passa a ser preocupante, pois como vc mesmo disse, temos o dever moral de respeitarmos todos os seres humanos, uma vez que fazemos parte de um mesmo planeta. SOmos iguais biologicamente e as diferenças subjetivas não devem ser utilizadas como justificativa para julgamentos de superioridade ou inferioridade. O nacionalismo extremado, é aquele que coloca em prática as aspirações mais violentas contra povos de outras nações, além das minorias nacionais, como os homossexuais, no caso da Europa os negros, etc...

      Excluir
  5. para mim depende ate onde esse nacionalismo vai...igual disse a Julia ''mas a partir da hora que o nacionalismo começa a passar dos limites pode ser ruim''.Concordo com Julia e Vitoria, mas temos que pensar que naquele tempo as pessoas pensavam desse jeito!!E sobre o texto, concordo com os ultra-direitistas,porque estavam tendo descriminação contra eles...então foi o jeito deles reivindicarem a sua defeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reni, acho que você não entendeu o texto. Não ocorreu discriminação contra os ultra-direitistas. O que está ocorendo na Europa hoje, é basicamente o que ocorreu no período entre guerras, porém em proporções menores, já que no período entre guerras, as nações que desenvolveram o nacionalismo exagerado, foram aquelas que sofreram com os resultados da guerra, com o tratado de Versalhes, ou seja, a Itália e a Alemanha. Hoje, a Europa também estáestá passando por uma crise econômica, mas muito diferente e muito mais branda do que a daquele período onde parques industriais alemães foram destruídos, onde a Itália perdeu vidas e recursos financeiros ao entrar a favor dos aliados...enfim, hoje, os ultra-direitistas estão utilizando-se de argumentos parecidos para justificarem a violência cometida contra a minoria, como exemplo, os ciganos. Na realidade, eles não estão pleiteando o seu espaço em seu território, nem tão pouco se sentindo marginalizados ou vilipendiados pelo sistema em função da existência de imigrantes ou grupos nômades, na realidade por serem racistas extremistas e xeonófobos, utilizam-se deste argumento para colocar em prática suas aspirações neonazista e assim, como naquele contexto do entre guerras, ganhar a opinião publica.

      Excluir
  6. entendi!!(gabriel reni)

    ResponderExcluir
  7. no meu ponto de vista todos deveriam ter respeito um pelos outros,e como a vitoria mesmo ja citou isso deveria começar dos politicos mais infelizmente eles estao envolvidos. o nascionalismo e bom mais depende de como cada um o interpreta.

    ResponderExcluir
  8. Acho bom o nacionalismo, as pessoas têm que gostar sim do seu país, mas tudo tem que ter um certo limite, pois a partir da hora em que o nacionalismo entra em excesso ai ja é de mais, e começa a ocorrer uma série de limitações, dentre uma das coisas é a proibição de imigrantes dentro do território do outro e também muitas mortes e guerras começam a ocorrer devido ao nacionalismo exacerbado .

    ResponderExcluir
  9. O nacionalismo é fundamental para uma sociedade patriota, mas a partir de quando isso fica exagerado, exacerbado, se torna ao invés de um pro, um contra para a sociedade. Isso vale para a Europa antiga e também ao mundo atual. Não pode ser gerado o preconceito, a xenofobia, entre outros. A proibição de imigrantes em um pais, na minha opinião é um ato muito exagerado.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opiniao é que todos deveriam se respeitarem, e essa atituda de respeito ums pelos outros , deveria começar dos políticos . O nacionalismo é muito bom para a sociedade , desde que nao seja um ato exagerado , para nao acabar se tornando uma coisa ruim .

    ResponderExcluir
  11. O nacionalismo em si não causa nenhum problema, mas quando ele é em execesso pode causar conflitos já que um individuo pensa em somente ser superior aos outros praticando preconceito dos que são diferentes deles. Destruindo ou dominando outras nações.É fundamental que a sociedade contemporanea respeitem e não cometam preconceito com os outros para que o nacionalismo seja usado de uma forma boa.



    Bianca Mantini, Gabriel Freire, Gabriel Werneck, Gustavo Bernard, Ialla Hovadick, João Henrique, Livia Paulino, Lucas Pardinho.

    ResponderExcluir
  12. O nacionalismo em si é bom, pois o amor e dedicação ao seu país é fundamental para uma sociedade patriota e tal dedicação pode até ajudar na impulsão do seu desenvolvimento. Mas o nacionalismo exacerbado ultrapassa todos os limites, éticos e morais. O respeito a outras nações é indispensável para um bom funcionamento mundial, onde países vizinhos não possuem conflitos, proibição e atos de violência entre si. O sentimento de superioridade pode ajudar em questões econômicas, mas a partir do momento que esse mesmo sentimento faz com que aconteça a discriminação e práticas anti-éticas contra imigrantes, pessoas culturalmente diferente e com diferentes opções, já é totalmente fora de mão. (Juliana Dutra - 9 ano)

    ResponderExcluir
  13. todos deveriam se respeitar e nao desciminar
    Mateus e Guilherme 9°

    ResponderExcluir
  14. O nacionalismo é bom e fundamental para uma sociedade patriota, afinal as pessoas que vivem em um país devem ter amor e devoção para que ele se desenvolva sempre mais. O nacionalismo em excesso pode ser prejudicial por ser uma pratica que desafia os países vizinhos e pode gerar conflitos e desrespeito até mesmo contra os imigrantes, um exemplo disso são os movimentos de ultra direita mostrado no texto, ou seja, movimentos com ideologias racistas. O desrespeito não é nada interessante, afinal para se construir uma historia e uma cultura também tivemos influencia de outros países como foi dito em alguns comentários acima. (Ana Carolina Campos - 9 ano)

    ResponderExcluir
  15. Se for olhar de uma forma geral todos países são nacionalistas, mas acontece que como a Europa sofreu algumas influências esse nacionalismo está passando dos limites e assim tendo como consequência conflitos entre si ou até mesmo envolver outros países e agravar muito mais. Esses atos vão não só de violência e conflitos a desrespeito racial, religioso entre outros... Acho que como uma instituição de ordem o governo deveria impor limites para a população não fugir do que se denomina o nacionalismo.
    (Renata - 9° ano)

    ResponderExcluir
  16. Boa noite.
    Para mim,isso não é nacionalismo de forma alguma,amor á seu país é essencial,porém até certo ponto.Oque vemos nesta reportagem acima é algo excessivo e fora de qualquer padrão de convívio social.O respeito ao próximo deve ser dado acima de qualquer "Nacionalismo",não existe país desenvolvido com preconceitos baratos desse nível,além do mais para "fazer negocio" com outros países é necessário ao menos o mínimo respeito,se continuar assim,acredito eu que o mundo não girará mais.
    Como assim? Não girará mais?
    Simples,países se odiando são países sem comércio entre si.
    (Vinnicius Martins Assis-9 ano)

    ResponderExcluir
  17. Eu acredito que o nacionalismo é bom até certo ponto, a partir do momento em que ele se torna exagerado passa a ser ruim até para o próprio país. O amor e cuidado com seu país é necessário, pois pode ajudar no desenvolvimento da sociedade, mas as pessoas devem tomar muito cuidado para que o mesmo não nos prejudique.
    A partir do momento em que o nacionalismo se torna exacerbado pode gerar xenofobia, racismo, discriminação etc.. Mas esses tipos de violência já são totalmente desnecessários e inaceitáveis.

    Iara Giovanini - 9° ano

    ResponderExcluir
  18. O nacionalismo nos países atualmente,em minha opinião, deve existir; zelar pelo seu país, pela sua cultura, pela sua região é um ato de amor á sua nação,mas sem exageros.
    Pois quando um país acha que é melhor que o outro, este está passando dos limites e pode causar problemas e conflitos para a própia nação, e este pode gerar preconceito,decriminação,racismo e tipos de violencia desnecesssárias paara a sociedade.
    O respeito á outros países é essencial para a união,paz, colaboração e funcionamento das nações.

    Lorena Camargo-9°Ano

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -