Posted by : Cramer
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
http://static.wixstatic.com/media/7a863a_1f4923d9f5864f20b3e975489fc5ba74.jpg_srz_p_266_190_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz
TRABALHO ELABORADO PELOS ALUNOS:
FÁBIO
FELIPE
DAVI
GABRIEL ISIDORO
GABRIEL HEROLT
GABRIEL MALACHIAS
CEZAR
Papel do escravo na produção do açúcar nos engenhos coloniais
As fazendas
produtoras de açúcar no período histórico da colonização do Brasil eram referidos como engenho de açúcar. o termo
também define a maquina utilizada para moer cana. Os engenhos de açúcar eram
predominantes no nordeste e destinavam a produção de açúcar a metrópole
portuguesa e o mercado europeu.
O engenho era
composto pela casa grande (habitação do dono do engenho) moradias (moradia de
trabalhadores livres) , podiam ser: canoeiros, vaqueiros, pedreiros,pescadores,
lavradores, além de cuidarem do cultivo da cana, também se dedicaram a pequenas
plantações de milho e feijão para subsistência garantindo a alimentação para a
casa grande, senzala. Capela (onde rezavam) casa de purgar( onde purificavam o
açúcar) caldeira (onde transformava o açúcar em melado) moenda( onde moíam a
cana) curral (onde ficavam os bois) canavial( correspondia a 20% do engenho
colonial. Era o espaço destinado ao plantio da cana-de-açúcar)
senzala(habitação dos escravos).
Os escravos de campos integravam 80% dos trabalhadores escravizados dos engenhos de açúcar e trabalhavam plantando colhendo. Existiam escravos que labutavam na produção do açúcar esses constituíam apenas 10% dos escravizados. As escravas domesticas geralmente trabalhavam na casa grande exerciam cargos de faxineiras, arrumadeiras, amas deleite. Os artesões (oleiro, ferreiro) constituíam junta ente com os escravos domésticos.
http://static.wixstatic.com/media/7a863a_e881672780bf482093a4cfbdd36cb75f.jpg_srz_p_221_207_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz
O
sistema de trabalhos no engenho era geralmente por tarefas, ou seja, cada
escravo exercia uma tarefa diária, alem disso realizavam tarefas extras
(construções de casa, tarefas e entre outros).
Os
trabalhadores escravos que não realizavam suas tarefas sofriam punições e
castigos, e os que tentavam fugir da condição desumana em que se encontravam
geralmente sofriam severos castigos físicos.
http://static.wixstatic.com/media/7a863a_c8b7e40abf5148aab3a7093299d7a570.jpg_srz_p_265_183_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz
Links recomendáveis
https://www.youtube.com/watch?v=2Zlk-HQCHHg
http://www.brasilescola.com/historiab/engenho-acucar.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/engenho_acucar.htm
- Back to Home>
- PAPEL DO ESCRAVO NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR - 7º ANO
8 Comentários
Quem sou eu
- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Links interessantes para pesquisa
Seguidores
Postagens populares
-
ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Méd...
-
PARA TODOS OS ALUNOS DO SÉTIMO ANO: A ATIVIDADE SERÁ ENTREGUE NA SALA DE AULA, DIA 05/05. PARA QUEM QUISER FAZER NO FERIADO, SEGU...
-
ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ A...
-
Produção de Texto NARRATIVO. Abaixo estão 20 perguntas as quais servirão de orientação para a produção do texto, ou seja, dever...
-
O PROGRESSO EM DISCUSSÃO... O progresso significa sobretudo desenvolvimento. Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento...
-
ALUNOS DO 6° ANO : ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestime...
-
AOS ALUNOS DO 9º ANO: SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO. ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO...
-
ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE: RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA CARACTERÍSTI...
-
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
-
IMPERIALISMO SÉCULO XIX E XX - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Arquivo do blog
-
▼
2014
(74)
-
▼
novembro
(9)
- - Revisão para a prova bimestral - 8º ano
- blog do conhecimento
- DIVERSIDADE DO TRABALHO ESCRAVO DA AMÉRICA PORTUGU...
- PECUÁRIA E O TRABALHO LIVRE NA COLÔNIA - 7º ANO
- REVISÃO PARA A PROVA BIMESTRAL - 6º ANO
- ESCRAVIZAÇÃO DOS NATIVOS NA AMÉRICA PORTUGUESA - 7...
- PAPEL DO ESCRAVO NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR - 7º ANO
- 8º ANO - TRABALHO 4º BIMESTRE - SEMANA DA CONSCIÊN...
- 8º ANO - TRABALHO 4º BIMESTRE - SEMANA DA CONSCIÊN...
-
▼
novembro
(9)
achei legal muitas imagens e bem explicado
ResponderExcluirVICTOR S
o trabalho foi interessante, elaborado e bem educativo.
ResponderExcluirparabéns a todos os participantes do grupo.
yasmin santos
Achei que o trabalho de vocês ficou criativo,interessante e educativo!!!!! Parabéns a todos do grupo,fizeram um ótimo trabalho! Radija Bezerra.
ResponderExcluirAchei o trabalho muito interessante sobre o papel do escravo na produção de açúcar.O trabalho mostra as imagens,as fontes e toda a história do conteúdo sobre o escravo e o açúcar.O papel do escravo no engenho era trabalhar e trabalhar sem descanso,até que conseguisse pagar uma quantia para ser libertado.Gabriel Herolt Araújo
ResponderExcluirAchei o trabalho muito interessante já sabia como era o papel do escravo no engenho de açúcar mas clareou mais ele retratou muito bem o papel de todos os membros do engenho,também tem uma piramide que ajuda a entender tudo melhor GABRIEL ISIDORO
ResponderExcluirO trabalho foi muito bom pois aprofundei meus conhecimentos sobre o assunto, além de ser um trabalho diferente já que deveria ser feito uma pagina no blog.
ResponderExcluirFábio César Vieira de Mello
O sistema de trabalhos de engenho era feito pelos escravos ate então as maquinas chegarem deixar os negros escravizados desempregados .
ResponderExcluirDavi Vitor
7ºano
Foi muito bom fazer esse trabalho, pois com ele aprendi a importancia do escravo na produçao de açucar.
ResponderExcluirFelipe Augusto