Posted by : Cramer segunda-feira, 16 de abril de 2012

O PROGRESSO EM DISCUSSÃO...

O progresso significa sobretudo desenvolvimento.

Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento do comércio promoveu uma verdadeira Revolução. Transformaram-se desde a organização do espaço geográfico (surgimento de cidades ou burgos) até as relações sociais entre senhores feudais e vassalos. De um acordo de  fidelidade, passaram a relacionar-se por valores, trocando impostos que antes eram pagos com trabalho (corvéia ou talha)  para serem pagos por dinheiro, em virtude do aumento da circulação de moedas.

Vimos também que surgiu até mesmo uma nova classe, a burguesa. Esta classe surgiu como conseqüência de um processo de busca por melhores condições de vida e também como alternativa para o desenvolvimento de uma economia essencialmente agrária, limitada ao subsídio (sustento)  de todas as camadas da sociedade.

Mas junto com o desenvolvimento, o qual alcançou seu ápice no século XIII, vieram também as tragédias, as catástrofes naturais... chuvas torrenciais, outrora secas intermináveis... talvez conseqüência do grande desmatamento que os europeus promoveram, em busca de terras cultiváveis.

Da Idade Média, passemos para a  Moderna... onde o Estado Absoluto, criado através de acordos entre burgueses e monarcas, concentrou poderes o suficiente para legalizar suas idéias e empreendimentos, onde o desenvolvimento ou o progresso, era a base de sustentação. A padronização da moeda, bem como leis que favorecem o mercado externo e interno  para esta classe, só poderiam se firmar através de um poder absoluto. 



Deste poder, cresceram-se os exércitos, que de mercenários, passaram a fazer parte do Estado como uma Instituição  e como tal, devendo-lhe toda a dedicação e comprometimento sob a égide do nacionalismo, recém nascido e  tão aclamado.

Na era contemporânea, chegamos ao progresso como uma realidade mais contundente que nunca. Revolução Francesa, com aspirações de “igualdade, liberdade e fraternidade”, clamavam por uma nova ordem, onde o ser livre pudesse empreender e viver este progresso. Revolução burguesa, que contou com a participação coadjuvante do povo, mas tendo como ator principal a classe do progresso, da individualidade, da propriedade privada, do empreendedorismo...

E aí a Revolução Industrial... um “giro completo”, uma “sublevação”, ao passo  que transformou toda a ordem política, econômica, social 
e ideológica.  Revolução que retrata exatamente a essência do progresso... a busca por desenvolvimento. 

Fez surgir novas relações sociais, de trabalho...novas ideologias, que nem tão novas, mas no contexto, conseguiram se expressar e alcançar visibilidade coletiva... já que agora, as conseqüências da  busca pelo progresso e desenvolvimento atingiram em cheio a população mundial através da corrida armamentista e por  mercado consumidor... culminando nas duas grandes Guerras, envolvendo nações imperialistas e super desenvolvidas... 

Saldo? Milhões de mortos... famintos... sem dignidade... desrespeitados em seus direitos básicos.

Além disto, divisão do mundo em duas zonas de influência as quais, ditaram regras por mais de 40 anos para o  mundo inteiro... 


Diante deste “breve” relato, vamos pensar no desenvolvimento e suas conseqüências no mundo hoje... globalizado, multicivilizado, híbrido...onde o homem deixou de ser protagonista de suas próprias ações e num paradoxo, vive à mercê das conseqüências de seus empreendimentos.

Eis as questões: Será que o homem já alcançou desenvolvimento ou progresso suficiente? Será que ainda há o que buscar, o que almejar?

Será que  não deveríamos agora percorrer o caminho inverso, não em relação a desenvolvimento, mas em relação a valores, a conceitos que foram transformados junto com revoluções mas que promoveram o desgaste das relações humanas, o desgaste da natureza?

Escolhi uma questão que está em foco hoje no Brasil e que atinge diretamente questões como sustentabilidade, progresso, empreendedorismo, etc.

A construção da USINA DE BELO MONTE.

Você deverá pesquisar nos links abaixo ou em sites de sua escolha, sobre os prós e os contras da CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE.

Deverá postar sua opinião a respeito e também debater com seus colegas as opiniões contrárias, demonstrando os fundamentos que o  levaram a adotar tal postura.

Inicia-se o debate com a questão: A construção da USINA é benéfico ou não para a população daquele Estado, considerando índios e populações ribeirinhas.


Iniciem-se os argumentos...e boa sorte!

Valor: 3 pontos 

Prof. Márcia. 

links para pesquisa:

vídeo:






Comentários
90 Comentários

{ 90 comentáriosComment }

  1. Sou contra, pois na copa das arvores e no chão da Amazônia, existe uma quantidade de gás carbônico e com a construção da usina vai afetar a vegetação natural do ambiente.

    Ighor Dias 1° ano

    ResponderExcluir
  2. Sou contra, pois com a construção da usina, diminuirá o fluxo da água, alterando a fauna e a flora introduzindo vários impactos ambientais.
    Outro fator, é que a construção da usina irá os igarapés Altamira e Ambé.

    Matheus Pires 1° ano

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a favor da construção da usina de Belo Monte, porque se o país precisa de energia elétrica, e essa e a possível saída mais fácil e viável para o governo eu acho que ela deve ser feita. Apesar deu achar que a solução mais plausível para a solução da energia no Brasil e a construção de usinas nucleares pois eu acho que e uma energia mais limpa e que causa menos impactos do que a construção de hidrelétricas.

    Lucas Diniz 1° ano

    ResponderExcluir
  4. Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte pois, o impacto ambiental que sera causado por ela sera muito grande prejudicando a fauna, a flora e a vida dos indigna, causando um grande desequilíbrio ambiental.

    Thiago Henrique 1° ano

    ResponderExcluir
  5. Não somos a favor. De certa forma, será bom e trará economia para a cidade, visando ter melhoria das condições de vida da maioria da população (tirando os índios, pois isso não estará os favorecendo em nada) , mas olhando de outro ponto de vista, a usina estará afetando a saúde dos índios, além de poluir as águas do rio Xingu,e também violando os direitos de agricultores e outras populações tradicionais. - Mariana, Nathalia e Stephanie. 1° ano E.M

    ResponderExcluir
  6. Sou contra,porque índios que vivem perto vão perde suas moradias.E os investimentos para a obra poderiam ajudar para outros fins.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou contra pois vai expulsar os índios da sua região nativa, e eles estão neste local antes de nos por isso eu acho que esse e um local de direito deles.

    Alexandre Otoni 1° ano

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula Xavier, Larissa Barbosa e Kelli Morais ! 1º ano -

    Após analisarmos os " pós e contras " em relação à construção da Usina de Belo Monte, chegamos a seguinte conclusão: Os maléficios são maiores do que os benéficios, pois o número de espécies aquáticas ameaçadas é muito assustador. Não podemos esquecer que os peixes são meio de sobrevivência dos índios e antes faltar luz, do que alimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza Maria de Oliveira Cunha Carvalho e Rafael Scoralick 1° ano

      Apos a leitura do texto postado no blog e de pesquisar sobre o tema, chegamos a conclusao que nao seria viavel a construcao da usina de Belo Monte, pois ocasionaria a migracao de indios e moradores locais, os quais se sentiam esquecidos antes da criacao do projeto, iria tambem a diversidade de especies que vivem nos rios da regiao, causando fome, e fazendo,com que as familias dali percam sua renda que na maioria das vezes e gerada pela agropecuaria e venda do que e produzido. Nenhum desses "contras" seria compensado pelos "pros", que sao a producao de energia eletrica e de vagas de emprego. Mas ja que esse tipo de energia pode ser substituido por outro, como a energia eolica, biomassa, maremotriz e etc. Entao esta concluido que nao e necessaria a construcao malefica da usina do belo monte.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Se formos olhar de uma forma econômica seria bom que fosse feita essa usina para o desenvolvimento do nosso país ,porem se formos avalir de uma forma ecológica , a usina poderia causar graves problemas ambientais.O caso dessa usina será dificil de avaliar ,pois tem seus pros e seus contras ,vale da opinião de cada um.
    Na minha opinião deveria ser feita essa usina ,pois trara energia e desenvolvimento para o pais.

    Felipe Amoroso nº9 1º ano

    ResponderExcluir
  11. Eu sou a favor da construção da usina de Belo Monte, pois o Brasil em poucos anos vai ter uma carência energética, esta usina vai ter grande produção elétrica e vai destruir pouco a natureza em comparação as outras usinas, além disso o gasto econômico irá ser menor do que qualquer outra fonte de energia. Além disso irá ser ótimo para o desenvolvimento econômico da região norte como um todo.
    Luiz Gustavo Novaes 1º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser bom para o país ao mesmo tempo vai destruir grande parte dele, então não vai valer tanto a pena fazer uma coisa boa para o país sendo que vai destruir ele e prjudicar as populações ribeirinhas.Eu sou contra.

      Excluir
    2. A forma que a usina será feita vai destruir uma area menor do que de qualquer usina do seu porte ja construida. Não querendo desrespeitar, mas qual é a grande contribuição da população riberinha para o país?
      1º ano

      Excluir
  12. Apesar de todas as rendas que serão geradas a partir da construção da usina de Belo Monte, será de certa forma desvantajoso para uma boa parte da população local, principalmente aqueles que usam recursos naturais para sobreviver, como os índios, quais já perderam boa parte de seus territórios, além dos índios a diversas familias que usam o espaço do projeto, e que tem a renda dependendo do mesmo.
    Willyane Fonseca , Tais Ribeiro , Talissa Gabrielle , Juliana Teixeira.

    ResponderExcluir
  13. Sou Contra , Não acho que seria vantajoso para as pessoas que vivem no local devivo ao grande desmatamento causado pela construção da usina de Belo Monte. Muitos índios iriam ficar sem suas moradias onde seria construida essa usina.

    Rodrigo Morais , 1 Ano.

    ResponderExcluir
  14. A usina hidroelétrica do rio Xingu ira possuir uma potência de 11.233 MW; mas, por operar com reservatório muito reduzido, deverá produzir efetivamente cerca de 4.500 MW (39,5 TWh por ano) em média ao longo do ano, o que representa aproximadamente 10% do consumo nacional. Em potência instalada, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, mas apesar dos números serem animadores para o avanço do brasil , em construção de hidroelétricas os índios reclamam devido a grande destruição que essa construção irá causar portanto sou contra pois já perdemos grande parte da nossa mata atlântica no período do império e ainda perdemos mais portanto eu acho que o Brasil deveria pensar mais na nossa rica fauna e flora, vamos parar de só falar e mostrar ao povo que importamos com o futuro de nosso país !

    Breno Paiva, 7 ano A

    ResponderExcluir
  15. Eu sou contra a usina, pois vai ocopar a maior parte da floresta matando a fauna e a flora,e trazendo muitos problemas para os indios, como promlemas na alimentação e caça.

    ResponderExcluir
  16. A ultima postagem sem nome é do Victor do 7 B

    ResponderExcluir
  17. A usina poderá destruir a população ribeirinha mais ao mesmo tempo ira beneficia trazendo energia a eles.
    Paola Tofanelle 7/b

    ResponderExcluir
  18. Somos a favor da contrução da usina de Belo Monte, pois irá ajudar os índios e ribeirinhos no seu dia-a-dia e reduzirá o indice de mortalidade. Apesar dos índios serem favorecidos, eles passarão a ser urbanizados, perdendo sua identidade indígena.
    Grupo: Ana Paula Simões, Isabella Fonseca e Mariana Lages. 9º ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente como você falou: Perderão a identidade indígena, não é isso que eles querem.Não concordo com o pensamento do seu grupo pois tambem o potencial hidrelétrico é baixo e pouco favorável para a construção de uma usina hidrelétrica.
      Bruno Flister-7º ano A

      Excluir
  19. Caro Lucas Diniz, Discordo da sua colocação, porque com a construção da usina hidrelétrica do Belo monte, pessoas, especies de animais, tribos, e vegetações serão muito afetadas. Na nossa opinião, mais vale a ´preservação da vida no mundo, do que a satisfação FÚTIL, das pessoas, consumistas, que só pensam em seu bem, e não nas espécies habitantes da região do Xingu. Uma boa saída ao invés de construir a usina, seria a economia de energia no nosso dia-a-dia, para a demanda da mesma diminuir, e assim evitar a construção da usina.
    Rayssa Sarah, Stephanie Hellen, e Carolina Pompilio. 9° ano

    ResponderExcluir
  20. Somos contra a construção da Usina de Belo Monte. De acordo com várias pesquisas, a construção desta irá prejudicar não só questões ambientais como questões culturais.
    Nesta região se encontram espécies endêmicas, espécies com risco de extinção e uma enorme diversidade com 174 espécies de peixes, 387 de répteis, 440 de aves e 259 de mamíferos, que podem ser gravemente afetadas com a construção da Usina de Belo Monte.
    Na região do Xingu existem povos indígenas e culturas milenares que serão afetadas com a construção da Usina.
    Ou seja, a Usina trará um desmatamento na região e vários imigrantes que de uma forma ou outra acarretará problemas na região como um todo.
    E além da construção da Usina, existem meios mais viáveis e que não serão prejudiciais a região do Xingu como um todo. Como a construção de geradores de energia eólica.

    Arthur Hamacek, Bruna Queiroz, Gustavo Alexandre, 9°ano

    ResponderExcluir
  21. Somos contra a construção da Usina de Belo Monte, porque a população local( ribeirinhos e indigenas) vai sofrer em relação ao desmatamento que irá afetar o local, e a forma de vida da população que depende do espaço para sobreviver.
    Lucas Eduardo, Leonardo Tófani e Júlia Lanzetta- 9ºANO

    ResponderExcluir
  22. A usina hidrelétrica,na nossa opinião tem os seus prós e seu contras!
    Por o lado do desenvolvimento daquele determinado estado,seria bom!
    Mas se fomos olhar pelo lado da destruição de espécies da fauna e flora seria uma grande devastação!
    Também temos que olhar o lado dos índios e ribeirinhos,a maioria deles irão ser prejudicados.
    Iria ser destruído casa,cultura e crenças dos ribeirinhos e índios que ali estão instalados!
    Com base nisso tudo,nos somos contra a construção da usina hidrelétrica!

    Maria Eduarda A e Laura Maria,9°ano EF,colégio cramer

    ResponderExcluir
  23. Sou contra porque acho que as usinas hidroelétrica iria acabar com muitas moradias de indios(Se nao fossem eles nosso pais nao era rico como hoje).

    GUSTAVO HENRIQUE 7° B

    ResponderExcluir
  24. Após analisarmos diversos textos, chegamos a uma conclusão, de que além de a Usina de Belo Monte trazer benefícios como mais renda para o País, ela trará também malefícios afetando a fauna e flora, diminuição do fluxo de água e ate mesmo fazendo com que os índios fiquem sem renda, pois acabaram com sua fonte de sustento e isso fará com que eles migrem dali.

    Ingrid Leticia e Karolina Silva, 9º ano.

    ResponderExcluir
  25. Sou contra a construção das usinas hidrelétricas, pois irá desmatar a natureza e também irá tirar a população de sua moradia.

    Julia Matos 7ºB

    ResponderExcluir
  26. Eu sou contra a construçâo da usina, pois ela acaba destruindo o espaço da populaçâo ribeirinha, causando problemas para os índios e até mesmo a dos animais.
    SARAH CRISTINa 7ºB

    ResponderExcluir
  27. Vitória Luiza- 9° ano.23 de abril de 2012 às 20:15

    Eu sou a favor da construção da Usina Belo Monte, porque ela oferece a alternativa de geração de energia elétrica mais econômica em comparação a qualquer outra fonte de energética disponível no país.
    Diferentemente do que foi divulgado na mídia, a construção da usina não irá gerar tantos impactos já que ela foi planejada de modo que a área a ser inundada corresponde a 45% do próprio leito do rio;
    Os impactos ambientais foram reduzidos proporcionando em comparação a outras fontes de energia elétrica maior sustentabilidade e economia;
    As terras indígenas permanecerão intocadas e está garantida a integridade das tribos, e até mesmo por uma questão de interesse, o Brasil não ousaria em prejudicar essas tribos porque elas tem muito a oferecer;
    E para as comunidades que utilizam o Rio Xingu para sobrevivência eles tem seu modo de vida assegurado, já que eles mesmos ajudaram a resolver essa questão num seminário em Brasília.
    Além disso, a usina vai desenvolver não só a Região Norte gerando mais empregos diretos e indiretos, como o Brasil num todo, aumentando assim a nossa economia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. excelente sua colocação Vitória Luiza.
      Realmente, segundo o plano do governo, os impactos serão ínfimos, ou seja, não serão o suficiente para destruir o bioma deste local. Mas por outro lado, ambientalistas de todo o mundo refutam a colocação do governo, através de pesquisas e relatórios divulgados incessantemente através da mídia informal (internet ). Seria interessante você pesquisar então, outras construçoes de usinas que apesar de não terem tido a mesma repercussão, têm as mesmas dimensões da Usina de Belo Monte. Procure informações sobre por exemplo, a do Ribeira. E discorra mais sobre este assunto.

      Excluir
    2. Vitória Luiza-9° ano3 de maio de 2012 às 13:59

      De acordo com o que foi mandado pesquisar, meu posicionamento é a favor da construção da usina.
      Agora todos nós sabemos que a construção de usinas hidrelétricas traz sim prejuízos pra o local, mas estes serão mínimos uma vez que a população que seria mais afetada está ciente e concorda, e o projeto foi arquitetado com o intuito de minimizar esses efeitos.
      Agora como dito a mídia está fazendo uma propaganda enganosa sobre a usina.
      Se a população ribeirinha que seria mais afetada concorda com todos os possíveis efeitos, porque não deixar seguir a diante essa proposta, e tratarmos de assuntos mais catastróficos da sociedade brasileira, que poderiam ter uma responto muito mais eficiente, duradoura, e que ai sim melhoraria em muito nosso país.
      Porque enquanto estamos aqui discutindo sobre um projeto concreto, você pode está sendo roubado, e sobre isso, eu não vejo nenhuma manifestação eficiente.

      Excluir
    3. Sim Vitória, você tem razão quando diz que existem outros assuntos catastróficos na nossa sociedade. A corrupção por exemplo, que permite o roubo de dinheiro público, parlamentares que se envolvem com o crime organizado, enfim, a própria desigualdade social que é gritante. Mas neste caso, no caso específico da construção da Usina, a sociedade também deve participar no sentido de compreender o que está ocorrendo, pois mesmo sendo um projeto que segundo o governo, foi planejado e será executado levando em conta todos os lados envolvidos, o que percebemos é que parece ser mais um entre tantos outros projetos, que a partir de promessas convincentes, utilizam o dinheiro público para investir em questões que poderiam ser resolvidas sem tanto dispêndio financeiro, sem tanto comprometimento dos recursos naturais, sem tanta agressividade no que se refere a comunidades indígenas. E também vale pesquisarmos sobre a construção de outras usinas, que como eu disse, apesar de não ter gerado tanta discussão, foram tão importantes quanto a de Belo Monte. Aí cabe a pergunta: será que o projeto do governo deu certo? Será que ele atendeu as expectativas das populações ribeirinhas? Como está a vida desta população hoje após a construção da Usina? Como está biodiversidade do local? Será que realmente não trouxe prejuízos, como prega o governo? Cabe pesquisa. Um abraço.

      Excluir
    4. Vitória Luiza- 9° ano.7 de maio de 2012 às 19:42

      Realmente, o governo nesse ponto não atendeu a população fazendo o que era prometido.
      Com isso cabe a nós então, recorrer aliás está se tratando do NOSSO país,e temos que preservar tudo, sobre todas as coisas, até mesmo o nosso governo.

      Excluir
  28. A partir de estudos sobre o assunto nosso grupo concluiu que a usina prejudicara a população ribeirinha local e tambem a natureza,porque ira desmatar grande parte da floresta que se localiza alí.
    Fabrício Ferreira 9°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fabrício. E seu grupo tem alguma sugestão para resolver o problema da escassez de energia elétrica para aquela região, que não seja tão agressiva? Cabe pesquisa.

      Excluir
  29. Ana Clara das Mercês 7ano B23 de abril de 2012 às 21:49

    Eu sou contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, pois ela irá destruir casas e lares das famílias ribeirinhas e indígenas , acabar com a fauna e a flora existentes lá , destruir a cultura e crença de um dos povos mais importantes na colonização do nosso país , os índios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Ana Clara. Mas e em relação a escassez de energia elétrica naquela região? E a questão do desenvolvimento, do progresso. Afinal, aquela região específica, é considerada atrasada quando levamos em conta a palavra "desenvolvimento". Você consegue enxergar alguma outra alternativa para a solução dos problemas econômicos daquela região, quando o assunto envolve energia elétrica?

      Excluir
  30. Sou Contra,pois com a construção da usina de Belo Monte,as represas do rio Amazonas serão fechados e os índios não terão lugar para morar,além de que com isto a fauna e a flora da região será destruídas.

    Igor Santos,7º ano B

    ResponderExcluir
  31. Somos contra, porque o movimento contrário à obra, encabeçado por ambientalistas e acadêmicos, defende que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos.
    Carolina Viana e Rafaela Queiroz, 7º ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou em um ponto importante Carol. Realmente afetará o fluxo de rios, a longo prazo.
      você então vê alguma outra alternativa para resolver o problema da escassez de energia elétrica para aquela região? Comente sobre o assunto.

      Excluir
  32. Eu sou contra a usina do Belo Monte porque irão destruir grande parte da floresta Amazônica.Serão investidas 30 ou mais bilhões nessa usina.A tribo xingu perderão suas terras e ficarão desabrigados.


    Ana Clara-9°ano,colégio cramer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. È muito dinheiro envolvido na construção desta usina. E você vê alguma outra alternativa para resolver o problema da escassez de energia elétrica naquela região?
      Comente sobre o assunto.

      Excluir
  33. Nós somos contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte porque irá afetar a natureza e a fauna que se hospedam nela,como peixes,aves,mamiferos,entre outras;Sem falar que irá alagar uma grande parte, e afetará a população ribeirinhas e os índios.
    Os funcionarios estão entrando em greve pelas péssimas condições de trabalho...

    Mas por outro lado a hidrelétrica irá trazer economia e trabalho para a região.

    Ass:Gabriel Reni, Brendow,Ruan e Leonardo Filipe. 9ºano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas discorra sobre esta greve dos trabalhadores.
      Percebem que todo projeto do governo, em relação a obras deste porte, sofre todo tipo de intervenção externa ou interna, em relação a licitações e etc?
      então o que pode garantir , como consta no projeto, que esta obra realmente justificará toda esta intervenção na natureza?
      vamos refletir...

      Excluir
  34. Sou contra a contrução da usina , pois afetará a fauna e a flora da nossa floresta, trazendo prejuiso para os indios , principalmente na hora da caça,pois sem a presença da fauna ,nao haveria como eles praticarem a caça para se alimentar.
    Isabel luiza 7ºB

    ResponderExcluir
  35. Caro Luiz Gustavo,eu descordo de você e sou contra a construção da usina hidroelétrica,porque com essa obra pode acabar com a diversidade de fauna e flora,e além disso tem outras energias que podem ser construidas em outros lugares como a energia eólica,a energia solar e entre outros.

    Leonardo Victor 7° B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mostre a viabilidade das fontes de energia como a eólica e a solar dentro do territorio brasileiro, pois eu não consigo ver. Com a área que a usina irá ocupar não tem como levar a extinção de nenhuma espécie.

      Excluir
  36. A hidrelétrica de Belo Monte propõe o barramento do rio Xingu com a construção de dois canais que desviarão o leito original do rio, com escavações da ordem de grandeza comparáveis ao canal do Panamá (200 milhões m3) e área de alagamento de 516 km2, o equivalente a um terço da cidade de São Paulo portanto eu sou contra porque nos iremos perder mais uma parte da nossa mata atlântica e isso ira gerar muita polemica pois os índios irão se revoltar contra o governo, e eles tem uma grande parte das cidades, que foram invadidas pelo governo e por fazendeiros portanto se eles ficarem sem as terras deles na mata atlântica, por causa do barramento do rio xangu eles irão retomar suas terras nas cidades que ate pouco eles não estavam fazendo nada. Eu acho que isso ira gerar uma nova guerra entre os políticos e os índios.

    ARTHUR SARAH 7°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sua colocação Arthur. Mas seria mesmo a mata Atlântica?

      Excluir
  37. Eu sou contra á construção da usina de Belo Monte, pois eu acredito no desenvolvimento sustentável e esse projeto fará justamente o contrário.Visando somente o lucro e esquecendo de olhar o meio ambiente, que é tão importante para a existência da população.
    E acredito também que a população ribeirinha já está acostumada com o tipo de vida que possuem, e tudo isso mudará o modo de vida deles em todos os sentidos, desde a forma como realizam as pequenas atividades diárias, até a forma que se sustentam (que é baseada na natureza, e se ela for retirada como irão se sustentar?).

    Helena Avelino, 7°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Helena, a população indígena já possui seu modo de vida, sobrevive dos recursos naturais da região. Mas e em relação a outra parcela da população que precisa da energia elétrica para melhorar seu padrão de vida? O que você sugere para resolver o problema da escassez de energia elétrica naquela região especificamente?

      Excluir
  38. Eu sou contra a Usina Hidrelétrica, pois vai afetar a fauna e a flora, mudando o habitat dos índios, como na caça, alimentação.

    ResponderExcluir
  39. Acho que a criação da USINA DE BELO MONTE terá seus pontos negativos e positivos para a sociedade. De modo que,com a construção de Usina assim como a Raissa Sarah disse, muitas espécies da fauna e flora, muitas famílias e muitas tribos indígenas ribeirinhas serão afetadas.Mas acho que a Usina também trará muitos benefícios para a sociedade,uma vez que muitos empregos irão surgir e esse é um dos fatores que proporcionará o progresso e o desenvolvimento para o nosso país. Mas eis a questão que vem se tornado cade vez mais polêmica nos dias de hoje: Desenvolvimento ou Preservação Ambiental ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Emanuelle, tem também a questão das outras alternativas para captação de energia. O Brasil tem todos os recursos para a produção de quaisquer tipos de energia. Não seria interessante pensarmos em outras possibilidades, além da usina hidroelétrica?

      Excluir
  40. Pesquisando sobre a Usina de Belo Monte, cheguei a conclusão de que esta Usina Hidrelétrica irá trazer muitos benefícios para o Brasil, como no desenvolvimento econômico do país. Mas será que vale a pena pensar apenas benefícios e esquecer dos maleficíos ? Concerteza não ! Por isso abrangi os meus conhecimentos sobre está obra e descobri que cada benefício que esta ação irá acarretar, por ouro lado, irá prejudicar todos que seram espectadores desta obra.Por exemplo: o custo da obra será muito alto, por isso 80% a 90% dos recursos serão advindos dos cofres públicos.Vendo esse fato já logo podemos ver que ao invés do governo investir na população (que é o seu dever ), ele irá bancar uma obra que talvez não vai beneficiar todos.
    Outros exemplos de problemas, são que está construção irá devastar com a fauna e flora do local. Além de falar nos índios que teram que fazer ocas em outros locais.Enquanto estas entre inúmeras outras prejudicam, algumas pessoas que são a favor da construção dizem que : "A usina de Belo Monte trará aos índios o fato de não precisar mais comprar combustível caro ( em geral Óleo Diesel ) para movimentar seus geradores de energia, já que agora a energia poderá chegar com linhas de transmissão ". De que adianta facilitarmos algumas coisas e dificultarmos outras? Com a obra eles terão uma diminuição da oferta de peixes e de grandes animais terrestres,isso vai reduzir a oferta de carne na dieta dos índios, com isso eles terão que caçar mais longe.
    Sou totalmente contra a construção da Usina de Belo Monte,(resumindo) pois trará mais problemas do que coisas boas !
    Amanda Carolina 7 ano A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Pensar apenas nos benefícios e ignorar os malefícios é hipocrisia. Tenho que admitir que a usina irá trazer melhores condições de vida à população, gerando empregos e elevado a economia brasileira. Mas pensando pelo ponto de vista consciente, a usina irá alaga uma grande área verde, extinguindo a flora e desabrigando a fauna. Sem fala que pode poluir o rio Xingu, podendo também acarretar doenças as populações indígenas que ali vivem.

      Nathalia Domingos - 1° ano - EM

      Excluir
    2. Amanda Carolina do 7º ano A abordou uma questão muito interessante: ao mesmo tempo em que a Usina levará uma série de benefícios à população, ela provocará uma série de alterações no modo de vida daquelas pessoas. Os índios por exemplo, terão sua vida totalmente alterada, em relação a sua forma de subsistência e até mesmo a cultura. Será realmente que os benefícios são tantos que os malefícios devam ser considerados como apenas um "detalhe"? Ou será que tantos malefícios não compensam os benefícios trazidos por esta usina? Vamos refletir...

      Excluir
    3. Parabéns Amanda! Sua colocação foi muito coerente. Mas você vê alguma outra alternativa para a solução da escassez de energia elétrica, especificamente para aquela região, mas de forma que não agrida o meio ambiente e nem interfira no modo de vida dos indígenas?

      Excluir
  41. EU SOU TOTAL MENTE CONTRA. DO QUE ADIANTA CONSTRUIR ISSO SE VAI DESTRUIR A MAIOR CONCENTRAÇAO DE FAUNA E FLORA DO PAIS, O BRASIL JA TEM POUCA NATURESA E MUITOS PROBLEMAS RELACIONADOS A ISSO !, NAO A USINA!



    CESAR AUGUSTO,7°A

    ResponderExcluir
  42. Creio que para emitir minha opinião, tenho que pesar dos dois lados já que inicialmente teremos população indígena e ribeirinha sendo deslocadas até mesmo contra a vontade. Por outro lado, se olharmos para o futuro, a geração de energia de Belo Monte irá beneficiar um número muito maior de pessoas do que a que está sendo "trocada" de lugar. Por isso, prefiro ser cautelosa a ter opinião radical sobre o assunto.

    Isabela Guimarães, 7° Ano/A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua colocação Isabela. Agora procure pesquisar na net, outras usinas que foram construídas e quais impactos tiveram na vida da população local, considerando benefícios e malefícios. Isto irá ajudá-la a definir sua opinião.

      Excluir
    2. Não somos contra nem a favor da construção da Usina de Belo Monte, pois embora prejudique a ploriferação dos peixes nesta área, terras indígenas serão alagadas e os ribeirinhos e indígenas mudarão seu padrão de vida, a usina está ampliando a economia do país fornecendo maior quantidade de energia renovável.

      Ana Paula Reis, Carolina Marques e Fernanda Pimenta, 9º ano.

      Excluir
  43. Sou contra,a Usina Hidrelétrica vai causar um grande impacto ambiental.Prejudicando os índios e também a natureza.

    Rayane Raniele 7ºB

    ResponderExcluir
  44. Na minha opinião, a construção da Hidrelétrica vai causar um grande impacto ambiental. Na área que será alagada a floresta vai morrer e toda fauna que depende deste ambiente morrerá também. A população inígena que vive nesta região vai perder parte de seu ambiente e os rios após a barragem serão prejudicados e com isto todos os animais que dependem dele. O Brasil precisa de alternativas de energia que não causem tanto impacto. A construção de uma barragem deste porte causará um dano que poderá ser irreverssível.

    Marcelle Queiroz 7ºA

    ResponderExcluir
  45. sou contra,pois vai atingir o meio ambiente,causando mais problemas para a sociedade,e tambem para os indios.





    Isabela luiza 7ºA

    ResponderExcluir
  46. Os movimentos sociais e lideranças indígenas da região são contrários à obra porque consideram que os impactos socioambientais não estão suficientemente dimensionados. Por esse motivo, eu sou totalmente contra, apesar dos recursos do desenvolvimento econômico que a Usina nos traria, não poderíamos, de maneira nenhuma, esquecer da população indígena e ribeirinha que la habitam. Ah, sem falar no grande impacto ambiental que causaria (redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e isso prejudicaria muito a população e a natureza)

    Bárbara Germana Soares de Abreu - 7ºA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Bárbara. Coerente sua colocação. Você tem como sugestão algum outro tipo de produção de energia para aquela região, de modo a não afetar o meio ambiente e vida da população ribeirinha?

      Excluir
  47. Sou contra a contruçao da usina,pois afetara o meio ambiente,podendo causar serios riscos a populaçao.

    ISABELA LUIZA 7°A

    ResponderExcluir
  48. Sou contra,pois a construçao da usina afetará o meio ambiente,e causara problemas para os indios.


    ISABELA LUIZA 7°A

    ResponderExcluir
  49. Somos contra a construção da usina hidrelétrica, pois causará impactos ambientais, conseqüentemente interferindo na fauna e na vida dos índios, sendo que os benefícios dessa construção não são maiores do que os problemas que ela poderá causar.

    Ana Flávia e Raissa 1º ano

    ResponderExcluir
  50. Venhamos e convenhamos que, a construção da usina trará muitos benefícios futuramente, como: melhora na energia do país, o Brasil teria a terceira maior hidrelétrica do mundo, etc. Mas não é a realidade das populações ribeirinhas e indígenas. Estes que sofrerão consequências em relação à saúde, pois a água não terá a mesma qualidade; à alimentação, pois os peixes serão afetados; à qualidade de vida, pois terão que se preocupar com problemas causados pela usina, etc.
    Sem citar que, de acordo com pesquisas, as populações indígenas e ribeirinhas não foram consultadas sobre esta construção, desconhecendo que suas situações seriam desfavorecidas, eles não tinham opinião sobre o assunto, o que seria mais um ponto em que o governo usaria para favorecer seu lado na "batalha".
    Marjory Sarah - 1º ano

    ResponderExcluir
  51. Pois bem, essa usina irá ajudar pessoas futuramente, porém irá beneficiar apenas uma parte da população de Belo Monte, desmatar uma boa área, destruir a biodiversidade de Belo Monte e desalojar muitas pessoas. Sou contra a construção por esses motivos e acho que as pessoas deveriam pensar mais um pouco.
    Bruno Flister - 7º ano A

    ResponderExcluir
  52. Eu não concordo, porque está prejudicando a vida das populações ribeirinhas, além de não terem esse direito, já que aquela área e feita para os índios. Esse projeto pode ainda danificar a água, prejudicando todos dependentes do rio.

    ResponderExcluir
  53. Eu não concordo, porque irá prejudicar a fauna e flora, além das populações dependentes do rio. Esse projeto e seus organizadores não tem esse direito, os índios precisam desse espaço para sobreviver, devemos respeitá-los.
    Marco Túlio 7°A

    ResponderExcluir
  54. Na minha opinião, eles deveriam olhar os pontos positivos e negativos e colocar na balança, pra ver o que vai ser melhor. E como a Marjory disse, eles não deveriam tomar nenhuma atitude sem antes saber a opinião da população. Afinal de contas, eles também fazem parte dessa história, e tem o direito de opinar.
    Carolinne Victória - 7° ano A

    ResponderExcluir
  55. Analisando todos os beneficios e maleficios eu sou contra a construçao da usina de belo monte mesmo sabendo que ela possibilitará varios beneficios para a populaçao dentre eles: emprego para mais de 70.000 pessoas durante sua construçao, abastecera mais de 26 milhoes de pessoas com sua energia eletrica e valorizaria nosso pais na economia. Acho que tudo isso nao iria cobrir os seus maleficios que sao muitos comparados aos beneficios como a inundaçao de 51.600 hectares de floresta, inundaçao constante dos igarapes,reduçao da vazao da agua, expulsao de mais de 20 mil pessoas do local inundado e o desmatamento em excesso que prejudica toda fauna e flora do nosso pais.
    Acho que existem outros modos de resolvermos esse problema como inplantar usinas eolicas que podem substituir as hidraulicas e sobre tudo isso economizarmos energia que é a soluçao mais viavel porem dificil de ser executada esse é o meu pensamento

    Thomás Orzil 1 ano

    ResponderExcluir
  56. eu sou contra a construção de usinas hidrelétrica pois destruiria a fauna e flora destruiria também a cultura e crenças dos povos mis importantes na colonização do nosso pais Ana clara viera Honorato 7 ano b

    ResponderExcluir
  57. Sou a favor e contra ao mesmo tempo pois se for pensar bem a construção da usina traria muitos benefícios para o pais como ele teria a terceira maior hidrelétrica do mundo dentre outras coisas. Mais ao mesmo tempo traria malefícios como degradação do meio ambiente a extinção de muitos animais, e o mais falado hoje em dia o aquecimento global.
    Mais o Brasil poderia pensar em outro meio de energia pois ele tem vários recursos.
    João Pedro Honorato 1º EM

    ResponderExcluir
  58. Sou contra, pois além de destruir a floresta, ainda vai deixar animais sem moradia, sem alimento. Ira poluir o meio ambiente, destruindo a fauna e a flora da floresta..E também trará problemas para as populações que vivem do rio.Mudando hábitos de vida dos animais e dos índios.

    Thaís Malta 7°b

    ResponderExcluir
  59. sou contra a construsao da usina pois,causara disabitaçao dos indios e os problemas que ela ira causar para a fauna e flora da mata local.
    Arthur Luiz-1 ano

    ResponderExcluir
  60. SOU CONTRA E AO MESMO TEMPO A FAVOR POIS TRARÁ ENERGIA MAIS BENEFICIADA AO PAÍS E PODE PREJUDICAR AO MEIO AMBIENTE...

    GUSTAVO HENRIQUE-7°B

    ResponderExcluir
  61. Quero que vejam primeiro alguns pontos de vista , vamos pensar os pontos positivos da construção da Usina de Belo Monte: Além do país ter a terceira maior hidrelétrica do mundo , vamos conseguir bem mais energia e etc.Mas agora vamos pensar nos pontos negativos da construção desta Usina: Além de retirar os índios do lugar deles vai causar um grande impacto ambiental , prejudicar muito a população Ribeirinha e etc.
    Por isso sou contra à construção da Usina de Belo Monte.
    Ana Júlia 7 ano b.

    ResponderExcluir
  62. Sou contra a construção da usina de Belo Monte, porque poderá causar vários impactos ambientais prejudicando a fauna e flora, causar a migração de muitos indios e acabar afetando também vegetações e animais.
    Rafael Teixeira Scoralick Dias - 1º ano

    ResponderExcluir
  63. Convenhamos que a construção trará benefícios a muitos moradores, porém o governo deve analisar a necessidade e o interesse dos cidadãos, algo que eles demonstram não ter. Quero dizer que não serão apenas impactos ambientais mas sim impactos no modo de vida deles. Uma mudança radical pode trazer consequências radicais.
    Bruno Flister Viana-7º A

    ResponderExcluir
  64. Eu sou contra, pois com a construção de grandes
    usinas, nao só a de Belo Monte, estará acarretando
    a perda de centenas de especies terrestres e aquaticas,
    o desmatamento e o sofrimento das populações indigenas
    que vivem ao longo do rio Xingu, que serão afetas com essa
    construção. Com tantos problemas ambientais, culturais
    eu acho que nao vale a construção da usina.
    Maria Luisa de Almeida 7 ano

    ResponderExcluir
  65. Sou contra a contruçao da usina ,pois mesmo ela trazendo beneficios ela ira causar um grande inpacto para a natureza e oas indios que la vivem
    Arthur Luiz-1º ano

    ResponderExcluir
  66. O projeto apresenta a construção daquela que seria a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, perdendo apenas para a Usina Três Gargantas, na China e para Itaipu, Brasil-Paraguai.
    Diante dos pareceres contrários, apresentados por ambientalistas e acadêmicos, que defendem que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do curso do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e a fauna, além de causar diversos impactos sócioeconômicos, devemos refletir muito sobre a questão.
    Após avaliação dos prós e contras apresentados sobre a construação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, apresento a minha opinão contrária à construção, já que avalio que os benefícios que serão oferecidos, não serão capazes de compensar o impacto e os danos causados à região.

    Gabriel Roberto da Silva 7o. Ano B.

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -