Posted by : Cramer sábado, 21 de abril de 2012





Do século XVII ao século XVIII toda a Europa manifesta-se um movimento chamado ILUMINISMO. 

Este movimento culminou em diversas trasnsformações no modo de pensar da sociedade, sobretudo burguesa, contrapondo o período que chamavam de "trevas" ou obscurantismo. 

"Primo" do Renascimento, o iluminismo promoveu um debate contundente sobre razão e ciência. 

Como consequência, ocorreram progressos no campo da ciência (Lei da gravidade de Isaac Newton) e também a classificação dos seres vivos. 

Mas em relação ao pensamento filosófico, influenciou a elaboração de teorias que influenciaram a Revolução Francesa (1789), a Independência dos EUA (1775-1783) e Inconfidência Mineira (1789).

Todos estes movimentos, de caráter burguês, já que a maioria da população ainda era analfabeta e apenas uma minoria tinha acesso ao meio intelectual de difusão destas teorias, culminaram na disseminação do liberalismo como doutrina primeira do Sistema capitalista. 


Em 21 de abril de 1789, Tiradentes foi enforcado, esquartejado e exposto em Praça Pública, como exemplo para que quaisquer manifestações contrárias  à ordem imposta, teria o mesmo fim. 

Mas a Inconfidência Mineira, apesar de elitista e burguesa, foi um dos principais fatores que influenciaram na consolidação da liberdade política de nosso país. 

E deve ser lembrada com todo respeito. 

Prof. Márcia.

link para pesquisa:

Conjuração Mineira




Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -