Posted by : Cramer domingo, 6 de maio de 2012


         Leiam o texto abaixo. Ele se refere ao conceito de Republica. Estamos estudando um período da  história brasileira que conta a sobre a implantação da República em contraposição à Monarquia do período Imperial no Brasil. Mas o que vem a ser República? Sabemos que República é um regime de governo onde o povo elege seu representante para atuar em favor da maioria. Mas será que ao longo de nossa história republicana, os anseios das massas foram realmente prioridade? Façamos uma reflexão a partir deste texto. Postem comentários. Será avaliado ao longo do bimestre. 


Prof. Márcia. 


          República ... coisa pública??


Paradoxo. Única palavra capaz de definir os reais fundamentos da “República” na América Latina.

República significa coisa pública, governo em que o povo exerce a soberania, onde o interesse do povo é prioridade.

Ideologicamente, a República como forma de governo, opôs-se à Monarquia contra a qual levantaram em discursos inflamados, a necessidade de liberdade, igualdade e justiça para o povo oprimido. Porém, na prática, a República na América Latina, foi marcada por governos  autoritários, elitistas, ditadores e ainda, muito longe do que deveria representar por sua ideologia republicana. A começar pelo próprio movimento republicano, que na maioria das vezes, fora liderado por classes privilegiadas,que viam no sistema, uma chance de alcançar o poder e domínio sobre todas as outras classes.
 No Brasil, as oligarquias comandaram por muito tempo a alternância do poder, através de acordos políticos que envolviam não só interesses econômicos, mas também prestígio e poder de influência política enquanto o povo (elemento primordial da república)  permanecia alheio às decisões da “coisa pública”.

Infelizmente ainda hoje após tantos anos, ainda não podemos afirmar que vivemos uma democracia, em um governo republicano. Mesmo porque as decisões continuam sendo tomadas à revelia do povo... que decide através do voto seu representante, apostando em sua fidelidade em relação aos compromissos de campanha. 

E assim, a injustiça, a desigualdade, a corrupção ativa, os mandos e desmandos políticos, continuam descaracterizando o regime Republicano, em detrimento à essência de sua ideologia.

Comentários
13 Comentários

{ 13 comentáriosComment }

  1. A mudança de Monarquia para República ocorreu de repente sem conhecimento nenhum da população mais pobre. Podemos dizer que a República foi imposta e para benefício da Oligarquia(Elite Agrária). Com a grande corrupção que ocorria politicamente a população mais pobre estava na miséria, e poderiam fazer muito pouco pra ajudar a situação do Brasil, pois a maioria não votava e não tinham conhecimento de como uma eleição pode mudar o país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Júlia, o povo dormiu na monarquia e acordou na República. Inclusive, esta é uma característica recorrente no nosso país. A maioria das manifestações durante o Brasil Império não foram populares. Ou seja, não teve envolvimento direto da massa...que é e sempre será a parte que mais sofre as consequências das politicas implementadas em um país.

      Excluir
  2. A proclamação da república se deu através de movimentos militares contra o governo de D.Pedro II, isso ocorreu porque vários intelectuais e políticos achavam que essa forma de governo dificultava o desenvolvimento da nação.Nas eleições o voto não era secreto e era contado pelo próprio governo,podendo haver fraudes.Boa parte da população brasileira foi excluída do processo de votação devido ao analfabetismo, principalmente das pessoas que acabavam de ser alforriadas.O Brasil não se tornou -realmente- uma república, pois não houve muita participação da população, não sendo possível o direito igual as pessoas do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carolina. Mas o movimento República, foi uma junção de várias correntes, a federalista, a americana e a positivista, esta última que contava com os militares. Apesar dos militares terem assumido imediatamente o governo com Marechal Deodoro, os civis através do voto "democrático" (cabresto), é quem deram continuidade. E sua observação sobre a não participação da massa , e que por sua vez deveria ser o principal agente responsável pela transição do regime, é pertinente, pois sequer tinham conhecimento da diferença entre Monarquia ou República, já que a maioria era analfabeta. Infelizmente, nossa política foi fundamentada desta forma, onde a minoria decide os rumos da política e economia do nosso país.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Podemos perceber que a República que ocorreu no Brasil após o Império, foi diferente da “República real”. Primeiro, por ter trago benefícios para a população Elitista, sendo que na República, os benefícios são para todos; como diz o texto “Ideologicamente, a República como forma de governo, opôs-se à Monarquia contra a qual levantaram em discursos inflamados, a necessidade de liberdade, igualdade e justiça para O POVO OPRIMIDO.”
    Quando houve a mudança Império-República no Brasil, a população dormiu em um império e acordou em uma república, pois o fato ocorreu sem um conhecimento da maioria da população e alguns souberam do ocorrido dias depois. Por causa desses e outros fatores percebemos como nossa república foi às avessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bruna. E até hoje , sentimos o reflexo desta política na nossa democracia, que igualmente, é pautada no favorecimento de poucos, em detrimento à maioria da população, que conta com assistencialismos por parte do governo, para tentar sanar este abismo que se criou de desigualdade social. Ainda temos uma cultura política que nos remete a troca de favores, tal qual na República Velha e que faz de nosso país um dos países democráticos mais corruptos do mundo.
      um governo que deveria ser "do povo e para o povo", acaba sendo de poucos, para poucos...

      Excluir
  4. Por mais que tenha mudado o governo não foi tão explendoroso assim, ainda continua a corrupção e a falta de democracia no país, a população pobre sempre deixada de lado e sendo praticamente "obrigadas" a vender seu voto por troca de alguma coisa, pois por serem maioria analfabetos e desinformados não tem conhecimento sobre o assunto. Por causa desses fatos a república não foi tão boa o quanto esperavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Gustavo. Você disse muito. Infelizmente, por falta de consciência crítica, o eleitor continua levando à frente esta política inescrupulosa, que a cada dia demonstra sua face, de favorecimentos a minoria, de projetos que beneficiam apenas uma classe.
      Temos que mudar isto, lutar por justiça, igualdade, e só será possível um governo decente, quando o povo compreender que política é virtude, não esta maracutaia inescrupulosa e vexatória que tem sido a brasileira.

      Excluir
  5. A alteração de Império para República no Brasil não mudou muito a situação das pessoas pobres, pois acabaram continuando sem o voto, antes não era permitido, com a República e o voto cabresto eles votariam em quem os barões do café da região mandassem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Arthur...o voto cabresto existe até hoje, pois muitos ainda são manipulados. Infelizmente, nossa República é regida por uma democracia às avessas, que conta com o voto da maioria para governar para uma minoria.

      Excluir
  6. A proclamação da República se deu de repente para acabar com a monarquia,depois de movimentos de militares insatisfeitos com o governo de Dom Pedro II,e quando isso ocorreu a maioria da população não teve o conhecimento, essa mudança ocorreu para privilegiar uma classe mais favorecida a oligarquia. A maioria da população não tinha acesso ao voto foram excluídas a maioria por serem ex-escravos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é Ingrid, vc inclusive citou uma parcela da população daquele tempo, os ex escravos, os quais sofreram mais que todos as consequências da República às avessas. Foram excluídos da sociedade em todos os sentidos. E até hoje, a necessidade de políticas diferenciadas, como as das cotas raciais, se faz presente, justamente pelo tratamento a que foram submetidos durante a República Velha.

      Excluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -