Posted by : Cramer quinta-feira, 19 de abril de 2012

hora de refletir:




Os indígenas foram tratados por anos e anos, por historiadores e livros didáticos, como os coitadinhos, os povos que foram massacrados sem resistência alguma. Isto não é verdade. 

Os índios lutaram com todas as suas forças, com todas as suas armas. Lutaram contra uma invasão de povos que os subestimaram, os trataram como seres inferiores. 

O  processo chamado de "aculturação" tenta nos fazer acreditar qua a cultura indígena foi substituída ao longo dos anos, pela cultura ocidental. Outra inverdade. 

Sabemos que nossa cultura é híbrida ou seja, resulta da mistura de várias outras culturas ocidentais, asiáticas, africanas... e sobretudo indígena. 

Nosso conhecimento, nossa cultura, nossas músicas, nossas idéias sobre Deus, sobre universo, sobre natureza, é uma mistura de culturas, de crenças... 

Isso significa que não temos identidade própria? Temos sim. Mas não uma identidade comum. Nossa identidade é peculiar, diferente. Não melhor que a dos outros povos, mas muito mais diversificada, muito mais rica. 

E em grande parte devemos aos povos indígenas, que nos ensinou a temer a natureza e respeitá-la. Por mais que a destruam, por mais que a explorem, temos o temor que nos faz voltar atrás... e refletir sobre nossos atos. 

Devemos reconhecer a influência destes povos em nossa cultura. Devemos respeitá-los. Devemos continuar aprendendo com eles. 

Indios do Brasil, vocês fazem parte do que há de melhor nesta terra!!!!

Prof. Márcia.

Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -