Posted by : Cramer terça-feira, 6 de março de 2012

ALUNOS DO 6° ANO: ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestimentas, as estratégias de caça, as descobertas e tecnologias aplicadas durante o processo de evolução da humanidade pré histórica. Após assistir ao vídeo, façam comentários sobre o que compreenderam deste periodo histórico e cite quais tecnologias foram utilizadas por homens e mulheres para atender as suas mais primitivas necessidades. 


Comentários
26 Comentários

{ 26 comentáriosComment }

  1. Notei vendo os vídeos que as vestimentas dos pré-históricos eram de pele de animais, e notei também que as estratégias de caça eram por exemplo de um chamar a atenção da caça enquanto o outro ataca ,e também de umas pessoas espantarem o animal para ir para o lado em que está outros caçadores para caçarem a presa, e descobri que a única arma de caça que eles obtinham era as suas lanças que era feita com pedra talhada com ponta fina em um grande pedaço de madeira em uma forma de cilindro. E percebi que quando eles procuravam abrigo um entrava no local primeiro para ver se já não era habitada por outro grupo, e eles construíram locais para guardar seus alimentos principalmente a carne.Bom gostei dos vídeos e não é só porque eu gosto de história é porque os vídeos mostram como era a vida dos nossos ancestrais.

    Jandir Lucas Ferreira Serra

    ResponderExcluir
  2. ERA CLASIAL
    Há muito tempo, a mais ou menos 15 mil anos atrás ,os primeiros seres humanos modernos,viviam em grupos.
    Eles dominavam varias técnicas de caça,como,lanças feitas de pedra, e também suas vestimenta de pele de urso, abrigos feitos de ossos de animais,cordas feitas de materiais naturais ,entre outras descobertas tecnológicas.
    Para suprir suas necessidades primitivas os paleoíndios só podiam trabalhar com o que a natureza oferecia.
    Eles tinham os mesmos sentimentos que agente.Eles acreditarão na vida após a morte,por isso existia os chamados, que faziam com que seu mundo fizesse sentida,uma espécie de curandeiros e profetas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Jandir e Mariana. Observaram que os homens primitivos, para atender suas demandas, utilizam-se da natureza, tanto para criar novas tecnologias quanto para alimentar-se. Por um longo período eram nômades, exploravam um território ate´esgotar os recursos, eram caçadores e coletores. Mas à medida que foram evoluindo, descobrindo novas tecnologias como o fogo, a argila, o metal, fixaram moradia e a partir daí, aumentaram o número de pessoas em seus grupos.

    ResponderExcluir
  4. Eu notei Vendo OS Videos,QUE ELES DEPENDIAM MUITO DAS CAVERNAS PARA SE PROTEGER DO FRIO MAS ANTES DE CRIAR UM ABRIGO,ELES MANDAVAM UM HOMEM PARA VER SE JA NAO TINHA ANIMAIS OU PESSOAS NO LUGAR.OS VESTIMENTOS DELES ERA PELE DE URSO,TIGRE,ETC.A TECNICA DE CAÇA DELES ERA ASSIM;DUAS OU MAIS PESSOAS DESTRAIAM O ANIMAL ENQUANTO OS OUTROS ATACAVAM.E TAMBEM ELES NAO TINHAM A LINGUAGEM EVOLUIDA IGUAL A NOSSA E NAO DAVAM NOME UNS AOS OUTROS.ELES NECESSITAVAM MUITO DA NATUREZA PARA SOBREVIVER.UMA TCNOLOGIA QUE ELES DESINVOLVERAM FOI O LANÇADOR QUE ATIRAVA BEM MAIS RAPIDO E MAIS FORTE QUE OS OUTROS.SUAS LANÇAS ERAM FEITAS COM MADEIRA E PEDRA.OUTRA TECNOLOGIA ERA USAR OSSOS DE MAMUTES PARA CONSTRUIR CABANAS.
    UMA COISA QUE EU ACHEI INTERESSANTE FOI QUE ELES SE RUNIRAM A OUTRO GRUPO PARA QUE ELES AJUDASSEM UNS AOS OUTROS COM COMIDA E ABRIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Thiago, você observou muito bem o fato de que se uniram a outro grupo para se ajudarem. Realmente, o homem primitivo buscava de alguma forma resolver os problemas que apareciam e para isso, também se uniam a outros grupos para suprir suas necessidades. O que podemos observar também é que a tecnologia foi evoluindo de acordo com as necessidades destes homens primitivos. Agora pergunto, hoje em dia, será que as tecnologias também evoluem de acordo com nossas necessidades ou nem sempre é assim? Será que hoje, estamos utilizando a tecnologia por necessidade ou muitas vezes por vaidade? É de se pensar ...

      Excluir
    2. Thiago, quanto a sua pergunta se terá que comentar todos os vídeos, não é necessário. Você deverá assistir os vídeos e fazer um comentário apenas. ALiás, você já o fez e muito bem.

      Excluir
  5. Vidio_01]
    eu notei que as tecnicas sao diferentes dos outros pois o estilo de caça e o mesmo porem suas tecnicas sao interesantes.
    Se hoje em dia nos estivesemos igual a eles nao ia ter tanto animal assim por que ja matamos bastante animais.
    Em quanto ao vidio podemos dezer que suas tecnicas foram otimas pelo deu desenvouvi mento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok Alvaro, entendi sua colocação. Realmente, por viverem da caça, matavam muitos animais, mas isto era para sobrevivência enão por prazer, como muitos caçadores fazem hoje em dia. Muito bom seu comentário, só peço que preste mais atençao na digitação, para evitar erros na grafia. obrigada por participar.

      Excluir
  6. Olá professora eu notei que ele já tinha armas! Percebi também que eles antes de chegar à caverna eles olhavam se ela já estava sendo abitada por algum tipo de animal ou até mesmo um ser-humano. Eles já tinham descoberto o fogo também, E eles já tinham roupas para usar. E no vídeo dois eles conseguiram construir suas próprias cabanas. E o homem não agia por instinto, e sim pelos pensamentos deles, ou seja, eles bolavam planos para capturar e matar os animais e isso tornou o homem o melhor caçador de todo o Planeta.
    Frederico Augusto Lisbôa de Lima Filho 6º ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INteressante não é Frederico? Os homens desde a pré-história buscam formas de suprir suas necessidades, mas o mais interessante é que as armas existem praticamente em todas as épocas. Elas são largamente utilizadas por seres humanos, porém naquela época, era mais utilizada para caça...hoje em dia é bem diferente não é mesmo?

      Excluir
  7. Frederico, muito bem observado a questão de que os homens não agiam por instinto. Afinal, o que nos difere dos outros animais é exatamente a capacidade de criar estratégias para sobrevivência. E isto, como já foi dito, tornou o ser humano o animal mais temido do planeta.

    ResponderExcluir
  8. O primeiro vídeo fala sobre as técnica de caçada.eles usavam as lanças porque eram mais rápida mais longe e com maior precisão

    O segundo vídeo fala sobre caçada dos mamutes.
    Os caçadores matavam os mamutes e com a pele faziam as suas roupas e com a semente de carne eles trocavam por pedra valiosa era feitas lanças mortais.
    O terceiro vídeo fala sobre as lanças.
    podemos ver que a lança agarrada do animal,a primeira estrategia dos caçadores é isolar a presa do resto da mamada .
    eles mantinham a carne fresca na geleira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Camila, percebeu que para tudo "dava-se" um jeito? Então, isto nós chamamos de tecnologia...ou seja, através de técnicas e habilidades desenvolvidas, eles criavam tecnologia. Até mesmo o fato de colocar as carnes nas geleiras é uma espécie de evolução tecnológica.

      Excluir
  9. Eu concluí que a vida dos nômades era bem complicada, e suas estratégias de caça aproveitavam somente do que a natureza podia lhes oferecer.Também notei que as suas vestimentas eram feitas da pele de animais que eles matavam, e que era muito difícil para se matar um animal mais feroz, tipo ursos, mamutes e preguiças gigantes. Eles andavam por longas distâncias, errantes em busca de moradia, e punham sua vida em jogo, pois a qualquer momento podiam acontecer coisas imprevisíveis, como por exemplo um ataque de urso. Fiquei bobo de ver como sobreviveram durante toda a pré-história, pois além de tudo o que já disse eles dependiam muito uns dos outros para sobreviver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado Arthur. Também fico pensando nas condições de vida daquela época...clima hostil, predadores enormes, não havia um disque pizza...Percebe como o homem evoluiu? Eu também fico pensando em como a tecnologia avançou e hoje temos tudo à mão... ao ponto de não ser mais tão necessário encontrar meio para sobrevivência, já que temos tudo à mão.

      Excluir
  10. NOME:Isabela Almeida Professora Márcia,a 15 MIL anos atras notei que os pré-históricos já utilizavam a vestimenta de pele de animais,também tinham a capacidade da fala e já descobriram a técnica do fogo,já eram bem desenvolvidos.Eles eram pré-históricos que acreditavam em vida após a morte,existia um homem que se chamava Chama,que tinha vários papeis como curandeiro e profeta.Na caça notei que um dos pré-históricos ficava responsável por localizar o animal e os outros eram responsáveis por ataca-lo,ou seja,dividiam o trabalho entre eles e naquela época já pensavam qual seria a melhor estratégia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isabela, naquela época já pensavam como nós, os contemporâneos. A busca por um deus que explicasse o que não tinha explicação, a busca por um deus que suprisse suas necessidades espirituais. Percebe que em alguns pontos, pouca coisa mudou não é verdade? Naquela época, já possuiam os mesmos sentimentos que nós, medo, insegurança, ambição, desejo de alcançar o que aos olhos é impossível... é de se refletir.

      Excluir
  11. Eu entendi vendo os vídeos a cerca de 15 mil anos atrás,na Europa,os primeiros seres humanos da Terra usavam armas feitas por sì mesmos eram lanças com pedras na ponta,suas vestimentas eram de pele de urso,os abrigos eram feitos de folhas e ossos.Os homens primitivos utilizavao a natureza para a sua necessidade principalmente para se alimentar-sem.Eles conseguiram descobrir o fogo e para faze o fogo,precisavam de um par de pedras,também descobrirão a argila e o metal.Foi a partir deles que nós estamos aqui.

    ResponderExcluir
  12. bom eu achei muito interessante, eu observei que as mulheres tambem lutam contra os animais feroses utilizando suas lansas. Tambem observei que eziste uma frutinha chamada A BELA DAMA que causa alusinasoes e ela revela que animal tinha que caçar,as cavernas eram usada para dezenhar os animais ferozes como o Auroque um enorme touro. Suas tecnologia e o fogo e a lança sua lança tinha a ponta de chifres. Gostei muito professora e acho que os videos vai me ajudar a estudar para prova,obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Eu entendi vendo os vídeos a cerca de 15 mil anos atrás,na Europa,os primeiros seres humanos da Terra usavam armas feitas por si mesmos eram as lanças com pedras na ponta,suas vestimentas eram de pele de urso,os abrigos eram feitos de folhas e ossos.Os homens primitivos utilizavam a natureza para a sua necessidade principalmente para se alimentar - sem.Eles conseguiram descobrir uma das maiores descobertas,o fogo e para faze o fogo,precisavam de um par de pedras,também descobrirão a argila e o metal.Foi a partir deles,que nós estamos aqui.
    Letícia Ramos Ramalho,6° ano,colégio Cramer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Letícia, naquele tempo, os homens utilizavam os recursos naturais para sobrevivência. E hoje? Muita coisa mudou não é verdade? Hoje o homem utiliza a natureza, para enriquecer-se. E ela se limita a uma minoria. O acesso à água, à terra, aos recursos naturais antes era coletivo, hoje está muito restrito. Será por que?

      Excluir
  14. E possível perceber no vídeo, que os homens já haviam descoberto o fogo, e eram nômades, caçadores e coletores. No primeiro vídeo os homens ainda moravam em cavernas, já no segundo e no terceiro vídeo, os homens já haviam adquirido a técnica de fazer moradias de plantas, ossos e etc. Eles praticavam arte rupestre, nas paredes de suas cavernas, e acreditavam em deuses espíritos, entre outros. Suas vestimentas eram feitas de peles de animais, e suas armas eram feitas basicamente de pedras, pau, ossos, cipós entre outros objetos retirados da natureza.

    ResponderExcluir
  15. Achei o video muito interessante.Eu aprendi que eles mandam um homem para dentro da caverna para ver se aquela caverna ja estava ocupada.Eles acreditavao na vida apos a morte e deixavam os seus cemiterio.Eles casavao a frutinha que se chamava A bela dona que revela a criatura que eles deveriam casar.Eles usavam a caverna como a famosa sala dos touros.Eles casavao o maior touro que se chama Auroquio ele era capaz de matar um homem com uma saculidela dos chifres.Suas lanças tinhao a ponta de chifres

    ResponderExcluir
  16. Marcos Paulo disse:
    No video eu percebi que eles usavam as roupas feitas de pele de animais,usavam suas estratégia de caça constantemente,faziam seus rituais,praticavam suas crenças,usavam a cutura para fazer o fogo,,armas,roupas,etc.
    No segundo video eu percebi que eles já tinham a tecnica de construir cabanas,tinham o conhecimento de saber as cacteristicas da presa,fazer um tipo de maca para levar instrumentos,saber quando um grupo passou por ali,etc.
    Gostei muito os videos e pretendo assistilo de novo.
    Agradeço a oportuniade

    ResponderExcluir
  17. Eu observei vendo os videos que a muito tempo atras os primeiros seres humanos viviam em grupos,dominavam a técnica da caça.Faziam suas armas com ossos de animais,pedaços de madeira,etc.Suas vestimentas eram feitas com pele de urso,e suas cabanas eram feitas com ossos cordas e outras tecnologias que para eles eram de muita utilidade.
    Eles tinham os mesmos sentimentos que a gente podem pensar e sentir da mesma maneira que a gente.Acreditavam na vida apos a morte o motivo de terem deixados os cemitérios e voltado para a tribo.No grupo existia o Xamã que tinha diversos papeis como de curandeiro profeta e guardião do conhecimento do clã.
    Caio Oliveira

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -