Posted by : Cramer segunda-feira, 20 de outubro de 2014


ATIVIDADE :

Pesquise na internet :

1 - as tendências políticas dos partidos do Primeiro Reinado:

Partido Brasileiro

Partido Português



Trace um perfil dos partidos, em relação às tendências políticas considerando:

economia
sociedade



2 - Pesquise as tendências políticas dos dois partidos atuais que disputam a presidência do pais.

trace um perfil dos partidos, em relação às tendências políticas considerando :

economia
sociedade


Comentários
13 Comentários

{ 13 comentáriosComment }

  1. Questão 1 - O partido português era composto por portugueses, principalmente militares, eles apoiavam a política recolonizadora das Cortes de Lisboa, ou seja, eram conservadores e tradicionalistas e além de defender a recolonização, defendiam também a escravidão.
    Já o partido brasileiro era formado pela aristocracia rural brasileira, os detentores de grandes quantidades de terra e pretendiam manter a monarquia, apoiar os latifúndios e manter a escravidão. Eram progressistas em relação a economia e política (eles não queriam regressão econômica e nem política, eles queriam que o país progredisse) e conservadores em relação a sociedade (pois queriam a manutenção da escravidão).

    Laura Lírio - 8º ano.

    ResponderExcluir
  2. 1. O Partido Brasileiro era formado pelos aristocratas rurais brasileiros e tinha como objetivo separar o Brasil de Portugal, formando assim um estado nação independente. Queria também manter a monarquia. Em sua tendência econômica, defendiam que os avanços fossem mantidos e progredissem, usavam como maior meio econômico os latifúndios. Socialmente queriam continuar com a escravidão, por isso era considerado conservador.

    O Partido Português era formado por portugueses que viviam no Brasil, a maior parte eram militares. Em sua tendência política apoiava as cortes recolonizadoras de Lisboa, por isso era considerado conservador e tradicionalista. Socialmente concordava com a escravidão e economicamente defendia a recolonização.

    Kiara Gabriela Araujo Santos - 8° ano

    ResponderExcluir
  3. Primeiro Reinado

    As tendências do Partido Brasileiro que era formado pela aristocracia rural brasileira foram:
    Social: Escravidão (manutenção)
    Econômico: Latifúndios e escravidão (progressista)
    Político: Manter a monarquia

    Já no Partido Português que era formado por nordestinos (militares),suas tendências eram:
    Social: Escravidão (manutenção)
    Econômico: Brasil continuar a manter a economia de Portugal
    Político: Apoiava a política recolonizadora das Cortes de Lisboa (conservador)

    Isabela Almeida Durães Resende - 8° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bem Isabela, faltou a segunda parte do trabalho.

      Excluir
  4. 1) Partido brasileiro:Na questão econômica o partido brasileiro procurava manter a monarquia, agricultura, latifúndios e a escravidão.No social a maior tendencia era a escravidão. Na politica era manter a monarquia.
    Partido Português:Na economia Portugal procurava fazer com que o Brasil continuasse a manter a economia de Portugal.No social queriam progredir com a escravidão.Na politica era apoiar a corte recolonizadoras de Lisboa.
    Flávia Cândido Sasdelli
    8° ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, na realidade em relação ao social, não era 'progredir a escravidão" e sim mantê-la. Muito bom seu comentário.

      Excluir
  5. 1-O Partido Português queria a recolonização do Brasil,que a economia brasileira continuasse sustentando Portugal, e era um partido conservador,ou seja,queria que os antigos laços coloniais voltassem a predominar,a recolonização,defendia tambem o absolutismo,poder centrado no imperador.
    O Partido Brasileiro queria que o Brasil se distanciasse das relaçoes políticas com Portugal,autonomia política e queria a manutenção da escravidão em relação a sociedade,defendia a presença de um líder,mas que ele se submetesse ao parlamento.
    2-O PSDB é um partido conservador liberal,é contra a participação popular e o aperfeiçoamento das instituiçoes democráticas,por isso é conservador e relação a sociedade e liberal em relação a economia,pois libera capital estrangeiro.
    O PT é um partido considerado progressista,pois defende economia autônoma e independente do país e participação popular na republica brasileira.
    As ideologias do PT tiveram origem na proposta de governo de Karl Marx,tentando copiar sua forma de governo. Pode ser considerado um partido socialista tambem,por priorizar o povo.

    ResponderExcluir
  6. 1- o partido português queria a recolonização do Brasil para poder volta a ser como antes , sem a participação do povo e continuasse a sustentar a economia de Portugal
    O partido Brasileiro queria ficar distante de Portugal e continuar tendo sua liberdade tento no comercio como na economia

    2- O PSDB e um tipo de partido liberal e conservador o PSDB é contra a participação popular e o aperfeiçoamento das instituições democráticas.
    O PT e um partido considerado progressista Maior partido na Câmara dos Deputados,12 o PT foi o partido preferido de cerca de um quarto do eleitorado brasileiro desde dezembro de 2009 conforme revista publicada em 201013 . O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff são amplamente reconhecidos como seus membros mais notórios.14 Seus símbolos são a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro, a estrela vermelha de cinco pontas, com a sigla PT inscrita ao centro e o hino


    Estevao Magalhaes Viegas

    ResponderExcluir
  7. 1)Partido Brasileiro: e formado pela aristocracia rural brasileira,o nome mais importante era José Bonifácio,ele pretendia a separação de Portugal,mantendo a monarquia a escravidão e o latifúndio.
    Partido Português:e formado por português que aqui viviam, principalmente os militares e que apoiava a política
    Economia:a economia aborda política sócias no Brasil a parti das determinações estruturais e históricas do modelo econômico e político brasileiro e definidas na relaça entre estdaos e sociedade civil.
    Sociedade: nas sociedades de classe as relações de propiedade são expressões jurídicas das relações de produção .São relações de classe sócias .
    2)

    ResponderExcluir
  8. PSDB O Partido Português era formado por militares, altos funcionários públicos e antigos comerciantes que eram beneficiados pela administração portuguesa, era defensor dos interesses da alta burocracia do Estado e dos comerciantes portugueses, eles queria a recolonização do Brasil. PSDB: esteve na linha de frente da resistência a ditadura uniram se num novo partido para enfrentar desafios afastar os ricos de inoperância política e crise econômica que rodavam a democracia e fez dela um instrumento efetivo para construção do pais. O PSDB tem semelhança com o Partido Português.

    PT O Partido Brasileiro queria a independência do Brasil. Era formado por fazendeiros, grandes proprietários de terras e escravos, comerciantes que desejavam comerciar com a Inglaterra e a classe média. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Atualmente, governa o país através da presidenta Dilma Rousseff. As principais metas dos governos do PT tem sido o crescimento econômico, estabilidade econômica e geração de empregos. O PT tem semelhanças com partido Brasileiro.

    Fernando Junior Anacleto Ferreira 8°ano

    ResponderExcluir
  9. 1-O Partido Português queria a recolonização do Brasil,que a economia brasileira continuasse sustentando Portugal, e era um partido conservador,a recolonização,defendia tambem o absolutismo,poder centrado no imperador.
    O Partido Brasileiro queria que o Brasil se distanciasse das relaçoes políticas com Portugal,autonomia política e queria a manutenção da escravidão em relação a sociedade,defendia a presença de um líder,mas que ele se submetesse ao parlamento.
    2-O PSDB é um partido conservador liberal,é contra a participação popular e o aperfeiçoamento das instituiçoes democráticas,
    O PT é um partido considerado progressista,porque defende economia autônoma e independente do país e participação popular na republica brasileira.
    As ideologias do PT tiveram origem na proposta de governo de Karl Marx,tentando copiar sua forma de governo. Pode ser considerado um partido socialista por priorizar o povo.
    Lizandra M.Nascimento

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -