Posted by : Cramer
domingo, 28 de setembro de 2014
CORREÇÃO DA REVISÃO:
questões:
1 - o que foi o ABSOLUTISMO MONÁRQUICO?
forma de governo que surgiu na transição do sistema feudal para uma nova organização política e econômica moderna, , onde a figura do Rei passa a centralizar o poder político, legitimado pela igreja , financiado pela burguesia e apoiado pela nobreza a qual passa a se submeter ao rei em troca de privilégios, através de um complexo sistema burocrático (político-administrativo).
Em outras palavras, durante o sistema feudal, o poder era descentralizado, o rei tinha pouca expressão política. Mas após a crise do século XIV, ocorreu a necessidade de uma nova organização,visto que a \Europa estava imersa em conflitos e em uma grave crise econômica. Sendo assim, durante a formação dos Estados modernos e também durante o período de expansão marítima no século XV, o ABSOLUTISMO foi se consolidando em toda a Europa, pois era o sistema político que atendia ao contexto que exigia um lider político que pudesse intermediar conflitos e ao mesmo tempo garantir a estabilidade política, econômica (através do mercantilismo) e social do Estado moderno.
2 - explique as teorias de Thomas Hobbes e Maquiavel para justificar o ABSOLUTISMO MONÁRQUICO.
Ambos foram teóricos do ABSOLUTISMO, ou seja, foram pensadores que através de suas teorias elaboradas, defendiam e justificavam a autoridade máxima do REI sobre toda a sociedade.
Thomas Hobbes acreditava que o homem nascia mau, e que este era o motivo de tantos conflitos e guerras. Por isso, haveria necessidade de um líder forte, legitimo, que investido de toda autoridade, pudesse garantir a estabilidade a paz e a segurança de toda a sociedade. Ele defendia que o indivíduo deveria abrir mão de sua liberdade natural , para submeter-se a esse rei através de uma espécie de "PACTO SOCIAL", pois só assim, teria garantia de segurança e paz dentro do reino.
Maquiavel também um teórico a que defendia o absolutismo, dizia que a autoridade do rei era inquestionável e que todas as suas ações independente de quais fossem, deveriam ser respeitadas por eram para garantir a segurança e a estabilidade do rei. "Os fins justificam os meios". Sendo assim, ele justificava todas as ações do soberano, independente se fossem más ou boas para a sociedade.
3 - Qual a principal característica do absolutismo na França, de Luis XIV?
Em toda a Europa,o absolutismo foi se firmando como sistema político e o mercantilismo como sistema econômico. Alguns Estados, apresentavam absolutismos diferentes, com maior ou menor poder nas mãos no monarca. Na França,pode-se dizer que foi o absolutismo em que o rei concentrou TODOS OS PODERES em suas mãos. E para isso,utilizou de vários instrumentos e instituições. Ou seja, foi o poder mais centralizado e absolutista de toda a Europa.
4 - explique o argumento de Bossuet para justificar o absolutismo:
segundo Bossuet, o rei foi instituído por Deus e por isso deveria ser legitimado pela igreja e os súditos. Levando em conta que o contexto do absolutismo era de extrema religiosidade, tal teoria legitimou com grande poder a soberania dos reis. (teoria do direito divino dos reis)
5 - Explique o PACTO SOCIAL segundo Thomas Hobbes:
Como disse anteriormente,ele foi um dos teóricos do absolutismo. Ele defendia o CONTRATO SOCIAL ou PACTO SOCIAL, onde o indivíduo abriria mão de sua liberdade natural para se submeter totalmente a um soberano que pudesse garantir-lhes a paz e a segurança em meio ao caos. Segundo ele,o homem nasceu mau e só um lider forte , soberano e inquestionável poderia colocar fim aos conflitos através deste contrato.
6 - quais os interesses da burguesia,da nobreza e do clero na centralização do poder absolutista?
burguesia: apoio nos negócios e unificação da moeda.
nobreza: manutenção de seus antigos privilégios e não pagamento de impostos
clero: manutenção dos seus antigos privilégios, não pagamento de impostos e fortalecimento da igreja.
7 - cite três características do
ABSOLUTISMO: centralização do poder político,religioso e econômico nas mãos do soberano.
exército público forte e aparelhado para garantir o exercício do poder e segurança do reino.
sistema burocrático complexo de administração pública principalmente, para cobrança de impostos da burguesia e dos camponeses...pois o clero e a nobreza continuaram sem pagar impostos.
MERCANTILISMO: defesa da balança comercial (protecionismo alfandegário) ou seja,elevação da taxa de importação para produtos internacionais e assim protegendo o produto nacional.
metalismo: acumulação de ouro e outros metais preciosos...
monocultura: cultivo de uma cultura ou produto de grande valor no mercado internacional. O açucar por exemplo que foi vastamente produzido nas colônias americanas e africanas
escravismo: mão de obra escrava já que a escassez de mão de obra européia em virtude da crise do século XIV gerou grandes prejuízos econômicos. Com a "descoberta de novas terras" decidiram escravizar os nativos dessas terras para mão de obra nas colônias.
- Back to Home>
- CORREÇÃO DA REVISÃO - 7º ANO.
Quem sou eu
- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Links interessantes para pesquisa
Seguidores
Postagens populares
-
ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Méd...
-
PARA TODOS OS ALUNOS DO SÉTIMO ANO: A ATIVIDADE SERÁ ENTREGUE NA SALA DE AULA, DIA 05/05. PARA QUEM QUISER FAZER NO FERIADO, SEGU...
-
ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ A...
-
Produção de Texto NARRATIVO. Abaixo estão 20 perguntas as quais servirão de orientação para a produção do texto, ou seja, dever...
-
O PROGRESSO EM DISCUSSÃO... O progresso significa sobretudo desenvolvimento. Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento...
-
ALUNOS DO 6° ANO : ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestime...
-
AOS ALUNOS DO 9º ANO: SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO. ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO...
-
ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE: RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA CARACTERÍSTI...
-
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
-
IMPERIALISMO SÉCULO XIX E XX - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL