Posted by : Cramer domingo, 28 de setembro de 2014


CORREÇÃO DA REVISÃO:

questões:

1 - o que foi o ABSOLUTISMO MONÁRQUICO?

forma de governo que surgiu na transição do sistema feudal para uma nova organização política e econômica moderna, , onde a figura do Rei passa a centralizar o poder político, legitimado pela igreja , financiado pela burguesia e apoiado pela nobreza a qual passa a se submeter ao rei em troca de privilégios, através de um complexo sistema burocrático (político-administrativo).

Em outras palavras, durante o sistema feudal, o poder era descentralizado, o rei tinha pouca expressão política. Mas após a crise do século XIV, ocorreu a necessidade de uma nova organização,visto que a \Europa estava imersa em conflitos e em uma grave crise econômica. Sendo assim, durante a formação dos Estados modernos e também durante o período de expansão marítima no século XV, o ABSOLUTISMO foi se consolidando em toda a Europa, pois era o sistema político que atendia ao contexto que exigia um lider político que pudesse intermediar conflitos e ao mesmo tempo garantir a estabilidade política, econômica (através do mercantilismo) e  social  do Estado moderno.


2 - explique as teorias de Thomas Hobbes e Maquiavel para justificar o ABSOLUTISMO MONÁRQUICO.

Ambos foram teóricos do ABSOLUTISMO, ou seja, foram pensadores que através de suas teorias elaboradas, defendiam e justificavam a autoridade máxima do REI sobre toda a sociedade.

Thomas Hobbes acreditava que o homem nascia mau, e que este era o motivo de tantos conflitos e guerras. Por isso, haveria necessidade de um líder forte, legitimo, que investido de toda autoridade, pudesse garantir a estabilidade a paz e a segurança de toda a sociedade. Ele defendia que o indivíduo deveria abrir mão de sua liberdade natural , para submeter-se a esse rei através de uma espécie de "PACTO SOCIAL",  pois só assim, teria garantia de segurança e paz dentro do reino.

Maquiavel  também um teórico  a que defendia o absolutismo, dizia  que a autoridade  do rei era inquestionável e que todas as suas ações independente de quais fossem, deveriam ser respeitadas por eram para garantir a segurança e a estabilidade do rei. "Os fins justificam os meios". Sendo assim, ele justificava todas as ações do soberano, independente se fossem más ou boas para a sociedade.

3 - Qual a principal característica do absolutismo na França, de Luis XIV?

Em toda a Europa,o absolutismo foi se firmando como sistema político e o mercantilismo como sistema econômico. Alguns Estados, apresentavam absolutismos diferentes, com maior ou menor poder nas mãos no monarca. Na França,pode-se dizer que foi o absolutismo em que o rei concentrou TODOS OS PODERES em suas mãos. E para isso,utilizou de vários instrumentos e instituições. Ou seja, foi o poder mais centralizado e absolutista de toda a Europa.


4 - explique o argumento de Bossuet para justificar o absolutismo:
segundo Bossuet, o rei foi instituído por Deus e por isso deveria ser legitimado pela igreja e os súditos. Levando em conta que o contexto do absolutismo era de extrema religiosidade, tal teoria legitimou com grande poder a soberania dos reis. (teoria do direito divino dos reis)


5 - Explique o PACTO SOCIAL segundo Thomas Hobbes:
Como disse anteriormente,ele foi um dos teóricos do absolutismo. Ele defendia o CONTRATO SOCIAL ou PACTO SOCIAL, onde o indivíduo abriria mão de sua liberdade natural para se submeter totalmente a um soberano que pudesse garantir-lhes a paz e a segurança em meio ao caos. Segundo ele,o homem nasceu mau e só um lider forte , soberano e inquestionável poderia colocar fim aos conflitos através deste contrato.

6 - quais os interesses da burguesia,da nobreza e do clero na centralização do poder absolutista?

burguesia: apoio nos negócios e unificação da moeda.

nobreza: manutenção de seus antigos  privilégios e não pagamento de impostos

clero: manutenção dos seus antigos privilégios, não pagamento de impostos e fortalecimento da igreja.


7 -  cite três características do 

ABSOLUTISMO: centralização do poder político,religioso e econômico nas mãos do soberano.

                               exército público forte e aparelhado para garantir o exercício do poder e segurança do reino.

                              sistema burocrático complexo de administração pública principalmente, para cobrança de impostos da burguesia e dos camponeses...pois o clero e a nobreza continuaram sem pagar impostos.                           



MERCANTILISMO:  defesa da balança comercial (protecionismo alfandegário) ou seja,elevação da taxa de importação para produtos internacionais e assim protegendo o produto nacional. 

metalismo: acumulação de ouro e outros metais preciosos... 

monocultura: cultivo de uma cultura ou produto de grande valor no mercado internacional. O açucar por exemplo que foi vastamente produzido nas colônias americanas e africanas

escravismo: mão de obra escrava já que a escassez de mão de obra européia em virtude da crise do século XIV gerou grandes prejuízos econômicos. Com a "descoberta de novas terras" decidiram escravizar os nativos dessas terras para mão de obra nas colônias. 


Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -