Posted by : Cramer quinta-feira, 23 de outubro de 2014








Revisão:

África é um continente imenso, um dos maiores do planeta. 
SUa população é diversificada em vários aspectos:  étnico (bosquímanos, negróides, mediterraneo), cultural, político e religioso. 

Há grande variação também linguística impressionante. Mais de mil dialetos 

a organização política antes da chegada dos europeus : eram monarquias, reinos, impérios muito bem estruturados. Exemplo temos o Império do Mali, Songai, Egito.

havia outras formas de organização mais rústicas e chamadas de primitivas. Pequenas aldeias, tribos, agrupamentos que sobrevivem até aos dias atuais. 

obs: TODAS AS ORGANIZAÇÕES AFRICANAS UTILIZAVAM O CRITÉRIO DE PARENTESCO: O LIDER DA FAMÍLIA É QUE ERA O CHEFE, LOGO SUA ESTRUTURA POLÍTICA ERA HIERARQUIZADA. TODO O CONHECIMENTO VINHA DO MAIS VELHO. 

Em relação à religião, são POLITEÍSTAS. Valorizam a natureza, acreditam no sobrenatural e a sua ligação com as forças da natureza. Cultuavam os mortos através de um mediador. 

A QUESTÃO DA ESCRAVIDÃO.

antes da chegada dos europeus no século XV, já havia prática de escravidão nas civilizações africanas. Mas diferentemente da que foi praticada depois do século XV, a escravidão era cultural. Era difícil entrarem em guerra por disputa de territórios, mas quando ocorria ,  a tribo ou império vencedor levava cativos os moradores da aldeia rival,para serem escravizados. Também existia a escravidão por dívida. Porém, o tratamento era bem diferente daquele dispensado pelos europeus . O escravo africano poderia constituir família e os filhos de escravos com homens livres, não eram considerados escravos. 

Foi a partir do século II que os africanos conheceram uma nova forma de escravidão. A que alimentaria o comércio dos árabes. No norte da África, ocorreu uma intensa "invasão" e conversão ao islamismo e cristianismo. Porém conviviam em paz. Mas os árabes começaram a comercializar alguns produtos em troca dos escravos das aldeias. Foi aí então que o comércio de pessoas começou. Porém, foi só a partir do século XV que ele se intensificou de forma excepcional. Os europeus passaram a criar até mesmo empresas colonias no litoral africano, e com parcerias junto a lideres tribais,passaram a sequestrar familias inteiras para alimentar o comércio de escravos para as Américas. 

Atualmente, África é um dos continentes que mais enfrentam problemas de escassez e ausência de infraestrutura. Mas os motivos você verá mais tarde. Tem ligação com a neocolonização que sofreram no século XIX.

Mas também Àfrica é um dos continentes mais belos deste mundo. Àfrica do Sul é um dos países que mais cresce no cenário internacional.

Esse resumo é curto, mas creio que vai quebrar muito dos estereótipos que criaram ao longo da história em relação a este continente riquíssimo, diverso e multicultural. E que tem grande influência na formação de nossa identidade. 






Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -