Posted by : Cramer
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
Prezado aluno,
Este trabalho tem por objetivo
leva-lo à reflexão sobre o papel do
Estado como promotor da justiça e da ordem, bem como os direitos e deveres de
um cidadão dentro de uma sociedade de acordo com conceitos de “moral e ética”.
Objetiva também uma reflexão sobre as conseqüências de se infringir uma lei
estabelecida.
Por outro lado, levar à reflexão
sobre o contraditório “teoria e prática” das leis constitucionais que apesar de
declarar a igualdade de direitos, não
garante a execução desta igualdade, uma vez que a condição social é
determinante para que muitos não tenham assegurados a isonomia que prega a
lei.
A
sala será dividida em 2 grupos.
A peça consistirá em uma espécie de julgamento de um crime praticado por
um cidadão comum rico e um cidadão comum pobre.
Portanto, serão dois julgamentos.
O primeiro julgamento, ocorrerá na
segunda feira, dia 17/03/2014.
O segundo julgamento ocorrerá na segunda
feira, dia 31/03/2014.
Só há disponibilidade de uma aula
para cada julgamento. Portanto, os 50 minutos deverão ser muito bem
aproveitados.
1º julgamento: 17/03/2014
1 - No primeiro julgamento, que
ocorrerá no dia 17/03, deverá levar em consideração que a condição social do
réu é a pior possível. Bem pobre, crescido em ambiente hostil, sem assistência
do Estado, com família totalmente desestruturada. O crime deverá ser “criado” pelo grupo.
2 - Deverão abordar questões sobre moral e ética, de ambos os lados, ou
seja, tanto do lado da defesa, quanto da acusação, durante o julgamento.
3 - Deverão considerar que o réu não tem dinheiro para pagar advogados,
logo, os advogados foram também indicados pelo Estado.
4 - Os argumentos deverão ser bem articulados, fundamentados. Portanto,
deverá haverá extensa pesquisa na internet, deverão pedir ajuda aos pais, aos
conhecidos e se possível, até mesmo a advogados ou promotores que você conheça
2º Julgamento: 31/03/2014: segunda
feira.
1 - O Segundo julgamento,
ocorrerá no dia 31/03/2014, na segunda feira.
2 - Neste segundo julgamento, a condição social do réu será inversa. Bem
rico, crescido em uma ambiente regular, afetuoso, família totalmente
estruturada. O crime deverá ser “criado” pelo grupo.
3 - Também deverão abordar questões sobre moral e ética, de ambos os
lados, tanto da defesa, quanto da acusação, durante o julgamento.
4- Deverão considerar que o réu tem condição financeira para pagar
fiança, tem condições de pagar os melhores advogados.
Da organização dos grupos:
Os
grupos serão divididos em sala de aula.
Antes de dividir os grupos, a professora irá sortear um número de
jurados, os quais apenas assistirão os julgamentos e emitirão suas deliberações
à professora.
A juíza será a professora. A sentença será dada de acordo com o desempenho de
cada uma das partes e de acordo com os
votos dos jurados.
Grupo 1:
Um grupo desempenhará o papel da
promotoria (acusação). Portanto, esse
dois grupos irão se organizar de forma a estabelecer:
2 promotores de justiça que deverão se
revezar nas argumentações
Testemunhas de acusação (quantas
quiserem)
1 vítima
Grupo 2:
O outro grupo, desempenhará o
papel de defesa do réu (advogados de defesa). Portanto, esses dois grupos
deverão se organizar de forma a estabelecer:
1 réu
2 advogados de defesa que deverão se revezar nas argumentações
Testemunhas de defesa (quantas quiserem).
Portanto, é de extrema importância que
você se dedique ao máximo quanto à pesquisa sobre ética, moral, direitos e
deveres dos cidadãos. Deverá pesquisar casos e buscar o máximo de conhecimento,
para fundamentar seus argumentos. Peça ajuda à sua família e se possível, à
advogados.
Não será necessário se reunir fora da
escola. Ao dividir os grupos, cada um irá arcar com uma tarefa e o ensaio se
dará durante três aulas antes das apresentações, a saber: nos dias 10 e 14/03
Quaisquer dúvidas, DIRIJA-SE À PROFESSORA. ESTAREI À DISPOSIÇÃO PARA ESCLARECIMENTOS. SE EU NÃO
ESTIVER NA ESCOLA, MEU EMAIL É: márcia_f_cunha@hotmail.com.
E meu facebook está no grupo do 7º ano , do ano anterior.
Bom trabalho!!!!!
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