Posted by : Cramer segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Olá queridos alunos das turmas do 6º, 7º e 8º anos, sejam bem vindos!!!!

Espero que estejam preparados para mais um ano letivo!

Este blog será utilizado para atividades complementares em sala de aula e extra-classe, portanto, será necessário o cadastro de cada um de vocês!

Hoje, dia 03/02/2014, como primeira tarefa do ano, deverão produzir um texto sobre o seguinte tema:


"DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO... pra quê o por quê???"
Para auxiliá-los, segue abaixo um vídeo que trata sobre a questão dos direitos e deveres de um cidadão.





Comentários
9 Comentários

{ 9 comentáriosComment }

  1. Cada cidadão tem seus direitos e deveres que devem ser cumpridos como manda a Constituição Federal. Direito é uma palavra que vem do latim "directum" do verbo dirigere (dirigir, ordenar, endireitar), é um conjunto de regras e leis que são adotadas pela sociedade para resolver conflitos. Exemplo: o direito não proíbe ninguém de matar outra pessoa, mas se alguém matar, será julgado e punido com a determinada pena criada pela sociedade. Todos nós temos direitos como o direito à educação, moradia, ser respeitado, etc. Deveres é o que todos nós cidadãos temos a obrigação de fazer, por exemplo: temos o dever de respeitar os outros, de jogar o lixo no lixo e mais uma imensa série de outros deveres. Enfim, com tudo isso a única coisa que posso concluir é que os direitos e deveres são fundamentais para toda a organização da nossa sociedade e sem eles estaríamos sem qualquer sombra de dúvidas vivendo um verdadeiro caos.

    Jandir Lucas Ferreira Serra - 8º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Perfeita sua compreensão Jandir. Interessante você argumentar que o direito não nos proíbe de matar alguém, já que a agressão a outro não se refere a um direito nosso, mas sim o direito do outro de não sofrer a agressão. Por isso há punição. A lei é moral, é normativa, mas a ética é quem nos permite ter uma compreensão maior sobre o que é bom ou mau, já que a ética não é norma, é uma reflexão dos próprios atos. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. O vídeo me permitiu concluir que cada cidadão tem direitos e deveres a serem respeitados pela sociedade,e alguns de seus direitos são ser tratado como igual a todos os outros,direito a vida,e direitos políticos,que são votar e se candidatar como eleitor.Existem três tipos de direitos,os sociais,os civis e os políticos.Assim como direitos,cada cidadão tem deveres a cumprir também,como respeitar os outros seres e tratá-los com igualdade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Arthur! A igualdade, ou isonomia é o princípio do Direito. Todos nós somos iguais perante a Lei. Pelo menos teoricamente, já que a prática da Lei reserva privilégios à pessoas que têm melhores condições financeiras para pagar um bom advogado, pagar fiança estipulada pela justiça para que responda o processo em liberdade, enfim, têm os privilégios de vários mecanismos em que a condição social desfavorável acaba prejudicando o princípio da isonomia (igualdade). Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo me mostrou que Cada cidadão tem seus direitos e deveres que devem ser cumpridos .Direito é um conjunto de regras e leis que são utilizada pela sociedade para resolver conflitos,Todos nós temos que ter direito de estudar, ter uma moradia,ser respeitado, etc. Deveres e que nos temos obrigação de cumpri ou fazer-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Camila!! Cada cidadão para ter direitos, deverá cumprir seus deveres, que inclui respeitar os direitos dos outros. Obrigada pela participação.

      Excluir
  5. Professora Marcia.
    O vídeo me deu por entender que cada cidadão tem seus direitos garantidos e deveres para ser cumpridos. Temos vários direitos, como o politico, social e também o natural. O politico nós temos o direito de votar e também de ser votado. Os direitos sociais são, respeitar o próximo e também o seu limite. Naturais são aqueles direitos que você nasce com eles garantidos, como educação, saúde e uma moradia digna de um cidadão.
    Tudo isso é chamado de lei que nos protege e faz valer o nosso direito como cidadão, mas é claro cumprindo os nossos deveres.
    Marcos Paulo Nascimento Reis.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido, você fez uma pequena confusão. Direitos sociais são referentes ao acesso à educação, saúde, moradia digna. Os direitos naturais, são de liberdade, manifestação de opiniões (liberdade de expressão), direito de ir e vir... e também de respeitar os limites (os seus e os dos outros). Mas creio que você tenha entendido bem a matéria, pois tirou excelente nota na prova. Obrigada por participar do blog!

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -