Posted by : Cramer terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: 




Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija um comentário com suas palavras,  sobre o que você entendeu em relação o surgimento desta nova política, o Imperialismo do Século XIX . Obs: não há prazo para término desta atividade.  Será avaliada ao longo do bimestre. 

Comentários
14 Comentários

{ 14 comentáriosComment }

  1. O que sei e o que entendi foi que o Imperialismos foi a pratica que alguns países de grande potencia determinavam sua ordem (soberania) a países mais pobres; por exemplo a Africa (mostrada no vídeo). E existe ainda nos dias de hoje que países pobres são completamente dominados pelas grandes potencias!!

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que imperialismo é pratica de alguns países mais ricos onde eles determinam sua soberania aos países mais pobres, como foi no casa da África mostrado no vídeo, e que até hoje esses países mais pobres são dominados pelas potências de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel e Vitória Luiza, apesar das postagens estarem idênticas, é exatamente isto. Acrescento que estes países mais ricos, utilizam-se desta política nos campos social, econômico, cultural, territorial ( no caso do colonialismo africano por exemplo). Existem duas fases do imperialismo, o do final do século XIX e início do Século XX e o Imperialismo contemporâneo. O primeiro, buscava basicamente matéria prima, mercado consumidor e mão de obra barata. O segundo, é o que vivenciamos hoje e que tem como principal lider os EUA. Pautado na necessidade de manutenção de seu status de lider mundial, através de uma política intervencionista, promove invasões em paises ditos (inimigos da paz e da ordem mundial) sob a égide da prevenção. Um dos exemplos, foi a invasão do Iraque, sob a justificativa de encontrar armas químicas e que ate hoje, não encontraram.

    obrigada por participarem do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dinada.Aqui é que eu e Vitoria estavamos estudando juntos.Ai demos uma resposta meio igauis.

      Excluir
  4. Eu conclui que o Imperialismo foi a dominacao exercida pelos paises europeus sobre o continente africano e o asiatico durante o periodo da Segunda Revolucao Industrial causando muitas mortes e conflitos devido a busca de materia prima e mao de obra barata. Como a Africa estava dividida entre os paises europeus isso se reflete ate os dias de hoje na diversidade cultural do continente. Esses dentre outros motivos desencadearam o surgimento da primeira guerra mundial e das rivalidades existentes entre os paises ate os dias atuais.

    ResponderExcluir
  5. Ao analisar o vídeo pude compreender que os países imperialistas primeiramente procuravam explorar os países mais pobres, eles exploravam a economia, mão de obra e outras coisas. Até os tempos atuais vivenciamos a liderança de certos países sobre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Leonardo. Para isto, utilizavam a politica de expansão territorial. Atualmente, o imperialismo tomou novas formas, atraves de ataques chamados de "preventivos" a nações que se enquadrarem como "ameaça" para países imperialistas.

      Excluir
  6. Eu entendi que o mesmo com a restauração politica na Europa, o contexto político europeu se via tomado não só pelas propostas liberais(vindas da "experiência" francesa), mas também contou com a ascensão das tendências nacionalistas e socialistas.
    E também que o imperialismo é a atuação das "Potências" sobre os países mais pobres. O imperialismo pode ser a atuação das Potências com domínios territoriais e(ou) domínio cultural e econômico. Como ocorre hoje em dia: a atuação de países ricos em países pobres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Bruna, sua reflexão foi abrangente e completa.

      Excluir
  7. Na minha visao sobre o video , oque entendi foi que : os paises mais ricos determinam soberania sobre os paises mais pobres .
    como por exemplo o caso da África no video . E isso nao mudou muito , pois até os dias de hoje os paises mais ricos tem mais dominio dos paises pobres .

    ResponderExcluir
  8. Entendi q o imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas, assim como foi o que aconteceu na África. O vídeo está mostrando que sempre teve o poder os países como EUA, as potências que até atualmente ainda são, que mandavam nos mais pobres como a África que era totalmente explorada, que tinham que obedecer e fazer o que mandassem ou morreriam de uma forma ou de outra.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Gustavo Alexandre. Sua reflexão foi completa!

    ResponderExcluir
  10. O video mostra a visão imperialista (de soberania) e os dominios da burguesia na época, mas isso não mudou muito daqueles tempo pra cá. A burguesia, antigamente comanda, e monopolizava os paises menos favorecidos, em desenvolvimento, e sub-desenvolvidos. A Africa é colocada como exemplo no video, mas não foge muito do contexto atual. Os EUA, uma potencia desde aqueles tempo,conhecido historicamente pelas suas estratégias de guerra e seu oportunismo, ainda tem grande influencia nesses paises.

    ResponderExcluir
  11. eu entendi que além de mostrar a exploração sofrida pelos países subdesenvolvidos,mostra que as maiores potências mundiais comandavam os países subdesenvolvidos e continuam tentando controlar.No vídeo o país demonstrado como exemplo do que eu disse anteriormente foi a África, um país que foi e que ainda é subdesenvolvido.

    Obs: Ainda hoje a África é explorada por algumas das maiores potencias mundiais.

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -