Posted by : Cramer domingo, 19 de fevereiro de 2012



                 Em Crotona, extremo Sul da Itália, no sexto século antes de Cristo, depois de ter percorrido a Índia e o Egito, o grego Pitágoras, filósofo e matemático,  abriu uma escola de ensinamentos filosóficos. Em volta dele, formou-se uma comunidade de 300 alunos atraídos pelos ideais de RESPEITO e JUSTIÇA em harmonia com a natureza. Suas obras relacionadas a filosofia foram sistematicamente destruídas pois eram consideradas uma ameaça aos detentores do poder e da riqueza material. Uma de suas frases que causou tanta repulsa aos poderosos é a de que " O Estado existe para o benefício do governado", ou seja, já naquele tempo, o Estado se recusava a beneficiar o governado, como nos dias atuais... 



                 Em Genébra, 24 séculos mais tarde, nasce o também matemático e filósofo Gabriel Cramer, um homem descrito pelos amigos como "amigável, bem-humorado, sensato, saudável e com boa memória.”
Cramer tinha um vasto leque de interesses. Além de artigos sobre geometria, escreveu artigos sobre filosofia e assuntos tão díspares como “a aurora boreal” ou “a importância de ter mais de uma testemunha num julgamento”. Viajou por três anos por toda a Europa, com o objetivo de consolidar seus conhecimentos. 

Foi ainda membro do Concílio dos Duzentos e depois do Concílio dos Setenta, onde aplicou o seu conhecimento matemático à artilharia, à reconstrução de edifícios e à construção de fortificações.


Percebemos que tanto Pitágoras quanto Cramer nos deixou um legado indiscutivelmente valioso, levando em consideração as idéias, as aspirações, as capacidadades, as habilidades de cada um deles. Mas muito mais do que isto, deixou-nos o exemplo de que o homem não deve se limitar a seu meio ou  a seu contexto para formar conceitos ou construir conhecimento. O homem deve explorar espaços, idéias, opiniões contrárias, deve considerar as diversidades. Deve enxergar a igualdade não como uniformidade, mas sim como respeito às diferenças. Deve observar e ouvir...antes de falar. Deve ter ideiais nobres, de justiça, de paz, harmonia. Deve buscar o conhecimento, mas sobretudo amar a sabedoria. Pois só assim seremos capazes de construir um mundo melhor. 

Sejam bem vindos ao nosso blog...o blog do Colégio Cramer da Rede Pitágoas. Aqui compartilharemos idéias e opiniões. Executaremos tarefas e atividades propostas. 

Esperamos que usufruam do nosso espaço com responsabilidade, compromisso,  respeito...e  também com muito carinho.

Assim que acessarem o blog, façam  parte dele, clicando em "participe deste site", bem ao lado direito da tela. Para postar comentários, identifique-se com nome e turma. 

Divulguem o blog, compartilhem em redes sociais. Convide seus familiares  e amigos.

Esta é uma nova maneira de compartilharmos nossos conhecimentos, além de avaliarmos o aproveitamento de nossos estudos. 

E que tenhamos todos uma "boa viagem"!!

Márcia Cunha
Prof. História




 fontes biográficas: Artigo do colunista Vittório Mediolo Jornal Periódico
                                www.e-escola.pt/personalidades 


Leave a Reply

obrigada pela participação!

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

>

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Loading...

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -