Posted by : Cramer
domingo, 19 de fevereiro de 2012
Em Crotona, extremo Sul da Itália, no sexto século antes de Cristo, depois de ter percorrido a Índia e o Egito, o grego Pitágoras, filósofo e matemático, abriu uma escola de ensinamentos filosóficos. Em volta dele, formou-se uma comunidade de 300 alunos atraídos pelos ideais de RESPEITO e JUSTIÇA em harmonia com a natureza. Suas obras relacionadas a filosofia foram sistematicamente destruídas pois eram consideradas uma ameaça aos detentores do poder e da riqueza material. Uma de suas frases que causou tanta repulsa aos poderosos é a de que " O Estado existe para o benefício do governado", ou seja, já naquele tempo, o Estado se recusava a beneficiar o governado, como nos dias atuais...
Em Genébra, 24 séculos mais tarde, nasce o também matemático e filósofo Gabriel Cramer, um homem descrito pelos amigos como "amigável, bem-humorado, sensato, saudável e com
boa memória.”
Cramer tinha um vasto leque de interesses. Além de artigos
sobre geometria, escreveu artigos sobre filosofia e assuntos
tão díspares como “a aurora boreal” ou “a importância
de ter mais de uma testemunha num julgamento”. Viajou por três anos por toda a Europa, com o objetivo de consolidar seus conhecimentos.
Foi ainda membro do Concílio dos Duzentos e depois do Concílio
dos Setenta, onde aplicou o seu conhecimento matemático à artilharia, à reconstrução
de edifícios e à construção de fortificações.
Percebemos que tanto Pitágoras quanto Cramer nos deixou um legado indiscutivelmente valioso, levando em consideração as idéias, as aspirações, as capacidadades, as habilidades de cada um deles. Mas muito mais do que isto, deixou-nos o exemplo de que o homem não deve se limitar a seu meio ou a seu contexto para formar conceitos ou construir conhecimento. O homem deve explorar espaços, idéias, opiniões contrárias, deve considerar as diversidades. Deve enxergar a igualdade não como uniformidade, mas sim como respeito às diferenças. Deve observar e ouvir...antes de falar. Deve ter ideiais nobres, de justiça, de paz, harmonia. Deve buscar o conhecimento, mas sobretudo amar a sabedoria. Pois só assim seremos capazes de construir um mundo melhor.
Sejam bem vindos ao nosso blog...o blog do Colégio Cramer da Rede Pitágoas. Aqui compartilharemos idéias e opiniões. Executaremos tarefas e atividades propostas.
Esperamos que usufruam do nosso espaço com responsabilidade, compromisso, respeito...e também com muito carinho.
Assim que acessarem o blog, façam parte dele, clicando em "participe deste site", bem ao lado direito da tela. Para postar comentários, identifique-se com nome e turma.
Divulguem o blog, compartilhem em redes sociais. Convide seus familiares e amigos.
Esta é uma nova maneira de compartilharmos nossos conhecimentos, além de avaliarmos o aproveitamento de nossos estudos.
E que tenhamos todos uma "boa viagem"!!
Márcia Cunha
Prof. História
fontes biográficas: Artigo do colunista Vittório Mediolo Jornal Periódico
www.e-escola.pt/personalidades
- Back to Home>
- Pitágoras e Cramer
Quem sou eu
- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Links interessantes para pesquisa
Seguidores
Postagens populares
-
ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Méd...
-
PARA TODOS OS ALUNOS DO SÉTIMO ANO: A ATIVIDADE SERÁ ENTREGUE NA SALA DE AULA, DIA 05/05. PARA QUEM QUISER FAZER NO FERIADO, SEGU...
-
ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ A...
-
Produção de Texto NARRATIVO. Abaixo estão 20 perguntas as quais servirão de orientação para a produção do texto, ou seja, dever...
-
O PROGRESSO EM DISCUSSÃO... O progresso significa sobretudo desenvolvimento. Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento...
-
ALUNOS DO 6° ANO : ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestime...
-
AOS ALUNOS DO 9º ANO: SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO. ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO...
-
ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE: RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA CARACTERÍSTI...
-
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
-
Atenção alunos do 8º ano, 2º ano e 3º ano: leiam a noticía a seguir e responda a questão: Cite uma ação que você pode desenvolver na esc...
