Posted by : Cramer segunda-feira, 21 de setembro de 2015


O JOGO DO PODER : CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO.

Vimos na última aula que ocorreram várias transformações na Europa Medieval no processo de transição para a Europa Moderna. 

vários fatores influenciaram estas transformações. 

podemos citar como os mais importantes e marcantes:


  • O RENASCIMENTO CULTURAL - SÉCULO XIV
  • O EXPANSIONISMO MARÍTIMO - DESCOBRIMENTO DAS AMÉRICAS - SÉCULO XV
  • REFORMA RELIGIOSA OU PROTESTANTISMO - SÉCULO XVI 




o surgimento da classe burguesa, a partir do século XI está ligado a todos esses fatores. Percebe-se que sempre há uma associação de ideias e compartilhamento de objetivos quanto a todos os eventos citados acima, entre a burguesia e os eventos  que marcaram esse  do processo. 

Desde então, com o declínio da antiga forma de organização política e econômica, denominada FEUDALISMO, ocorre a necessidade de se estruturar uma nova forma de organização para que atendesse aos anseios dos vários grupos sociais envolvidos nesse processo histórico. 

essa nova forma de organização POLÍTICA é denominada de ABSOLUTISMO.

e a nova forma de organização ECONÔMICA é denominada MERCANTILISMO. 

no capítulo 5 da apostila... iremos tratar deste assunto. 

E como atividade extra classe, você deverá redigir um texto de no mínimo dez linhas, associando corretamente os termos  que representam os eventos que culminaram na nova organização política e econômica da Idade Moderna:

RENASCIMENTO - SÉCULO XIV - GÊNOVA E VENEZA - BURGUESIA - MECENAS - INDIVIDUALISMO  - RACIONALISMO - EXPANSIONISMO MARÍTIMO - CARAVELAS - HELIOCENTRISMO - GEOCENTRISMO - IMAGINÁRIO EUROPEU - PROTESTANTISMO - INDULGÊNCIAS - REFORMA RELIGIOSA - CRISTIANISMO CATÓLICO - TESES DE LUTERO - LUTERANISMO - CALVINISMO - CONTRARREFORMA CATÓLICA - ANGLICANISMO .


ATENÇÃO: NA REDAÇÃO, TODOS ESTES TERMOS DEVERÃO SER GRIFADOS EM VERMELHO OU ENTÃO MARCADOS COM O MARCA TEXTOS. 

para ser entregue dia 29/08/201 - na sexta feira. 
valor: 2 pontos. 




Comentários
22 Comentários

{ 22 comentáriosComment }

  1. o movimento conhecido como RENASCIMENTO, começou no final da idade média no SECULO XIV, aconteceu nas cidades de GENOVA E VENEZA que com o EXPANCIONISMO MARITIMO (processo no qual se tornaram os cetros do comercio, através das CARAVELAS e outros instrumentos foi possivel descobrir a verdade que a terra nao era o centro do universo(GEOCENTRISMO).
    O movimento falava no INDIVIDUALISMO (valorizaçao do ser humano) e RACIONALISMO apartir daí descobriu-se a teoria do HELIOCENTRISMO( sol como centro do universo).
    Os patrocinadores do movimento foram conhecidos como MECENAS eram os BURGUESES e eclesiaticos.
    A REFORMA RELIGIOSA aconteceu quando o CRISTIANISMO CATÒLICO deixou de ser o a religiao oficial, teve inicio com Martinho Lutero um monge alemao que nao concordava com os ideais da igreja(nao concordava principalmente sobre a venda de INDULGENCIAS), daí criou 95 TESES e afixou na porta da catedral. Gerou o PROTESTANTISMO que gerou mais 3 doutrinas: LUTERANISMO, CALVINISMO e ANGLICANISMO.
    Mas a igreja nao poderia cair totalmente, implantando o tribunal da inquisiçao. Esse período foi batizado de CONTRA REFORMA.

    Fábio César Vieira de Mello

    ResponderExcluir
  2. No início do SÉCULO XIV ao século XVI aconteceu o RENASCIMENTO em GÊNOVA E VENEZA pela BURGUESIA.Os MECENAS criticavam o CRISTIANISMO CATÓLICO pois eles acreditavam no INDIVIDUALISMO.Aconteceu o RACIONALISMO e o EXPANSIONISMO MARÍTIMO que utilizavam as CARAVELAS que acreditavam no HELIOCENTRISMO e no GEOCENTRISMO e nesse mesmo ano aconteceu o IMAGINÁRIO EUROPEU.O PROTESTANTISMO e as INDULGÊNCIAS teve como influência as TESES DE LUTERO.A igreja CATÓLICA não acreditavam no LUTERANISMO.Na CONTRAREFORMA ocorreram o CALVINISMO e o ANGLICANISMO. Brenno Augusto 7 ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Breno,seu comentário está incorreto.
      Refaça seu texto.

      Excluir
  3. O renascimento surgiu após do SECULO XIV. Que foi decisivo porque a igreja católica já nao tinha respostas e o homem começou a busca-las . Esse movimento foi muito importante pois aconteceu o PROTESTANTISMOS contra o CRISTIANISMO CATOLICO ( ou seja a igeja ) que foi resultado das dúvidas do homem entre a igreja que foi influenciado pelas TESES DE MARTIN LUTERO que foi o LUTERANISMO E O CALVINISMO contra a igreja e seu ANGLICALISMO ou seja o modo de pensar da igreja. O RACIONALISMO foi um pensamento na certeza do humano como o INDIVIDUALISMO , TEOCENTRISMO HELIOCENTRISMO e GEOCENTRISMO muito importantes para o modo de pensar do homem também contra a igreja e sua mentiras suas INDULGÊNCIAS e outros...Então surgiu A CONTA REFORMA CATÓLICA E REFORMA RELIGIOSA que não queriam acabar com a igreja e sim com suas açoes e pensamentos.
    Os MECENAS eram da BURGUESIA eram ricos e patrocinavam o renascimento. A volta do comercio participou em GÊNOVA E VENEZA e também sugiu o expansionismo marítimo o principal fato do surgimento das CARAVELAS dai veio o IMAGINARIO EUROPEU que foi o medo de encarar o mar '' e seus monstros.''

    > MARCELA SOUZA 7° ANO <

    ResponderExcluir
  4. O RENASCIMENTO que ocorreu no fim do SÉCULO XIV que auxilio o EXPANSIONISMO MARÍTIMO com isso as CARAVELAS, INDIVIDUALISMO E RACIONALISMO. Com o renascimento a BURGUESIA volta pela falta de sucesso do ANGLICANISMO e com o surgimento de LUTERO que começou a protestar as indulgencias da igreja católica com suas TESES. Com a volta do comercio em GÊNOVA E VENEZA, tudo mudou. Os MECENAS (burgueses ricos que patrocinavam o movimento do renascimento) aceitaram a REFORMA RELIGIOSA de cara apoiando o rei e o LUTERANISMO e indo contra o calvinismo. Com isso o surgimento da CONTRA REFORMA CATÓLICA e vários outros fatores como o o HELIOCENTRISMO (sol o centro do universo) ao invés de GEOCENTRISMO (terra centro de tudo) O HUMANISMO (o homem centro de tudo) E os europeus deixaram seu IMAGINÁRIO de lado e passaram a enfrentar seus medos

    Maria Fernanda Werneck - 7 ano

    ResponderExcluir
  5. A burguesia foi uma classe que surgiu no seculo XI que se enriqueceu com o surgimento do comercio como a principal fonte de renda.
    No seculo XIV ocorreu a crise, com a chegada da peste negra a Europa. Exterminando grande parte da população. Ainda no seculo XIV ouve o movimento artístico, cultural e filosófico denominado renascimento. os mecenas, que eram burgueses e padres patrocinaram o renascimento. e esse movimento mudou a forma de pensar de grande parte da população, com o surgimento do individualismo, que valorizava o homem e suas virtudes. e o racionalismo.
    Logo a após o renascimento houve a expansão marítima com o uso das caravelas. pois a Europa precisava de novas terras e metais preciosos com a crise do seculo XIV . logo depois , como consequência do renascimento houve o protestantismo que era um movimento contra o domínio da igreja católica que praticava as indulgencias (venda do perdão total ou parcial dos pecados)
    e a igreja, para conter o avanço do protestantismo, criou a contrarreforma perseguindo os protestantistas e queimando-os em praça publica.
    Do protestantismo surgiram outras novas religiões como Luteranismo, Anglicanismo, Calvinismo

    Otavio



    ResponderExcluir
  6. No inicio do SECULO XIV as navegações dominavam o IMAGINÁRIO EUROPEU estava asima de tudo voltado as navegacões pelo invento das CARAVELAS que facilitou as descobertas de novas terras .A igreja estava desesperada pois LUTERO ESUAS TESES cotestavam tudo ele criou a CONTRA REFORMA que por si criou outras religiões:CALVINISMO E AGLICANISMO . GABRIEL HENRIQUE

    ResponderExcluir
  7. O RENASCIMENTO aconteceu no século XIV,nesse século a BURGUESIA era uma classe social predominante na idade média,onde os burgueses emprestavam e trocavam dinheiro cobrado com lucros,os MECENAS eram burgueses também que patrocinavam,depois aconteceu uma crise chamada de ''crise do século XIV'',a crise da peste negra,muitas pessoas morreram por causa dessa peste,contaminadas por ratos.O renascimento cultural que vivia no tempo de'' GÊNOVA E VENEZA'' tinha as caracteristicas do individualismo ou o desejo de valorização individual,a busca por explicações racionais,o RACIONALISMO,a substituição,a substituição do teocentrismo medieval pelo antropocentrismo,a burguesia como grupo social menos tradicional,buscou a promoção social menos tradicional,buscou a promoção social através de arte e forneceu apoio financeiro aos artistas e pensadores.A expansão maritima,a revolução comercial,graças a acumulação primitiva de capital que propiciou,preparou o começou da Revolução industrial a partir da segunda a metade do seculo.O mercantilismo como sendo a politica econômica adotadas o objetivo principal destes governos era alcançar o maximo possivel de desenvolvimento econômico,através do acumulo de riquezas.Preocupados com avanços do protestantismo e com a perda de fieis,bispos e papas reunem-se na cidade italiana de Trento com o objetivo de traçar um plano de reação.
    Ass: CP

    ResponderExcluir
  8. Apos a crise do SECULO XIV, junto com o surgimento da BURGUESIA, e a volta do comercio de GÊNOVA E VENEZA.
    O CRISTIANISMO CATÓLICO, foi muito passado através do cristianismo católica, mais não foi asseito por todos.
    O RENASCIMENTO que significa '' volta a nascer''. Uma das explicações para o sucesso do renascimento cultural, foi sem duvidas o apoio de pessoas ricas. E a partir do protestantismo, foram criados, varias formas como o INDIVIDUALISMO, HELIOCENTRISMO, sol como o centro da terra, e o contrario do GEOCENTRISMO ( Drixando para tras o ENGLICANISMO) sendo assim o modo de pensar da igreja. Surge dois pensamentos que contestam a venda de INGULGENCIAS. 95 teses em latim que criticavam a venda de ingulgencias chamadas de TESES DE LUTERO.
    Alem da volta da cultura da antiguidade classica, e um pensamento alem do RACIONALISMO, sendo isso, os EUROPEUS, que tinham medo IMAGINARIO EUROPEU, eles resolveram montar as caravelas e foi ai que começou o EXPANCIONISMO MARITIMO.
    Com isso as pessoas começaram a se revoltar contra a igreja. esse fenomeno foi chamado de REFORMA RELIGIOSA, mas os fieis seguidores da fé catolica junto com padres e papas , eles tentaram impedir que contraditorio foi chamado de CONTRA REFORMA CATOLICA. - Joao vitor fonseca

    ResponderExcluir
  9. No século XIV foi o começo do renascimento lá em Gênova e Veneza que teve início com o protestantismo.
    O Protestantismo teve início por causa das teses de Lutero , essas teses se tornaram uma religião e ficou como Luteranismo. Tiveram outras com base nela como o Calvinismo e etc. A Burguesia também apoiou o luteranismo e a nobreza viu que a igreja tinha um terço das terras européias e poderiam confiscá-las para ter mais terras do que poderiam imaginar.
    Outra parte importante da historia foram as caravelas e o expansionismo marítimo pois sem eles não seriamos do jeito que somos hoje e nada do que conhecemos seria assim, poderíamos ser indígenas, homens da caverna etc.
    A igreja antigamente era muito abusiva pois fazia indulgências (salvação paga por dinheiro e não pela graça) e Lutero falou que isso era errado pois na Bíblia falava que a salvação era pela graça não por outras coisas, e essa era uma das noventa e cinco teses de Lutero, ele não queria acabar com a igreja, mas sim reformá-la, tinha a contrareforma católica, que eram aqueles que não aceitavam as teses de Martin Lutero e queriam deixar a igreja do jeito que ela estava.
    Já na Inglaterra o Rei queria se casar com sua amante mas o Papa não aceitou e então o Rei baniu a igreja católica de lá e fundou a igreja anglicana que ele mesmo seria o papa, e então seria Rei e Papa ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  10. O RENASCIMENTO aconteceu no século XIV,nesse século a BURGUESIA era uma classe social predominante na idade média,onde os burgueses emprestavam e trocavam dinheiro cobrado com lucros,os MECENAS eram burgueses também que patrocinavam,depois aconteceu uma crise chamada de ''crise do século XIV'',a crise da peste negra,muitas pessoas morreram por causa dessa peste,contaminadas por ratos.O renascimento cultural que vivia no tempo de'' GÊNOVA E VENEZA'' tinha as caracteristicas do individualismo ou o desejo de valorização individual,a busca por explicações racionais,o RACIONALISMO,a substituição,a substituição do teocentrismo medieval pelo antropocentrismo,a burguesia como grupo social menos tradicional,buscou a promoção social menos tradicional,buscou a promoção social através de arte e forneceu apoio financeiro aos artistas e pensadores.A expansão maritima,a revolução comercial,graças a acumulação primitiva de capital que propiciou,preparou o começou da Revolução industrial a partir da segunda a metade do seculo.O mercantilismo como sendo a politica econômica adotadas o objetivo principal destes governos era alcançar o maximo possivel de desenvolvimento econômico,através do acumulo de riquezas.Preocupados com avanços do protestantismo e com a perda de fieis,bispos e papas reunem-se na cidade italiana de Trento com o objetivo de traçar um plano de reação.

    Assinado:gabriel malachias

    ResponderExcluir
  11. No século XIV foi o começo do renascimento lá em Gênova e Veneza que teve início com o protestantismo.
    O Protestantismo teve início por causa das teses de Lutero , essas teses se tornaram uma religião e ficou como Luteranismo. Tiveram outras com base nela como o Calvinismo e etc. A Burguesia também apoiou o luteranismo e a nobreza viu que a igreja tinha um terço das terras européias e poderiam confiscá-las para ter mais terras do que poderiam imaginar.
    Outra parte importante da historia foram as caravelas e o expansionismo marítimo pois sem eles não seriamos do jeito que somos hoje e nada do que conhecemos seria assim, poderíamos ser indígenas, homens da caverna etc.
    A igreja antigamente era muito abusiva pois fazia indulgências (salvação paga por dinheiro e não pela graça) e Lutero falou que isso era errado pois na Bíblia falava que a salvação era pela graça não por outras coisas, e essa era uma das noventa e cinco teses de Lutero, ele não queria acabar com a igreja, mas sim reformá-la, tinha a contrareforma católica, que eram aqueles que não aceitavam as teses de Martin Lutero e queriam deixar a igreja do jeito que ela estava.
    Já na Inglaterra o Rei queria se casar com sua amante mas o Papa não aceitou e então o Rei baniu a igreja católica de lá e fundou a igreja anglicana que ele mesmo seria o papa, e então seria Rei e Papa ao mesmo tempo.

    By: Pedro Oliveira

    ResponderExcluir
  12. O RENASCIMENTO aconteceu no século XIV,nesse século a BURGUESIA era uma classe social predominante na idade média,onde os burgueses emprestavam e trocavam dinheiro cobrado com lucros,os MECENAS eram burgueses também que patrocinavam,depois aconteceu uma crise chamada de ''crise do século XIV'',a crise da peste negra,muitas pessoas morreram por causa dessa peste,contaminadas por ratos.O renascimento cultural que vivia no tempo de'' GÊNOVA E VENEZA'' tinha as caracteristicas do individualismo ou o desejo de valorização individual,a busca por explicações racionais,o RACIONALISMO,a substituição,a substituição do teocentrismo medieval pelo antropocentrismo,a burguesia como grupo social menos tradicional,buscou a promoção social menos tradicional,buscou a promoção social através de arte e forneceu apoio financeiro aos artistas e pensadores.A expansão maritima,a revolução comercial,graças a acumulação primitiva de capital que propiciou,preparou o começou da Revolução industrial a partir da segunda a metade do seculo.O mercantilismo como sendo a politica econômica adotadas o objetivo principal destes governos era alcançar o maximo possivel de desenvolvimento econômico,através do acumulo de riquezas.Preocupados com avanços do protestantismo e com a perda de fieis,bispos e papas reunem-se na cidade italiana de Trento com o objetivo de traçar um plano de reação.
    Victor Sousa

    ResponderExcluir
  13. No século XIV começou o renascimento em Gênova e Veneza,tendo início ao protestantismo.O protestantismo surgiu por causa das teses de Lutero,com essas teses deu surgimento a uma nova religião (Luteranismo) com base nessa tiveram outras religiões como Calvinismo. nessa epoca também foi o principal motivo do protestantismo contra a igreja e seu pensamementos dai surgiu o racionalismo.Héliocentrismo:o sol como o centro do universo a terra e os outros planetas giram em torno do sol,teoria desenvolvida por Nicolau Copérnico.Teocentrismo:Deus como o centro do universo,Deus é a explicaçao para todas as coisas.Humanismo:as artes se preocupam em retratar a perfeiçao humana os contornos do corpo humano ,valorizando-o,e tornando-o centro das preocupaçoes culturais.
    Renacimento:A Itália foi o berço do renacimento,e esse movimento foi mais do que artistico, intelectual e filosífico.

    aluno: Gabriel Herolt Araújo

    ResponderExcluir
  14. No século XIV começou o renascimento em Gênova e Veneza,tendo início ao protestantismo.O protestantismo surgiu por causa das teses de Lutero,com essas teses deu surgimento a uma nova religião (Luteranismo) com base nessa tiveram outras religiões como Calvinismo. nessa epoca também foi o principal motivo do protestantismo contra a igreja e seu pensamementos dai surgiu o racionalismo.Héliocentrismo:o sol como o centro do universo a terra e os outros planetas giram em torno do sol,teoria desenvolvida por Nicolau Copérnico.Teocentrismo:Deus como o centro do universo,Deus é a explicaçao para todas as coisas.Humanismo:as artes se preocupam em retratar a perfeiçao humana os contornos do corpo humano ,valorizando-o,e tornando-o centro das preocupaçoes culturais.
    Renacimento:A Itália foi o berço do renacimento,e esse movimento foi mais do que artistico, intelectual e filosífico.

    aluno: Rafael Cândido Fernandes

    ResponderExcluir
  15. ISADORA SANDIM DOS SANTOS
    Apos a crise do seculo XIV,com o inicio da BURGUESIAe a volta do comercio eu GENOVA E VENEZA,tudo mudou. O CRISTIANISMO CATOLICO foi muito usado atrvez da igreja catolica ,mas nem todos aceitaram isto .
    O RENASCIMENTO foi iniciado na italia foi uma culminancia de varias tentativas anteriores para a retomada de valores culturais classicos .Uma das explicaçoes para o sucesso do renascimento foi o patrocinio de pessoas ricas denominadas MECENAS
    apartir do PROTESTANTISMO foram criadas varias formas de pensar como o individualismo capas de concretizarobras sosinho HELIOCENTRISMO que o sol e o centro do univerço ao contrario do GEOCENTRISMO deixando para trez o ANGLICANISMO o modo da igreja pençar
    Asim surge o CALVINISMO e o LUTERANISMO que sao contra a venda de INDULGENCIAS o calvimismo ou voce nascia salvo ou nao e o luteranismo a salveçao era pela fe .Ela surgil com as teses de lutero .

    ResponderExcluir

  16. Oque começou no final da idade media do SECULO XIV foi chamado de RENASCIMENTO,aconteceu na Italianas cidades de GENOVA e VENEZA.
    O EXPANSIONISMO MARITIMO se tornam-se os centros do comercio.O expanciomo maritimo começou com as CARAVELAS ,aumentou o comercio acabou com o IMAGINARIO EUROPEU acreditava que existiam monstros nos mares.

    ResponderExcluir
  17. O que começou no final da idade media do SECULO XIV foi chamado de RENASCIMENTO,aconteceu na Italianas cidades de GENOVA e VENEZA.
    O EXPANSIONISMO MARITIMO se tornam-se os centros do comercio.O expancionismo maritimo começou com as CARAVELAS ,aumentou o comercio acabou com o IMAGINARIO EUROPEU acreditava que existiam monstros nos mares.
    O renascimento prezava o INDIVIDUALISMO pela valorização do ser humano e o RACIONALISMO a partir de descobrir que o sol fica no centro do universo HELIOCENTRISMO .
    Os patrocinadores do movimento foram os MECENAS que eram os BURGUESES que queriam ganhar prestijo perante asociedade.
    A REFORMA RELIGIOSA aconteceu quando o CRISTIANISMO CATOLICO saiu do poder teve inicio com Martinho Lutero um monge alemão que não concordava com a idéia da igreja prinsipalmente sobre a venda de INDULGENSIAS.

    ResponderExcluir
  18. O RENASCIMENTO foi um movimento artístico cultural que teve inicio no SÉCULO XIV nas cidades GENOVA E VENEZA e se espalhou por toda a Europa. A principal fonte de renda daquela época era o comercio fortalecendo ainda mais a BURGUESIA.
    Com o surgimento do PROTESTANTISMO vieram várias outras formas de pensar como, o HELIOCENTRISMO, o sol como o centro do universo; e o GEOCENTRISMO, que era a Terra como centro do universo
    Os MECENAS eram aqueles que injetavam dinheiro no comércio eram eles os burgueses e os padres, eles que patrocinavam o renascimento. O renascimento teve como conseqüência:
    .INDIVIDUALISMO foi quando o homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento e capacidade de ação individual.
    .RACIONALISMO foi uma teoria filosófica que deu prioridade a razão.
    Com o surgimento das caravelas, possibilitou o ESPANSIONISMO MARÍTIMO; já o IMAGINÁRIO EUROPEU foi o medo do mar e seus perigos.
    O CRISTIANISMO CATÓLICO vendia suas INDULGÊNCIAS em perdão dos pecados das pessoas. A REFORMA RELIGIOSA, pode-se dizer que foi um movimento ou até mesmo uma revolução religiosa. Onde o poder total da igreja foi questionado. A CONTRARREFORMA CATÓLICA foi uma barreira colocada pela Igreja contra a crescente onda do protestantismo.
    Depois foi deixado para trás ANGLICANISMO pelo surgimento do LUTERANISMO e CALVINISMO as indulgencias foram as vendas dos perdões do pecado que tinha como inimigo LUTERO E SUAS TESES.

    CAROLINA MESQUITA DE MORAES

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -