Posted by : Cramer quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Após a segunda guerra, o período da guerra fria, favoreceu a evolução de tecnologias avançadíssimas ao passo que as duas grandes potências mundiais, Estados Unidos e URSS, rivalizando-se em terra, rivalizaram-se também no espaço, promovendo até mesmo a chegada do homem à lua (fato discutível até hoje se real ou fraude ) mas que representou uma guerra travada  entre dois blocos –capitalistas e socialistas – e que ironicamente, aproveitaram até mesmo cientistas alemães nazistas para o incremento desta empreitada e que diga-se de  passagem, nos contemplou com a internet, o boom do milênio, já no final dos anos 90, século XX.


Alunos do 9º ano, leiam o texto abaixo e redijam comentários sobre o impacto positivo e o negativo nas sociedades humanas, a partir do avanço tecnológico com o fim da II Guerra Mundial. Valor: 3 pontos extras. 


Todos os inventos, principalmente do século XIX até nosso século, foram de grande utilidade atendendo grande necessidade.  
Ainda no século XV, a imprensa foi mais um marco na  evolução tecnológica,  do ponto de vista intelectual também. Antes dela, o conhecimento era limitado à líderes religiosos, políticos e a manipulação das informações era um instrumento de grande poder, o que dominava as massas e as fazia subservientes, por falta de conhecimento. Mas com as máquinas gráficas de reprodução impressa, tudo se transforma e a possibilidade de conhecimento deixa de ser monopólio de tão poucos.

A partir da imprensa, as idéias e a consciência se formaram por novos conceitos, permitindo o acesso de grande parte da população à questões que antes lhes eram limitadas e restritas em relação a religião, política, sociedade, ciência.

Caminhando mais adiante,  na metade do século XIX, cientistas alemães, ingleses e italianos, se interessaram por teorias que provavam a existência de ondas eletromagnéticas. E  no final daquele século, a industrialização de equipamentos radiotelegráficos já era uma realidade.


Mas um dos inventos mais interessantes foi sem dúvida a televisão. Um sistema de reprodução de imagens e som, instantâneos. É sem sombra de dúvida, um dos aparelhos mais utilizados pela sociedade humana. Toda casa, independente das condições sociais e econômicas, quase que por regra, possui uma televisão.

 Tudosobrefreigaspar.blogspot.com

E o comportamento das famílias, seu modo de vida, suas prioridades, seus anseios, suas expectativas, mudaram radicalmente após este invento. As principais informações, os entretenimentos, as notícias de modo geral, chegam de forma instantânea e podemos assistir em tempo real uma guerra no Oriente Médio, um casamento real na Inglaterra ou uma posse de algum presidente.

Também temos uma vitrine disponível de produtos industrializados, de todas as origens e marcas, aguçando nossas “necessidades” além de nossas reais demandas. Não consigo imaginar como o homem primitivo conseguiu sobreviver sem a televisão. Mas sei que até pouco tempo, caminhávamos nos finais de tarde, conversávamos das janelas das casas ou nas calçadas ou simplesmente líamos um livro até o pôr do sol. Mas hoje, temos as novelas em horários “nobres”, temos os telejornais, temos a televisão. E nosso passeio, nossas caminhadas, nossas conversas, perderam gradativamente seu espaço. Conseqüência do impacto tecnológico.

Mas existe um campo que a meu ver teve um impacto muito mais benéfico que todos os outros inventos tecnológicos citados anteriormente. É o campo da ciência aliado à tecnologia

Sabemos que várias epidemias dizimaram milhares de pessoas ao longo de nossa história.  Desde sua descoberta por observação até a produção em larga escala, os benefícios das vacinas contra bactérias e vírus que atormentaram por séculos os humanos e também os animais, é sem sombra de dúvida, um dos maiores benefícios trazidos pela evolução tecnológica. Neste campo, podemos citar os aparelhos radiológicos, que auxiliam na descoberta de doenças incuráveis como o câncer e outros tantos equipamentos que hoje são de extrema necessidade para o tratamento de vários tipos de doenças e descobertas de novas vacinas e medicamentos.  Não podemos esquecer da biotecnologia, que utiliza conhecimentos científicos, tecnológicos com objetivo de melhorar a produção agrícola e a qualidade da alimentação.

E a produção de energia elétrica? Para a utilização de todos estes equipamentos citados anteriormente, a energia elétrica é imprescindível. E as fontes  para a obtenção desta energia, são  também um marco na história da evolução tecnológica. Hidrelétricas, termelétricas, usinas nucleares, energia eólica, enfim, a tecnologia aliada à recursos naturais, que produzem a  energia que hoje se tornou imprescindível para o funcionamento de tantos aparelhos. Hoje, sem energia elétrica, estaríamos mergulhados no caos.

Nossa estrutura familiar, nosso cotidiano, nossos conceitos, valores morais, éticos, nossa visão de sociedade e mundo estão legitimamente ligados à evolução tecnológica. Foram fundamentados ao longo de nossa história e tudo o que conhecemos hoje, tudo o que somos ou o que nos tornamos, é fruto direto desta evolução.  Pois o conhecimento, as descobertas, as consciências críticas que fundamentaram a evolução de ontem, hoje estão fundamentados na tecnologia. Sem ela - a tecnologia, estaríamos perdidos. Ocorreu uma inversão? 
 Hoje, simultaneamente, nos comunicamos em tempo real com qualquer parte do mundo.
A chamada globalização, advento que transformou a vida da população mundial, último marco da evolução tecnológica na era contemporânea, é o maior exemplo de como a tecnologia  é capaz de superar a si mesma, sob a égide da “ satisfação das necessidades  e das demandas  do homem. 

Com o advento da internet  na década de 90, a globalização avançou assustadoramente, em forma de tecnologia  que além de ligar o mundo inteiro em tempo real, definiu a nova forma de capitalismo, aquela que cresceu na década de 70 , sob a égide do “capital especulativo”. Tornou-se fácil demais manipular remessas absurdas de dinheiro de um país a outro, num piscar de olhos, melhor, num clicar de mouse ou num teclar de dedos.

Ainda, no final da década de 80, com o fim do socialismo soviético, surge o neoliberalismo ou globalização e com ele a substituição das utopias humanistas pelo consumismo desenfreado, representado pelo pragmatismo político e econômico. Surgem Blocos Econômicos, compostos por países que possuem afinidade cultural mais acentuada e passam a cooperar entre si, formando bases internacionais.  

E com a nova ordem, aumentam-se as desigualdades sociais e a concentração de riquezas dos países ricos.

Nesta nova ordem, de uma política Mundial Multipolar e Multicivilizacional, a capacidade de evolução tecnológica é quem define as posições no jogo econômico mundial. Geralmente, os países mais industrializados é  que detém as mais avançadas tecnologias e por isto, são mais competitivos  neste mercado.

Comentários
2 Comentários

{ 2 comentáriosComment }

  1. Após a Segunda Guerra Mundial e durante a Guerra Fria, a disputa entre capitalistas e socialistas acabou gerando um avanço tecnológico gigantesco. Foi durante estes períodos que grandes acontecimentos e criações surgiram, como por exemplo, a ida do homem ate a lua, ninguém sabe ao certo se é verdade ou não, mas continua sendo um grande fato da historia da sociedade. E também foram graças a esses dois eventos que a internet foi criada, ela é um dos principais meios de comunicação mundial, se não for o principal.
    Esse avanço tecnológico gerou muitas coisas positivas para todos nós, antigamente muitas pessoas morriam simplesmente por estarem gripadas e hoje em dia isso não acontece mais. Um dos pontos positivos é esse, a melhoria da saúde.
    O problema desses avanços é que as pessoas não sabem utiliza-los, a internet que era para ser uma forma de facilitar a nossa vida acaba nos prejudicando, porque as pessoas não sabem a hora de parar e acabam ficando viciadas, muitas vezes as mesmas fazem apologias à violência ou coisas piores e todo o mundo pode ter contato com esse tipo de conteúdo e como dizem a população é muito influenciável, ou melhor, os jovens são muito influenciáveis.
    Esse grande avanço tecnológico também gerou a globalização, mas eu não tenho uma opinião formada sobre isso, ainda não sei se a mesma é um ponto positivo ou não. Mas de uma coisa eu tenho certeza, esse avanço tecnológico ajudou muito nossa população, mas ele só aconteceu graças a guerras então para mim não vale tanto a pena, dessa forma passa a ser considerado por mim como um acontecimento de mais pontos negativos do que positivos.
    Iara Giovanini Nunes - n 11

    ResponderExcluir
  2. um dos pontos positivos é que se não tivesse existido a Guerra Fria, não teríamos hoje o avanço tecnológico, em termos de comunicação e não teríamos por exemplo a internet , que hoje é o maior centro de informações.
    A tecnologia hoje, a telecomunicação, estão cada vez mais modernos, mais atualizados conforme a necessidade e aos avanços sem limites deste meio. eles ainda produziram vacinas e isto tinha sido um bom avanço e um bom aspecto positivo na tecnologia assim como a energia eletrica e sem elas estariamos "fritos"

    o ponto negativo da tecnologia é que ela está tomando conta da sociedade fazendo com que as pessoas não se enteragissem entre si sem a tecnologia ate mesmo como havia dito no texto a caminhada, as comverssas e outras coisa

    aluno: Breno Erick de Souza n:3

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -