Posted by : Cramer segunda-feira, 25 de março de 2013

Alunos do 9º ano. 

Esta atividade deverá ser feita até o dia 19/04/2013. Após esta data, esta postagem estará fechada para comentários, os quais serão TODOS avaliados! Bom trabalho: 

Você estudou sobre o IMPERIALISMO, PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E REVOLUÇÃO RUSSA. 

a partir do vídeo que você irá assistir abaixo, você deverá elaborar um texto em no mínimo 10 linhas, fazendo uma ASSOCIAÇÃO CORRETA destes fatos históricos, considerando o contexto, as implicações políticas, econômicas e sociais. Valor: 2 pontos: 




Comentários
21 Comentários

{ 21 comentáriosComment }

  1. Leticia Sanches Pereira Rodrigues 9 ano11 de abril de 2013 às 22:13

    As idéias socialistas e outros foram bases da revolução. O que se viu foi uma opressão do estado russo, como exemplo na pessoa de Stálin. O governo soviético não abriu mão dos domínios sobre países do leste europeu, da Ásia nem dos povos dantes conquistados e incorporados ao estado russo. Estabeleceu-se na Russia o socialismo, expandindo-o para outras nações.
    A primeira guerra mundial teve a participação da Rússia, sendo esta guerra esforço para conter e desintegrar impérios.
    Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Letícia, o texto está bom. Mas ficou um pouco confuso, pois você fala sobre as bases da Revolução e o estabelecimento dosocialismo. Mas depois, você fala da Rússia czarista. Deveria inverter os parágrafos, para que o texto fique mais coerente.

      Esqueceu de citar a Primeira Guerra Mundial.

      Excluir
  2. O imperialismo é uma política de expansão, domínio territorial e econômico de uma nação sobre as outras. Entre 1871 e 1914, a sociedade européia vivenciou a Belle Époque (Bela época), que foi uma fase de desenvolvimento industrial, com vários avanços tecnológicos. Nessa época, ocorreu uma feira em Paris onde os países mostravam seus inventos tecnológicos e competiam entre si mostrando que estavam preparados para uma possível guerra. Os motivos da primeira guerra mundial, pode-se dizer que foram as competições industriais, a disputa imperialista, a corrida armamentista, sistema de alianças e o nacionalismo. Em 1914 havia motivos de sobra para briga dos países europeus, como por exemplo: A disputa por novas fontes de matérias primas, novos mercados, as tensões nacionalistas acumuladas durante anos. E com este clima de tensão as grandes potências firmaram tratados de alianças com certos países que tinham como objetivo formar forças para combater a potência rival. E assim foram formados, a tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália e tríplice Entende: Inglaterra, França e Império Russo. Diante de tantos motivos, os países ainda sim não declaravam guerra, até que aconteceu o "estopim da primeira guerra mundial", o assassinato de Ferdinando, príncipe do império Austro-Húngaro, durante sua visita a sérvia. O império Austro-Húngaro não gostou das medidas tomadas pela Sérvia em relação ao crime e declarou guerra. E no meio de tantos conflitos, a Rússia não passava por bons momentos também. Estavam passando por uma revolução e então entrou na guerra, já havia perdido muitos soldados na guerra contra o Japão, então estava com um exército precário, a população era contra a entrada da Rússia na guerra, mas mesmo assim aconteceu. O que causou ainda mais insatisfação populacional. As derrotas militares contribuíram para agravar a situação econômica da Rússia, avanço da oposição (os socialistas)e a revolta social.

    Letícia Elisabet Galvão Gomes. Nº 18. 9º ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente o texto Letícia Elisabet. Você relacionou corretamente e seguiu a ordem dos fatos. Muito bom, Parabéns!

      Excluir
  3. Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.A Belle Époque (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano.
    Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e o cinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo,2 que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra).3 Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história.4 5 Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.6
    Entre as causas da guerra inclui-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato Habsburgo contra o Reino da Sérvia.7 8 Diversas alianças formadas ao longo das décadas anteriores foram invocadas, assim, dentro de algumas semanas, as grandes potências estavam em guerra; através de suas colônias, o conflito logo se espalhou ao redor do planeta.
    Lucas Henrique Ferreira Pardinho.N°24 .9° ano

    ResponderExcluir
  4. Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas.A Belle Époque (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidianoPrimeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo,2 que organizaram-se em duas alianças opostas: os Aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra).3 Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história.4 5 Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.6
    Entre as causas da guerra inclui-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália. Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato Habsburgo contra o Reino da Sérvia.7 8 Diversas alianças formadas ao longo das décadas anteriores foram invocadas, assim, dentro de algumas semanas, as grandes potências estavam em guerra; através de suas colônias, o conflito logo se espalhou ao redor do planeta..

    ResponderExcluir
  5. Imperialismo é uma política de domínio cultural, territorial e/ou econômico de uma nação sobre uma ou varias regiões geográficas.
    No final do século XIX as nações europeias passaram pela Belle Époque, um período de progresso e expansão tecnológica que durou até 1914, ano em que começou a 1° Guerra Mundial. Nessa mesma época aconteceu a Exposição Universal de 1889 em Paris, onde as nações mostravam seus inventos e "competiam" entre si para mostrar que estavam preparadas para uma futura Guerra.
    Além da competição industrial entre os países, a corrida armamentista, a divisão de alianças, a busca por mercados consumidores, matéria prima e mão de obra barata também motivaram o começo da 1° Guerra Mundial. Porém, mesmo com todos esses motivos, o verdadeiro "estopim" foi o assassinato de Ferdinando, príncipe do império Austro-Húngaro. O conflito envolveu grandes potencias de todo o mundo, as mesmas se organizaram em duas alianças opostas:
    - Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
    - Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, França e Império Russo.
    Mesmo participando da guerra a Russia não estava passando por um bom momento. O país havia perdido muitos soldados na guerra contra o Japão, e além disso estava passando por uma grande crise econômica, social e política. Com sua participação na Guerra o povo ficou cada vez mais revoltado, o que acabou dando mais motivos para que acontecesse uma revolução no país.
    Iara Giovanini Nunes - número 11 9° ano COLÉGIO CRAMER

    ResponderExcluir
  6. O imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras que buscam matéria-prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata. Na antiga Europa, a prática imperialista fez com que os países disputassem território, gerando grande tensão entre as potências, pois nem todas tiveram suas necessidades atentidas. Outro resultado dessa prática imperialista foi o nascionalismo, onde foi utilizado para persuadir as massas populares para fomentar a expansão territórial e também usou de discursos para aumentar o alistamento militar. Tal tensão entre as potências da Europa ocasional a corrida armamentista, o sistema de alianças... Mas ninguém declarara guerra a ningúem, ainda... Até que aproveitaram o assassinato de Ferdinando, príncipe do império Austro-Húngaro, para finalmente declararem guerra. O Império Russo foi um dos primeiro a entrarem na guerra, mesmo passando por um momento caótico, tanto na economia quanto no sistema político, mesmo perdendo vários soldados em uma disputa com o japão em terra chinesas, mesmo o povo indo as ruas e pedindo para que eles não fizessem parte disso. As revoltas então aumentaram e a população começou a não ver mais o czar como um representante de Deus, e sim, como um dos culpados por todo caos vivido. A fome, a seca, as mortes, a pausa nas atividades econômicas, tudo, só causou mais insatisfação da população, encoranjando o povo a lutar por aquilo que lhes era de direito.

    Juliana Dutra 9º

    ResponderExcluir
  7. Entre 1871 a 1914 ocorreu um período chamado Belle Epoque, que foi marcada pelo desenvolvimento industrial e a competição dos países com seus avanços tecnológicos.Os motivos para a guerra acontecer eram muitos,um deles já era a competição entre os países e a disputa imperialista que era a disputa por matéria prima.Com esses motivos as preocupações com uma possível guerra começou, e apesar dessas preocupações,a população ainda não esperava pela guerra mas as potencias já se preparavam militarmente dando inicio a uma corrida armamentista. As potencias com toda essa situação formaram a política das alianças, nomeadas de tríplice aliança( Império Alemão,Imperio Austro-Húngaro e Itália) e a tríplice entente (França, Inglaterra e Império Russo), com as rivalidades desses países eles ainda ameaçavam guerra, mas aconteceu o "estopim", ou seja, o assassinato de Francisco Ferdinando, fazendo com que a Áustria-Hungria declarasse guerra contra os sérvios. No meio dos conflitos da guerra, o Império Russo não passava por um bom momento,a situação econômica e social piorou ainda mais e recomeçaram outras reações contra o governo.Com toda essa situação as pessoas começaram e ver que Czar era o grande responsável,afinal as pessoas estavam passando fome e ele permanecia na guerra, então com todas as derrotas militares as revoltas sociais começaram a surgir e dar novos rumos a revolução.
    Ana Carolina Campos Rosa de Lima - Nº 1. 9º ano

    ResponderExcluir
  8. Imperialismo foram as nações poderosas ampliando e mantendo o controle sobre os povos ou as nações mais pobres,a expansão econômica dos países capitalistas,ocorrido na época da segunda revolução industrial. A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918 , a rivalidade era grande, que resolveram formar grupos,França,Inglaterra e Russia assinaram acordos contra a Alemanha .A Itália inicialmente entrou em contrato com a tríplice aliança e depois os Estados Unidos tentou convence-la de ir para seu lado, ocorreu muitas disputas imperialistas entre a Inglaterra e a Alemanha.A revolução começou pela fome gerada pela guerra,era governada pelo Czar, que tinha o poder absoluto,todos estavam submetidos a ele.Em 1904 a Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão,isso desorganizou a economia piorando a situação dos operários e camponeses.A Revolução de Fevereiro de 1917,derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia,o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república liberal.

    Letícia do Nascimento Reis. 9°ano N°17

    ResponderExcluir
  9. Márcia, eu enviei o meu texto anterior, mas não sei se ele chegou, acho que deu algum erro, então to mandando de novo, se você receber duas vezes, foi por isso.

    Vários fatores levaram a Primeira Guerra Mundial, e um deles foi a disputa imperialista, onde todos queriam se mostrar mais fortes e poderosos. Como já se preparavam para uma possível futura guerra, formaram-se o sistema de alianças, a Tríplice Aliança: formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália; e a Tríplice Entente: formada pela Inglaterra, Império Russo e França.
    Fabricavam cada vez mais armas, preparavam homens para a marinha, exército e aeronáutica, mas ninguém dava o primeiro passo, até que o Príncipe da Áustria Hungria, Francisco Ferdinando, foi a um desfile na Sérvia, onde acabou sendo assassinado.
    A Áustria queria tomar medidas como investigar o caso na Sérvia, mas esta não permitiu, e a Áustria não gostou, arrumando assim uma desculpa para declarar guerra.
    Então, todos os países que participavam das Tríplices, se viram obrigados a lutar, e obviamente, a Rússia estava no meio.
    Mas não era somente na guerra que a Rússia estava metida, os moradores já estavam passando por péssimos momentos deixados pela guerra contra o Japão, e agora com a nova guerra e com pouquíssimos homens, as famílias se viam passando cada vez mais fome. Tinham motivos suficientes para começarem uma revolução, e assim fizeram, até que alcançaram o objetivo, quando Lênin entrou assumindo o poder, deixaram a Guerra e algum tempo depois, a Rússia conseguiu se erguer economicamente de novo.

    Paloma Loren de Souza, 9º ano

    ResponderExcluir
  10. Ápos a Belle Époque(final do século xix)uma época de progresso industrial,fortalecimento ecônomico das principais capitais europeias, aumentou a competição/rivalidade entre os países europeus quanto ao comécio.As grandes potências da europa adotaram a politica do imperialismo onde estas(Ex.:Alemanha,Inglaterra,França,etc.) buscavam em paises de menor desenvolvimento materia prima,mao de obra barata e mercado consumidor tornando-os suas colônias.De maneira modesta no final da decada de 1880 e no inicio do novo seculo, começou a corrida armamentista onde os paises europeus começaram um grande desenvolvimento/fabricação de armas e recrutamento para o exercito,diante de tal situação os paises europeus estavam caminhando para a 1° Guerra Mundial.Foi criado então o sistema de alinaças onde havia a trplice aliança,formada pelo império Alemão, império Austro-Hungaro e a Itália; e a triplice entente formada por Inglaterra, França e Império Russo.O estopim da 1° Guerra Mundial foi o asssasinato do herdeiro do trono Autro-Hungaro, Francisco Ferdinando.Ápos tal acontecimento o império Autro-hungaro declara guerra contra a servia e em apoio a Sérvia a Russia declara guerra contra á Áutria-Hungria,Alemanha declara guerra contra a Russia e todos os aliados de ambas as triplices declaram guerra entre si.
    A Russia que ja vivia uma situação problematica tanto economicamente quanto socialmente e politicamente, pois havia de perder uma guerra para os Japoneses em pro de conquista de territorios, seu povo passava fome tanto nos campos quanto em regiões urbanas por causa da pobreza, havia os conflitos entre a população e o Czar que persistia a permanencia da Russia na 1° Guerra Mundial e o regime politico da monarquia capitalista e estava atrasada industrialmente em relação ás outras potêcias economicas.Todos esse motivos geraram um sentimento de revolta contra o Czar.Os sovietes(grupo de trabalhadores que organizavam manifestações,greves)uma das principias manifestações da revolução russa foi o Domingo Sangrento onde trabalhadores entre mulheres e crianças se reuniram e foram em direção ao palácio do Czar; os guardas reais nao sabendo oque fazer atacram os manifestantes, resultando em cerca de 300 mortes. ápos este acontecimento o Czar fez algumas modificações na conctituição do país como a criação de um parlamento denominado DUMA mas este nao modificou quase nada o poder do Czar.Com a entrada da Russi na 1° Guerra Mundial a população se revoltou mais ainda, pois o país ja sofria muito com varias situações precarias, a Guerra só iria agravar a situação. Foi então quando o Czar Nicollau II renunciou o poder e foi imposto um governo provisório, este por sua vez foi retirado do poder e quej assume o comando da Russia eram os denomidados Bolcheviques(faziam parte do Partido Operário Social-Democrataumas das primeiras medidas tomada pelo governo foi a retiada da Russia da 1° Guerra Mundial.

    Lorena de Oliveira Camargo. N°21 - 9°Ano

    ResponderExcluir
  11. Quando Czar Nicolau II,era o rei da Rússia(na época o sistema imperialismo que comandava),o povo estava passando sérias dificuldades como :fome,doenças,falta de condiçoes financeiras, dentre outras coisas.Assim o povo fez uma manifestaçao de pessoas,pedindo a Nicolau que ajudasse o povo.
    Nicolau retribuindo esse favor, mandou seus soldados matarem todos que estavam na manisfestaçao,assim morreram 250 Mil pessoas nesse dia "Que foi considerado o Domingo Sangrento". Após esse dia o povo se revoltou,onde ouveram greves,manifestaçoes,motins.
    Após o Domingo Sangrento Nicolau querendo aumentar o seu império entrou em guerra com Japão,que era uma das potências militares mais fortes, assim perdendo a guerra contra o Japão,os soldados cansados e com fome, foram enviados para a 1ª Guerra Mundial.
    Após a 1ªGuerra Mundial o povo revoltado com o Nicolau decidiu-se opor a ele, tirando-o do trono.

    Nicolas Rabello.Nº32.9º Ano

    ResponderExcluir
  12. O Imperialismo é uma política de expansão, domínio territorial e econômico de uma nação sobre as outras. O atual Imperialismo, pode ser denominado como neocolonialismo, pois possui semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX. No início do século XIX (1871) a sociedade européia vivenciou a Belle Époque, que foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano. Nessa época, houve uma feira em Paris, onde os países mostravam seus inventos e criavam um tipo de ''competição'' entre si, mostrando assim, que estavam preparados para uma suposta guerra.
    A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou confrontos entre as nações européias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com territórios extensos e muitos recursos para serem explorados, Alemanha e Itália foram praticamente obrigadas a se contentar com territórios de baixo valor. Esse foi um dos motivos da guerra, pois essas duas nações buscavam por mais territórios para explorar seus recursos.
    Em 1914 haviam motivos de sobra para briga dos países europeus, como por exemplo: A disputa por novas fontes de matérias primas, novos mercados, as tensões nacionalistas acumuladas durante anos. E com este clima de tensão as grandes potências firmaram tratados de alianças com certos países que tinham como objetivo formar forças para combater a potência rival. E assim foram formados, a tríplice Aliança (o acordo militar entre a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Itália, estabelecido formalmente em 20 de Maio de 1882, em que cada uma garantia apoio às demais no caso de algum ataque de duas ou mais potências sobre uma das partes) e Tríplice Entente, uma aliança militar entre o Reino Unido, a França e o Império Russo.
    Quanto a Revolussão Russa de 1917(Outubro), posso dizer que com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Concluindo, a Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.

    Maríana, n° 29. 9° ano

    ResponderExcluir
  13. A Europa vivenciou o imperialismo e a competição dos países para mostrar seus avanços tecnológicos e competirem para ver quem estava mais a frente com a tecnologia (Belle Époque). Assim com essa disputa começaram a criar desavenças entre si, assim criando um motivo para uma guerra. Já havendo "richas" entre os países houve uma visita de um príncipe do Império Austro-Húngaro a Sérvia, e nesta suposta visita ele foi assassinado por um dos mãos-negras. E então com um grande motivo para declarar uma guerra as províncias se desafiaram dando início a Primeira Guerra Mundial. A Rússia que também havia entrado na Primeira Guerra, e já tinha seu exército um pouco dizimado porque havia disputado o território na China com o Japão, o povo já estava cansado da guerra, então foram as ruas pedir ao czar que os tirasse das guerras porque as tropa já estavam cansadas e devastadas juntamente as famílias. Centenas de pessoas foram metralhadas pela Guarda Imperial, e o povo se revoltou com o czar e desconfiavam que ele não seria mesmo o representante de Deus nomeado pela igreja. Para a multidão se acalmar o czar Nicolau II prometeu estabelecer uma DUMA. Depois do povo ter se acalmado czar dissolveu a DUMA deixando o povo ainda mais revoltado. Após esse acontecimento a população criou o partido dos SOVIETES que eram o partido dos operários para tirar o czar Nicolau II do poder. E em 15 de março de 1917, o conjunto de forças políticas de oposição (liberais burguesas e socialistas) depuseram o czar Nicolau II, dando início à Revolução Russa.

    Renata Maria B. Silva N° 35. 9° ano

    ResponderExcluir
  14. A Belle Époque foi uma época em que a tecnologia em todos os países tiveram um avanço. Em 1889 teve uma feira em Paris em que todos os países mostravam suas criações.
    O exercito Austro-Húngaro fazia manobras militares em território da Bósnia, perto da fronteira com a Sérvia, ocasião que o herdeiro do trono Austro-Húngaro Francisco Ferdinando, e sua esposa foram até Sarajevo, capital da Bósnia. O herdeiro do trono planejou um passeio em carro aberto, logo na partida uma bomba caseira explodiu em um dos carros oficiais, mas não os atingiu, neste momento o carro onde o herdeiro estava tomou outra direção e acabou entrando em uma rua sem saída, sendo morto por um dos membros que planejou o atentado anterior. O império Austro-Húngaro exigiu providências da Servia, dentre elas que fosse permitido ao governo Austro-Húngaro investigar dentro da Servia, para descobrir e punir todos envolvidos no atentado, exigência negada pela Servia. Não satisfeita com a negativa o império Austro-Húngaro declarou guerra aos Sérvios. As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras, a fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. Com a entrada dos EUA do lado da Tríplice Entente com o objetivo de defender a Inglaterra e a França, fazendo a tríplice aliança assinar o Tratado de Versalhes que impunha a esses países punições, como por exemplo pagar os prejuízos da guerra.
    O imperialismo buscava três coisas: Mão de obra barata, mercado consumidor e matéria prima. A política imperialista provocou muitos conflitos começando uma rivalidade entre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial.
    No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria menchevique como governo provisório. Com os mencheviques no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. A morte de Lênin, em 1924, deu início a uma forte disputa interna no partido comunista para decidir quem seria o sucessor do líder bolchevique. Em jogo, estava o cargo máximo. Stálin venceu a disputa e deu início a uma nova era na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Exercendo o poder de forma ditatorial e expulsando vários de seus inimigos políticos do país, Stálin permaneceu a frente do governo até o dia de sua morte, e durante esse período, o país mudou quase que completamente.

    ResponderExcluir
  15. O imperialismo é como é chamado o dominio territorial e economico de um país sobre o outro. A sociedade Europeia acompanhou uma fase chamada de Belle Epoque. Em Paris os demais países mostravam suas armas e de certa forma mostravam o quanto estavam preparados pra uma futura guerra. A competição industrial foi uma das principais causas da primeira guerra mundial. Após a morte do principe Austro-Húngaro a guerra foi declarada. Nesse mesmo tempo a Russia passava por uma revolução originada pelas ideias socialistas e outras bases. Com suas derrotas militares o governo de Czar teve sua situação agravada, o que fez com que a sua oposição tivesse um avanço.

    Victória Maria Almeida de Alcantara. Nº 38 9º ano

    ResponderExcluir
  16. Pessoal , encerradas as postagens para o primeiro bimestre.

    Quem participou, já foi pontuado. Obrigada pela participação!

    abraços a todos!

    ResponderExcluir
  17. No período entre 1871 e 1914, a sociedade Europeia vivenciou a Belle Époque, foi uma fase dos avanços tecnológicos junto com o desenvolvimento industrial. Logicamente os países começaram a competir entre si, mostrando que estariam preparados para uma guerra. O que gerou a primeira guerra, as competições, a disputa imperialista , sistema de alianças e o nacionalismo.
    A disputa por novas fontes de matérias primas, novos mercados, as tensões nacionalistas acumuladas durante anos eram os motivos para a briga dos Europeus. Com isso foi formada a Tríplice Aliança e Entende. Mas ninguém declarava guerra, até que teve o estopim da primeira guerra mundial, assim o império Austro-Húngaro declarou guerra. A Rússia apesar de estar passando por uma revolução entrou na guerra e causou muita insatisfação da população !


    Paula Caroline, número 34. 9 ano

    ResponderExcluir
  18. ok, lido, lançado. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  19. Imperialismo é a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico, Belle Époque foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano. Nessa época, ocorreu uma feira em Paris onde os países mostravam seus inventos tecnológicos e competiam entre si mostrando que estavam preparados para uma possível guerra. Os motivos da primeira guerra mundial, pode-se dizer que foram as competições industriais, a disputa imperialista, a corrida armamentista, sistema de alianças e o nacionalismo. Em 1914 já tinha muitos mutivos para acontecer a guerra,por exemplo: A disputa por novas fontes de matérias primas, novos mercados, as tensões nacionalistas acumuladas durante anos. E com este clima de tensão as grandes potências firmaram tratados de alianças com certos países que tinham como objetivo formar forças para combater a potência rival. E assim foram formados, a tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália e tríplice Entende: Inglaterra, França e Império Russo. Diante de tantos motivos, os países ainda sim não declaravam guerra, até que aconteceu o(estopim da primeira guerra mundial), o assassinato de Ferdinando, príncipe do império Austro-Húngaro, durante sua visita a sérvia. O império Austro-Húngaro não gostou das medidas tomadas pela Sérvia em relação ao crime e declarou guerra. E no meio de tantos conflitos, a Rússia não passava por bons momentos também. Estavam passando por uma revolução e então entrou na guerra, já havia perdido muitos soldados na guerra contra o Japão, então estava com um exército precário, a população era contra a entrada da Rússia na guerra, mas mesmo assim aconteceu.
    Victor Adelmo Oliveira Silva Nº:37 9º ano

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -