Posted by : Cramer segunda-feira, 21 de setembro de 2015


 

ALUNOS DO 6º ANO:


Assistam aos vídeos. Eles referem-se às Grandes Civilizações da Mesopotâmia, Antigo Egito e Mesoamérica (Povos Incas, Maias e Astecas). 
Assistam atentamente até o final do vídeo e juntamente com o resumo e as aulas espoxitivas, estude e  redija um comentário sobre uma das estruturas que você escolher ( política, religião, sociedade ou economia) de um destes povos). A data limite para postagem é até o final do bimestre. 

Prof. Márcia.

MESOPOTÂMIA - ATUAL ORIENTE MÉDIO 




O ANTIGO EGITO 



A MESOAMÉRICA 

América Pré colombiana

Astecas


Maias


Incas 





Comentários
9 Comentários

{ 9 comentáriosComment }

  1. Entre os vídeos, gostei muito dos que fala sobre o Antigo Egito; pois fiquei impressionado em ver a capacidade do ser humano daquela época, mas o que mais me impressionou, foi a sua religião. Adorei ver como as pessoas louvavam seus deuses, principalmente os faraós, que cada um em seu governo construiu grandes civilizações, como pirâmides, estátuas e templos. Também me impressionei, quando pude ver que os faraós guardavam riquezas em seus futuros túmulos, para oferecer aos deuses. Enfim, adorei.

    Jandir Lucas Ferreira Serra 6º ano

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Jandir! Você percebeu que o Faraó era considerado um deus aqui na terra e que ele tinha o poder político e religioso, diferente dos povos da Mesopotâmia que apesar de ter um rei ou imperador, este não era considerado uma divindade (ou um deus) como no Egito Antigo. O legado deste povo é muito grande, sua arquitetura (sobretudo as pirâmides) são consideradas uma das sete maravilhas do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Aluna:Isabela Almeida Durães Resende

    O video que mais me chamou atenção e que mais gostei foi da Mesoamérica dos povos Astecas.Me impressionei como eram inteligentes,a sua tecnologia,foi incrível como esse povo construiu "a mão" aquela grande cidade.Outro assunto que também me chamou atenção foi a religião dos Astecas,como eles presenteavão seus deuses,sacrificando habitantes e até mesmo pessoas importantes(o sangue para eles era muito valioso.A chamavam de "Agua Preciosa").






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela, muito bem! Você entendeu que construíram grandes cidades atraves de muito trabalho, desenvolvimento de tecnologias e principalmente, com organização e disciplina. Por isso, as cidades são diferentes de tribos, vilas...para ser uma cidade, precisa existir este complexo sistema de estruturas, organizações.

      Excluir
  4. MARCOS PAULO N. REIS
    Professora eu entendi que os povos antigos utilizavam bastante a religião,politica,e viviam sempre em sociedade,descobri tambem que eles são muito inteligentes a comparações a outros povos,fiquei sabendo que eles construiram sistemas de canalização de água que utilizamos até hoje,claro mais avançado,eles moravam nas beiras dos rios e com essa vantagem permitiam que eles plantavam e cuidavam das suas criações e comercializavam seus produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Marcos Paulo! Você vai perceber ao longo da História que a politica e a religião estão sempre juntas..e que elas influenciam em todas as outras estruturas: sociedade, economia, cultura. Quanto ao desenvolvimento destas civilizações, é realmente muito surpreendente, levando em conta o tempo histórico em que existiram... sua tecnologia é avançadíssima e a engenharia destas cidades são impressionantes!

      Excluir
  5. Escolhi a religião e a mesopotâmia pra falar.Percebi que as primeiras civilizações já tinham sacerdotes e fiquei impressionado com isso.Percebi também que os povos da mesopotâmia utilizavam os zigurates como templos.Vi que os planetas,como são conhecidos atualmente,faziam papel de deuses e para orientar a sorte ou o azar.Vi a história do rei que queria ser imortal e percebi na história a presença das divindades,que criaram um inimigo para o rei,que virou um amigo e o mataram quando uma deusa foi ignorada.Amei os vídeos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Arthur!!! Você percebeu que os deuses eram quase humanos, e refletiam os desejos, os medos, as esperanças destes povos. A religião era muito importante para estes povos...pois, ela fundamentava praticamente todas as outras estruturas: política, economia, sociedade.

      Excluir
  6. Márcia,de todos os videos o que eu mais gostei e o que mais me chamou a atenção foi o da Mesopotâmia,fiquei impressionada de saber como se expressavam,de sua inteligencia incrível.Eles que criaram os nomes atuais dos planetas que existem,eles que criaram os 7 dias da semana,criaram na época mais de 200 leis,utilizaram um mode de contar com as falanges da mãos (sistema sexagesimal),tinham pirâmides muito altas que localizavam seus Deuses com 365 degraus (para representar o numero de dias do ano),eram Nômades e se tornaram Sedentários se fixando nas margens do rio Tigre e Eufrates para facilitar suas vidas,vendiam mercadorias ou animais em troca de dinheiro ou coisas que não tinham.Bem,acho que esses videos vão me ajudar em sua prova.

    Letícia Ramos
    6° ano

    ResponderExcluir

obrigada pela participação!

>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -