alunos, 

o vídeo abaixo trata dos precedentes do golpe de 1930. 

o contexto político, econômico e social da década de 1920, era reflexo do conjunto de medidas adotadas desde o início da República, conhecido como República Velha, República das Oligarquias, Primeira República.

Na política, existia a alternância de poder entre Minas e São Paulo, conhecida como política do café com leite, onde a presidência da República era ocupada por políticos indicados por estes dois Estados, alternando-se a cada quatro anos. Tal política era bem complexa e não se limitava a acordos entre estes dois estados. Na realidade, apesar da economia se fundamentar no café, e o poder político ser exercido por oligarquias ligadas ao setor agrário,  existiam outros Estados que também participavam ativamente da economia, como o Rio de Janeiro, Norte, Nordeste e Sul do país. Nos bastidores, os arranjos sempre culminavam no poder dos dois estados mais ricos da nação - Minas e São Paulo, mas com adesão e conivência dos outros estados. 

Em relação à  situação econômica, era o café dando as cartas.  As crises que se sucederam em virtude do baixo consumo  por ocasião da guerra mundial,  e mais tarde a crise de 1929, fez com que o presidente da República adotasse políticas que socorressem os produtores de café, uma vez que eram eles a sua base de apoio para permanência no poder. Convênio de Taubaté é um exemplo desta política. Todas as vezes que ocorriam crises, o capital do café era então investido na indústria, gerando uma classe do que foi chamada de Burguesia Agrária.  Tais investimentos sazonais nas indústrias, também  fez crescer outra classe, a dos operários (trabalhadores urbanos) os quais serão posteriormente a base de apoio do governo Getúlio, pós golpe.

A situação social era conturbada. Fome, analfabetismo, negligência do governo em relação aos mais pobres, políticas de exclusão como por exemplo a sanitária adotada por Oswaldo Cruz a qual gerou a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro na primeira década da República. Ocorreram vários movimentos sociais e insurreições de militares (Tenentismo), Revolta da Chibata (reação de marinheiros contra os maus-tratos nos navios), e outras tantas que foram suprimidas pelo governo com extrema violência.  Mas um movimento que chamou a atenção do governo por sua dimensão e participação de estrangeiros, foi o Movimento Operário o qual reuniu em torno de 70 mil trabalhadores de fábricas, que cruzaram os braços gerando grande prejuízo para industriais. O movimento começou em São Paulo e estendeu-se  por todo o país. Tal movimento foi articulado por anarcosindicalistas, e muitos de seus líderes eram estrangeiros que trouxeram a ideologia anarquista (a ideologia que prega a extinção do Estado e a auto-gestão). Este movimento contou com a mídia impressa (jornais revolucionários) e por isso, conseguiu uma abrangência bem maior que outros movimentos. Mas também foi debelado pelo governo, com leis opressoras como a do Astolfo Gordo, que expulsava imigrantes anarquistas do território. 
Durante este período também foi criado o PCB Partido Comunista Brasileiro, com ideologia marxista e grande influência das transformações ocorridas na Revolução Russa de 1917.

Ocorreu também na década de 1920, mais precisamente em 1922, nas artes, o movimento da Antropofagia. Em São Paulo, a semana de arte moderna inaugurou um novo estilo , o qual teve como uma das figuras mais expressivas, Tarsila do Amaral. Sua arte, expressava a necessidade do país compor uma nova identidade cultural, somando as belezas da arte européia aos elementos nacionais, gerando uma nova arte, brasileira, original e com identidade própria. Tal manifestação alcançou a literatura, a música, e outras artes brasileiras, em um contexto em que o país estava mergulhado na subserviência aos norte americanos e ingleses. 
Podemos citar o  Tenentismo (movimento liderado por Luis Carlos Prestes,como um dos movimentos de maior expressão, pois  influenciou de forma decisiva, o golpe de 1930. Militares insatisfeitos com seus salários e com o rumo da política do café com leite, promoveram movimentos por todo o país sendo que em 1930, foram considerados os heróis do povo paulista, ao destituir o governo Washington Luis e entregar a direção do país ao civil Getúlio Vargas, do Rio Grande do Sul. 

O golpe:

Na combinação da alternância de poder, o então presidente Washington Luis deveria lançar um candidato mineiro à sua sucessão. Mas não foi o que aconteceu. Lançou um candidato paulista, o Julio Prestes. Este fato causou grande descontentamento à Minas Gerais que imediatamente se aliou ao Rio Grande do Sul e ao Nordeste, através da Aliança Liberal, um partido político que somou os interesses dos três Estados na conspiração para um golpe e destituição do presidente. 

Durante as eleições, muito dinheiro foi gasto na campanha de Julio Prestes e como já se sabe, o processo eleitoral era fraudado e o candidato paulista ganhou as eleições. Outro fato citado por historiadores é que apesar da oligarquia agrária apoiar Washington Luis, haviam aqueles insatisfeitos e pouco dispostos a defender o presidente em caso de golpe. Após as eleições, com a vitória de Julio Prestes,  Getúlio Vargas inicialmente aceita a derrota, mas quando seu vice João Pessoa é assassinado por questões pessoais na Paraíba, reacende o desejo de golpe. Os tenentes se organizam e o Exército vai às ruas para depor o presidente. Este, dá lugar à Getúlio Vargas que é aclamado pela população e declara o inicio de um governo Provisório, que durará 15 anos. 


recomendo pesquisas a respeito do assunto, para que você possa compreender melhor a motivação do golpe, o contexto político que ele se insere. 

Será interessante também, fazer associações com o contexto atual. Estamos atravessando uma situação muito complicada em relação à política, economia e sociedade no nosso país. A crise mundial agravou a economia brasileira, gerando clima de instabilidade. A falta de diálogo do governo com seus opositores no congresso, aliado à disposição de alguns representantes da oposição derrotada nas ultimas eleições em invalidar o processo eleitoral, além de utilizar a crise institucional, corrupção e desvios de dinheiros  durante este governo para angariar apoio da população em relação aos planos de impeachment (impedimento) da presidente da República e sua destituição do governo, tem gerado um clima de instabilidade política que só se viu nas vésperas de golpes como o de 1930 e 1964.

trace um perfil das crises de 1930 e a crise atual, no âmbito da economia, da política e sociedade. Depois faça uma comparação e identifique as semelhanças entre uma e outra. É importante para que você compreenda como funciona nossa cultura política, em que ela se fundamenta. Como funciona as oposições aos governos e quais seus interesses. Como funciona os governos, qual sua base de apoio, ou seja, para quem ele governa.

bons estudos!





Precedentes do Golpe - Década de 1920

Comments : 0
Posted: sexta-feira, 14 de agosto de 2015

olá queridos!

Assista ao vídeo abaixo. Ele fala a respeito da origem dos povos indígenas no Brasil, antes da chegada dos Europeus. 

se quiser comentar a respeito do vídeo, fique à vontade!

bons estudos!


origem dos povos indígenas do Brasil - aula do dia 22/06/2015

Comments : 0
Posted: domingo, 21 de junho de 2015

ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO

estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Média.

Esta nova forma de governo, é bem diferente do Feudalismo.

No feudalismo, a organização política era de forma DESCENTRALIZADA, onde o Rei não possuía grandes poderes. A igreja Cristã Católica, possuía mais influência política que o próprio Rei, além de dominar culturalmente toda a sociedade. A economia durante o regime feudal, era baseada na AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA.

Mas, a partir do surgimento da BURGUESIA, ocorrem transformações significativas na formatação política, econômica e até mesmo da sociedade.

Após a crise do século XIX, vários fatores contribuíram para o surgimento de uma nova forma de organização política na Europa Ocidental, que foi chamado de  Absolutismo Monárquico.

Ele só foi possível, em virtude da força econômica da Burguesia, da crise do século XIX que gerou uma série de conflitos entre senhores feudais e servos. E também do descrédito da Igreja, que começa a experimentar a partir do Renascimento cultural, artístico e filosófico, novas bases de pensamentos que promoverão críticas e reflexões a respeito do papel das instituições.

O absolutismo se caracteriza por uma forma de governo CENTRALIZADORA. Onde o monarca, Rei, concentra em suas mãos vários poderes.
A nobreza, passa  a desempenhar o papel de "funcionários do rei", responsáveis pela administração pública.

Cria-se um EXÉRCITO REAL, pago através do dinheiro dos impostos arrecadados da burguesia e do servos.

A igreja continua não pagando impostos, assim como  a nobreza, porém ambas as classes passam a submeter ao poder do Rei.

O absolutismo acontece  a partir da formação dos Estados Nação. Isso mesmo. Os antigos reinos, buscando autonomia e delimitação de seus territórios, unem em um só lugar, pessoas de mesma etnia, língua, cultura, e assim dão início ao que chamamos de Estado Nação.

Estado compreende-se por um território com leis próprias, um lider reconhecido por todos.
Nação compreende-se por pessoas de uma mesma cultura, etnia e com objetivos iguais, reconhecendo-se parte de um coletivo que formam o Estado.

abaixo uma música, que irá auxiliá-los na compreensão de todos estes fatores.

é importante que entenda que todas estas transformações não ocorreram de um dia para o outro.
Foram gradativas (aconteceram devagar) e se devem a uma série de fatores que juntos, promoveram muitas mudanças na Europa, marcando o fim do feudalismo e início da era Moderna.

divirta-se com esta música que é uma paródia da música de Claudinho e bochecha (conquista).

aprenda e cante muito, para você aprender muito sobre absolutismo. A música também será postada na plataforma da rede pitágoras, e lá você encontrar a paródia cantada. 

Absolutismo
Música original: Conquista (Claudinho e Buchecha).
Sabe, só o Rei que tem poder.
Sabe, ele manda p/ valer.
E foi a burguesia que deixou
E quer enriquecer
A nobreza de carona
Também quer crescer e ganhar e ganhar
O Absolutismo, o Estado Moderno.
Tem mesmo tudo a ver.
Esse é um acordo c/a burguesia e o Rei.
Só o Rei é quem tem poder.
Sabe, ouro e poder e glória.
Sabe, esse é o curso da História.
Sabe ouro e prata eu quero ter.
Sabe, o país enriquecer.
Eu vou ter que vender mais que comprar.
Tanto mais alto tem.
Tanto é mais de mais valor.
O que não tem dinheiro.
Não é de si não é senhor.
O Mercantilismo, o Estado Moderno.
Tem mesmo tudo a ver.
Com o Metalismo e o Bulionismo.
A colônia é quem vai sofrer.
O Absolutismo, o Estado Moderno.
Tem mesmo tudo a ver.
Esse é um acordo c/ a burguesia e o Rei.
Só o Rei é quem tem poder.

Bons estudos!
_______________________________________________


TRABALHO SOBRE ABSOLUTISMO MERCANTILISMO 
valor: 6 pontos. 

1º parte. 


PRODUZIR UMA PARÓDIA COM O TEMA ABSOLUTISMO / MERCANTILISMO

agora que você ouviu a paródia da música do Claudinho e Bochecha, você irá compôr a sua própria paródia. 

grupo de cinco alunos. 

anote no caderno palavras-chave do tema, para facilitar na composição. 
monte um "mapa de ideias". Escolham uma música para a paródia . 
A música será apresentada no dia 29/06/2015.
mãos à obra!


2º parte:


pesquisar sobre os seguintes monarcas: 


Luiz XIX 


Henrique VIII 


Dom Pedro II 



A pesquisa deverá conter:

  • Comentar sobre sua vida familiar e cotifdidiana;
  • Encontrar semelhanças e diferenças entre eles refentes ao seu posicionamento político;
  • Identificar os países de origem desses governantes;
  • Quanto tempo permaneceram no poder;
  • Como se deu o processo de sucessão desses monarcas.


Deverá ser feita em formato de SLIDE, para ser postado no nosso blog. 

deverá enviar o slide até o dia 29/06/2015, para o email abaixo:

marcia_f_cunha@hotmail.com

eu irei convertê-lo para o slideshare e postar em nosso blog assim que eu avaliá-lo.

deverá constar os nomes dos participantes. 
todos deverão participar da pesquisa!!

fontes para pesquisa:

brasil escola
http://www.consciencia.org/
http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/henrique_viii_o_primeiro_anglicano.html
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2010/03/31/000.htm
http://educacao.uol.com.br/biografias/d-pedro-2.jhtm


3º parte 


o grupo deverá pesquisar os teóricos do ABSOLUTISMO. 
Diferenças entre monarquias absolutistas
esta parte deverá ser feita em folha separada, para ser entregue no dia 29/06/2015.



bom trabalho!

Prof. Marcia. 

7º ano - ABSOLUTISMO

Comments : 1
Posted: domingo, 14 de junho de 2015






CRISE DE 1929




ASCENSÃO HITLER - NAZISMO ALEMÃO
1

2

3

4



TERCEIRO REICH (IMPÉRIO) - ASCENÇÃO E QUEDA




Crise de 1929 - Nazifascismo - Segunda Guerra Mundial

Comments : 0
Posted: domingo, 31 de maio de 2015

A PESTE NEGRA DA IDADE MÉDIA século XIV

Comments : 0
Posted: domingo, 10 de maio de 2015

MITOLOGIA 



FÚRIA DE TITÃS

Comments : 2

REPÚBLICA VELHA , PRIMEIRA REPÚBLICA, REPÚBLIACA DAS OLIGARQUIAS

PRESIDENTES CIVIS LIGADOS AO SETOR AGRÁRIO

PRP -  PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA 
PRM -  PARTIDO REPUBLICANO MINEIRO

ESTADOS MAIS RICOS DA NAÇÃO: MINAS E SÃO PAULO. 

ESTES DOIS PARTIDOS CONTROLAVAM AS ELEIÇÕES.
CONTAVAM COM O APOIO DA ELITE AGRÁRIA DO BRASIL 

IMPLEMENTAVAM POLÍTICAS QUE BENEFICIAVAM OS FAZENDEIROS DE CAFÉ DO OESTE PAULISTA 

SURGIU ENTÃO O TENENTISMO - OPOSIÇÃO AO GOVERNO OLIGÁRQUICO
DEFENDIAM MORALIDADE POLÍTICA E MUDANÇAS 

























PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

Comments : 0
Olá queridos, bom dia!

segue abaixo a matéria para a prova mensal de História 

Imperialismo
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa (contexto político, econômico e social da Rússia às vésperas da Revolução)

como estudarw 
refaça os exercícios da apostila até a pagina 47
produza textos a respeito dos temas e procure associá-los corretamente. 

bons estudos!
boa prova!

matéria para a prova mensal 9º ano

Comments : 0
Posted: quarta-feira, 25 de março de 2015



Publicado em: Quarta-feira, 25 de Março de 2015 19h40min54s BRT
olá queridos,bom dia!

segue abaixo a matéria para a prova mensal do primeiro bimestre:

invasões bárbaras
características do Feudalismo
características do governo de Carlos Magno 
estrutura social da Baixa Idade Média 
estudar a apostila até a página 31.

Como estudar? Refaça os exercícios. Produza textos a respeito dos assuntos, relacionando-os. Se lembre das aulas expositivas. Dê um pulinho em nosso blog. 

bons estudos!

matéria para a prova mensal - 7º ano -Primeiro bimestre

Comments : 0



revisão para a prova mensal - primeiro bimestre.




Olá queridos, bom dia!

segue abaixo matéria que irá cair na prova mensal:

os primeiros agrupamentos humanos (suas características: nomadismo, caçadores, coletores, etc)
Pintura rupestre e o período paleolítico 
o que foi a Revolução Agrícola, qual região ocorreu e quais transformações promoveram nos primeiros agrupamentos humanos. 
estude a folha complementar de atividades sobre fontes históricas, ciências auxiliares da História, etc. 
as diferenças entre aldeias, vilas e cidades. 

refaça os exercícios da apostila até a página 31.

bons estudos!

MATÉRIA PARA A PROVA MENSAL DIA 30/04/2015

Comments : 0

9º ANO - Imperialismo e Primeira Guerra Mundial

Comments : 0
Posted: domingo, 8 de março de 2015

Queridos do sétimo ano: 

assistam aos vídeos abaixo. 





Idade Média

Comments : 1
Posted: domingo, 22 de fevereiro de 2015

Alunos queridos que estão me contactando a respeito do que ocorreu hoje em Santa Luzia:
eu fico muito feliz de ver o interesse de vocês em acompanhar o que está acontecendo na Cidade em relação às questões políticas. 
Recebi várias chamadas aqui no face e algumas no zap de alunos que me noticiavam a respeito dos vereadores que foram conduzidos à delegacia para prestarem esclarecimentos a respeito do desvio de 30 milhões dos cofres públicos.

fico triste e envergonhada por eles. Mas pela primeira vez em Santa Luzia, tal ação ocorreu.
é o que sempre falo em sala de aula: estamos em uma Democracia e temos vários mecanismos para acompanharmos as ações dos nossos representantes. Desde o portal da transparência (aquele que demonstra as verbas recebidas pelas prefeituras oriundas do governo Federal, as arrecadações e suas origens) até as despesas pagas e seus destinos.
sabemos que podem ser "maquiadas"...mas como eu disse e vocês fizeram trabalho ano passado a respeito, é importante que todo cidadão questione, fiscalize e busque exercer seu papel dentro deste sistema, que nos permite através desses mecanismos, atuar junto à nossos representantes.
Tomemos cuidado ao falarmos a respeito, pois tudo está sob investigação da polícia civil e o Ministério Público está atuando em conjunto. Logo, só após a investigação intensa de todos os materiais apreendidos nas residências e na Câmara Municipal,é que saberemos de fato a dimensão dos crimes e as pessoas que participaram dele.
é muito triste sabermos que pessoas eleitas sob nossa confiança, que deveriam atuar em nosso favor e trabalhar projetos que viabilizassem o desenvolvimento da cidade, atuem de forma leviana e criminosa. Mas ao mesmo tempo, aproveitemos o episódio e busquemos uma atuação mais incisiva sobre nosso legislativo e executivo, uma vez que tais poderes são os responsáveis pela administração do patrimônio público.
vocês daqui a pouco estarão exercendo o direito de voto. E tenho certeza que a partir daqui e do trabalho que desenvolvemos, estarão aptos a decidirem pelo melhor para a cidade.
fiquemos firmes e acompanhemos de perto tais fatos.
é um momento histórico para a cidade.
abraço a todos!!

bem vindos ao ano letivo de 2015!!!

Comments : 15
Posted: quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

REVISÃO PARA A PROVA BIMESTRAL:


Ocorreram várias revoltas durante o período regencial no Brasil. 
Após a abdicação de D Pedro I, em 1831, iniciaram-se várias revoltas, desde o nordeste ao sul. 
Cabanagem, mascates, Revolta dos Becker, entre outras, se alastraram por todo o país. 
Algumas chegaram a proclamar a independência da província, como a Sabinada ocorrida na Bahia. 
vários foram os fatores que determinaram a eclosão dessas revoltas. Situação econômica das províncias, negligência do governo imperial em relação aos comerciantes ou agricultores, pobreza, miséria de grande parte da população, pessoas sem terra, etc.
Mas o fator mais importante a ser considerado é que as revoltas regenciais, localizadas nas províncias distantes do governo central, questionavam, entre outros, o centralismo do Império.


sobre a imigração européia... esta se intensificou a partir da década de 1850 e 1870 com a promulgação da Lei Eusébio de Queirós, a qual proibia o tráfico de escravos africanos para as Américas. Logo, a mão de obra imigrante tinha o objetivo de substituir gradativamente a mão de obra escrava africana, uma vez que as pressões da Inglaterra para  a abolição se faziam presentes em todo o contexto internacional... 
Com a proibição do tráfico de africanos para a mão de obra escrava, este se intensificou entre as províncias brasileiras... era comum por exemplo, faltar mão de obra no nordeste e o sudeste oferecer-lhes escravos a preços altos. Isto também ocorria nas regiões cafeeiras, Rio de Janeiro, Sao paulo, Minas Gerais... e sendo assim, o tráfico interprovincial era a saída para os fazendeiros. 
Logo os estímulos governamentais e privados à imigração europeia, cujas relações de trabalho eram fundadas na parceria (relação de trabalho mencionada nos quadrinhos), ocorreram após o fim do tráfico de escravos para o Brasil.

sobre o processo de industrialização no Brasil imperial, o empresário Irineu Evangelista de Souza foi um barão que investiu grande soma de dinheiro em ferrovias, portos, bancos, indústrias,principalmente no Rio de Janeiro, na segunda metade do ´seculo XIX. Foi ele e seus investimentos quem influenciaram grandemente o processo de industrialização no Brasil, no segundo reinado. 

Leia a apostila, até o capitulo 9
faça todos os exercícios até o capitulo 9
Leve para a sala de aula o trabalho sobre imigração, pois poderá consultá-lo durante a prova. 

assista a aula expositiva de sexta feira,com atenção e tire todas as suas dúvidas.

faça uma excelente prova. 

.

- Revisão para a prova bimestral - 8º ano

Comments : 0
Posted: quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Blog do conhecimento

Pecuária e o trabalho livre da colônia Americana portuguesa
                                                                                  

As relações de trabalho na América Portuguesa

A pecuária e o trabalho livre na colônia
A pecuária
 chegou ao Brasil no século XVI, na época das capitanias hereditarias, por Tomé de Sousa, encontrando condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Esta veio com o de transportar cargas e pessoas, e de movimentar os engenhos com os chamados trapiches (força motriz)

                                                                                                                        
No século XVII, com o maior desenvolvimento da cidade de Salvador, o gado foi, naturalmente, levado a regiões mas afastadas: da Praia do Forte até a região de Feira de Santana (referências atuais).
Além disso, a pecuária estava vinculada à economia de subsistência, fornecia couros e carnes para o consumo interno das grandes propriedades. Esse foi um grande passo para o começo da primeira grande comercialização interna da colônia. No século XVII, com o maior desenvolvimento da cidade de Salvador, o gado foi, naturalmente, levado a regiões mas afastadas: da Praia do Forte até a’ região de Feira de Santana (referências atuais).
Além disso, a pecuária estava vinculada à economia de subsistência, fornecia couros e carnes para o consumo interno das grandes propriedades. Esse foi um grande passo para o começo da primeira grande comercialização interna da colônia. 

 



brasil escola

Ache tudo e região


Sexta dimensão
integrantes do grupo: Rafael, Kevling, Radija, Ramiro,Victor MVictor S, Raissa.

blog do conhecimento

Comments : 3
Posted: domingo, 23 de novembro de 2014
SOBRE A ESCRAVIDÃO DA AMÉRICA LATINA 

 No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como se fossem mercadorias aqui no Brasil. Os mais saudáveis chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos.
 O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar.

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentação de péssima qualidade. Passavam as noites nas senzalas (galpões escuros, úmidos e com pouca higiene) acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia.

Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho, adotar a língua portuguesa na comunicação. Mesmo com todas as imposições e restrições, não deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representações artísticas e até desenvolveram uma forma de luta: a capoeira.

As mulheres negras também sofreram muito com a escravidão, embora os senhores de engenho utilizassem esta mão-de-obra, principalmente, para trabalhos domésticos. Cozinheiras, arrumadeiras e até mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos da colônia.

No Século do Ouro (XVIII) alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam tornar-se livres. Porém, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedades acabavam fechando as portas para estas pessoas.

CURIOSIDADE E OS TIPOS DE TRABALHO

Os escravos africanos poderiam ser designados pelos seus senhores para o desenvolvimento dos mais diversos tipos de atividades,destacando-se as atividades agrícolas,lavoura, sendo a extração da cana-de-açúcar(a atividade açucareira foi durante muito tempo o pilar sobre o qual a economia colonial se sustentou) a principal, a mineração e os serviços domésticos.


 Na agricultura, muitos escravos foram utilizados também no cultivo de tabaco, algodão e café, por exemplo. Já na mineração, atividade que começa a ganhar grande importância na economia colonial durante o século XVIII, muitos nativos foram utilizados na exploração de metais preciosos, principalmente o ouro, na região de Minas Gerais. Vale ressaltar que com o desenvolvimento da mineração foram desenvolvidas várias atividades secundárias e dependentes dela, como a pecuária, das quais os escravos também participaram. 

Os escravos domésticos - como indica o próprio nome - trabalhavam nas casas de seus senhores, realizando serviços como cozinhar e costurar. Existiram ainda casos de escravos que prestavam serviços remunerados e deveriam pagar parcela de sua renda ao seu proprietário, os chamados “escravos ao ganho”,
  




DIVERSIDADE DO TRABALHO ESCRAVO DA AMÉRICA PORTUGUESA - 7 ANO

Comments : 1
>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -