BRUNA;CAROLINA MESQUITA;
CAROLINA DE PAULA
;ANNABELLE
;BRENNO
;DAIELE
;ANA CLARA
;ISADORA
Uma relação baseada em conflitos
A partir do momento que os portugueses chegaram na America, eles abusavam do trabalho do nativos americanos (indígenas).
Os índios ficaram encantados com as bugigangas que os portugueses trouxeram, mas isso não queria dizer que eles eram ingênuos, eles só ficaram fascinados com as coisas que se quer haviam visto na vida. A relação a princípio foi amigável e a colônia era um lugar de exploração, aventura. Portugal estava enfrentado uma crise econômica e viram no Brasil uma fonte de recursos ilimitados que levantaria Portugal. Cada vez mais foram forçando a mão-de-obra indígena e isso foi tornando a relações dos brancos e dos nativos em conflito.
Os índios sofreram violência cultural, epidemias e mortes. Eles eram difíceis de escravizar por vários motivos. Um desses era a incompatibilidade com um trabalho intensivo, regular e obrigatório, como pretendidos pelos europeus. Não eram vadios ou preguiçosos, apenas faziam o que era necessário à sua sobrevivência. Nada difícil em épocas de abundância de peixes, frutas e animais. Eles empregavam grande parte de sua energia nos rituais e nas guerras. Noções como a de produtividade eram estranhas ao entendimento deles. Outras formas de resistência foram as fugas, a guerra e a recusa ao trabalho compulsório. Outro fator importante que desestimulou a escravização indígena foi a catástrofe demográfica, pois eles não tinham defesa biológica contra as doenças européias como sarampo, varíola, gripe.
A Diversidade do Trabalho Escravo da América Portuguesa Uma variedade de formas de exploração escrava
Os de Aluguel: Subdividindo ainda mais esses setores de atuação do trabalho escravo, verifica-se que no espaço urbano destacou-se o trabalho dos escravos de ganho e também dos escravos de aluguel. Esses últimos, como o próprio nome diz, eram alugados por seu senhor a terceiros, normalmente eram aqueles que realizavam, como propriedade, algum ofício como carpinteiros,sapateiros e cozinheiros. E os de ganho, eram os que iam pelas ruas a fim de prestar serviços ocasionais e que deviam, ao fim do dia, entregar a seus senhores uma quantia previamente fixada. Neste caso, o proprietário se desobrigava de atender às necessidades básicas do escravo, na medida em que este dispunha de seu tempo com maior liberdade.
Como Domésticos: Os escravos domésticos - como indica o próprio nome - trabalhavam nas casas de seus senhores, realizando serviços como cozinhar e costurar. Existiram ainda casos de escravos que prestavam serviços remunerados e deveriam pagar parcela de sua renda ao seu proprietário, os chamados “escravos ao ganho", além de escravos que eram alugados pelos seus senhores para desenvolver algum ofício (pedreiro, carpinteiro, cozinheiro, ama de leite) a um terceiro, sendo assim “escravos de aluguel”. Estes dois últimos tipos de escravos desenvolviam suas tarefas geralmente nos espaços urbanos.
Na Mineração: A mineração foi a atividade que começou a ganhar grande importância na economia colonial durante o século XVIII. Muitos nativos foram utilizados na exploração de metais preciosos, principalmente o ouro, na região de Minas Gerais. Somente no século XVIII é que a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro, intensificando a vida urbana da colônia, além de ter promovido uma sociedade menos aristocrática em relação ao período anterior, representado pelo ruralismo açucareiro. A mineração, marcada pela extração de ouro e diamantes nas regiões de Goiás, Mato Grosso e principalmente Minas Gerais, atingiu o apogeu entre os anos de 1750 e 1770, justamente no período em que a Inglaterra se industrializava e se consolidava como uma potência hegemônica, exercendo uma influência econômica cada vez maior sobre Portugal.
Na Agricultura: Os escravos foram utilizados principalmente na agricultura – com destaque para a atividade açucareira – e na mineração, sendo assim essenciais para a manutenção da economia. A atividade açucareira foi durante muito tempo o pilar sobre o qual a economia colonial se sustentou. A extração da cana necessitava de um grande contingente de mão-de-obra e foi a partir dessa necessidade que uma grande quantidade de africanos passou a trabalhar nos engenhos. Na agricultura, muitos escravos foram utilizados também no cultivo de tabaco, algodão e café, por exemplo.
Galeria de imagens
ESCRAVIZAÇÃO DOS NATIVOS NA AMÉRICA PORTUGUESA - 7º ANO
Comments :
7
Posted: sexta-feira, 21 de novembro de 2014

http://static.wixstatic.com/media/7a863a_1f4923d9f5864f20b3e975489fc5ba74.jpg_srz_p_266_190_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz
TRABALHO ELABORADO PELOS ALUNOS:
FÁBIO
FELIPE
DAVI
GABRIEL ISIDORO
GABRIEL HEROLT
GABRIEL MALACHIAS
CEZAR
Papel do escravo na produção do açúcar nos engenhos coloniais
As fazendas
produtoras de açúcar no período histórico da colonização do Brasil eram referidos como engenho de açúcar. o termo
também define a maquina utilizada para moer cana. Os engenhos de açúcar eram
predominantes no nordeste e destinavam a produção de açúcar a metrópole
portuguesa e o mercado europeu.
O engenho era
composto pela casa grande (habitação do dono do engenho) moradias (moradia de
trabalhadores livres) , podiam ser: canoeiros, vaqueiros, pedreiros,pescadores,
lavradores, além de cuidarem do cultivo da cana, também se dedicaram a pequenas
plantações de milho e feijão para subsistência garantindo a alimentação para a
casa grande, senzala. Capela (onde rezavam) casa de purgar( onde purificavam o
açúcar) caldeira (onde transformava o açúcar em melado) moenda( onde moíam a
cana) curral (onde ficavam os bois) canavial( correspondia a 20% do engenho
colonial. Era o espaço destinado ao plantio da cana-de-açúcar)
senzala(habitação dos escravos).
Os escravos de campos integravam 80% dos trabalhadores escravizados dos engenhos de açúcar e trabalhavam plantando colhendo. Existiam escravos que labutavam na produção do açúcar esses constituíam apenas 10% dos escravizados. As escravas domesticas geralmente trabalhavam na casa grande exerciam cargos de faxineiras, arrumadeiras, amas deleite. Os artesões (oleiro, ferreiro) constituíam junta ente com os escravos domésticos.
http://static.wixstatic.com/media/7a863a_e881672780bf482093a4cfbdd36cb75f.jpg_srz_p_221_207_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz
O
sistema de trabalhos no engenho era geralmente por tarefas, ou seja, cada
escravo exercia uma tarefa diária, alem disso realizavam tarefas extras
(construções de casa, tarefas e entre outros).
Os
trabalhadores escravos que não realizavam suas tarefas sofriam punições e
castigos, e os que tentavam fugir da condição desumana em que se encontravam
geralmente sofriam severos castigos físicos.
http://static.wixstatic.com/media/7a863a_c8b7e40abf5148aab3a7093299d7a570.jpg_srz_p_265_183_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

Links recomendáveis
https://www.youtube.com/watch?v=2Zlk-HQCHHg
http://www.brasilescola.com/historiab/engenho-acucar.htm
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/engenho_acucar.htm
PAPEL DO ESCRAVO NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR - 7º ANO
Comments :
8

TRABALHO PARA O QUARTO BIMESTRE - VALOR 5 PONTOS
1º GRUPO: Camila, Karolayne e Ana Carolina
tema: APARTHEID E LUTHER KING - A luta contra a segregação racial na África do Sul e Estados Unidos da América
2º GRUPO: Isabela, Kiara, Laura, Fernando e Flávia
tema: RACISMO REVERSO - Por quê não existe racismo de brancos contra negros?
3º GRUPO: Melissa Saler, Lizandra e Álvaro
Tema: MITO DA DEMOCRACIA RACIAL
4º GRUPO: JANDIR, BRUNO E GUILHERME
tema: Luta e resistência dos afrodescendentes no processo de inclusão na sociedade
5º GRUPO: Layla, Marcos Paulo, Melissa Cota e Lynconh
tema: O negro e a publicidade no Brasil
6º GRUPO: Thiago, Arthur, Estevevão e Marco Túlio
tema: Exclusão dos afrodescendentes após a abolição.
atenção para desenvolvimento do trabalho:
O trabalho deverá ser feito em formato de cartaz.
As imagens deverão ser coloridas.
Poderá usar a criatividade de acordo com o tema, como por exemplo, imagens tridimensionais.
As informações sobre as imagens deverão ser resumidas, mas com coerência e interpretações precisas a respeito da imagem.
entregar dia 17/11/2014 - impreterivelmente.
fazer relatório da participação de cada componente do grupo.
Não utilize a wikipédia
links para pesquisa:
8º ANO - TRABALHO 4º BIMESTRE - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Comments :
0
Posted: terça-feira, 11 de novembro de 2014

TRABALHO PARA O QUARTO BIMESTRE - VALOR 5 PONTOS
1º GRUPO: Camila, Karolayne e Ana Carolina
tema: APARTHEID E LUTHER KING - A luta contra a segregação racial na África do Sul e Estados Unidos da América
2º GRUPO: Isabela, Kiara, Laura, Fernando e Flávia
tema: RACISMO REVERSO - Por quê não existe racismo de brancos contra negros?
3º GRUPO: Melissa Saler, Lizandra e Álvaro
Tema: MITO DA DEMOCRACIA RACIAL
4º GRUPO: JANDIR, BRUNO E GUILHERME
tema: Luta e resistência dos afrodescendentes no processo de inclusão na sociedade
5º GRUPO: Layla, Marcos Paulo, Melissa Cota e Lynconh
tema: O negro e a publicidade no Brasil
6º GRUPO: Thiago, Arthur, Estevevão e Marco Túlio
tema: Exclusão dos afrodescendentes após a abolição.
atenção para desenvolvimento do trabalho:
O trabalho deverá ser feito em formato de cartaz.
As imagens deverão ser coloridas.
Poderá usar a criatividade de acordo com o tema, como por exemplo, imagens tridimensionais.
As informações sobre as imagens deverão ser resumidas, mas com coerência e interpretações precisas a respeito da imagem.
entregar dia 17/11/2014 - impreterivelmente.
fazer relatório da participação de cada componente do grupo.
Não utilize a wikipédia
links para pesquisa:
8º ANO - TRABALHO 4º BIMESTRE - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Comments :
0
Posted: segunda-feira, 10 de novembro de 2014
8º ano - aula do dia 24/10/2014 - PRIMEIRO REINADO
Comments :
0
Posted: quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Revisão:
África é um continente imenso, um dos maiores do planeta.
SUa população é diversificada em vários aspectos: étnico (bosquímanos, negróides, mediterraneo), cultural, político e religioso.
Há grande variação também linguística impressionante. Mais de mil dialetos
a organização política antes da chegada dos europeus : eram monarquias, reinos, impérios muito bem estruturados. Exemplo temos o Império do Mali, Songai, Egito.
havia outras formas de organização mais rústicas e chamadas de primitivas. Pequenas aldeias, tribos, agrupamentos que sobrevivem até aos dias atuais.
obs: TODAS AS ORGANIZAÇÕES AFRICANAS UTILIZAVAM O CRITÉRIO DE PARENTESCO: O LIDER DA FAMÍLIA É QUE ERA O CHEFE, LOGO SUA ESTRUTURA POLÍTICA ERA HIERARQUIZADA. TODO O CONHECIMENTO VINHA DO MAIS VELHO.
Em relação à religião, são POLITEÍSTAS. Valorizam a natureza, acreditam no sobrenatural e a sua ligação com as forças da natureza. Cultuavam os mortos através de um mediador.
A QUESTÃO DA ESCRAVIDÃO.
antes da chegada dos europeus no século XV, já havia prática de escravidão nas civilizações africanas. Mas diferentemente da que foi praticada depois do século XV, a escravidão era cultural. Era difícil entrarem em guerra por disputa de territórios, mas quando ocorria , a tribo ou império vencedor levava cativos os moradores da aldeia rival,para serem escravizados. Também existia a escravidão por dívida. Porém, o tratamento era bem diferente daquele dispensado pelos europeus . O escravo africano poderia constituir família e os filhos de escravos com homens livres, não eram considerados escravos.
Foi a partir do século II que os africanos conheceram uma nova forma de escravidão. A que alimentaria o comércio dos árabes. No norte da África, ocorreu uma intensa "invasão" e conversão ao islamismo e cristianismo. Porém conviviam em paz. Mas os árabes começaram a comercializar alguns produtos em troca dos escravos das aldeias. Foi aí então que o comércio de pessoas começou. Porém, foi só a partir do século XV que ele se intensificou de forma excepcional. Os europeus passaram a criar até mesmo empresas colonias no litoral africano, e com parcerias junto a lideres tribais,passaram a sequestrar familias inteiras para alimentar o comércio de escravos para as Américas.
Atualmente, África é um dos continentes que mais enfrentam problemas de escassez e ausência de infraestrutura. Mas os motivos você verá mais tarde. Tem ligação com a neocolonização que sofreram no século XIX.
Mas também Àfrica é um dos continentes mais belos deste mundo. Àfrica do Sul é um dos países que mais cresce no cenário internacional.
Esse resumo é curto, mas creio que vai quebrar muito dos estereótipos que criaram ao longo da história em relação a este continente riquíssimo, diverso e multicultural. E que tem grande influência na formação de nossa identidade.
7º ano - aula do dia 24/10/2014 - África
Comments :
0
ATIVIDADE :
Pesquise na internet :
1 - as tendências políticas dos partidos do Primeiro Reinado:
Partido Brasileiro
Partido Português
Trace um perfil dos partidos, em relação às tendências políticas considerando:
economia
sociedade
2 - Pesquise as tendências políticas dos dois partidos atuais que disputam a presidência do pais.
trace um perfil dos partidos, em relação às tendências políticas considerando :
economia
sociedade
ATIVIDADE DO DIA 20/10/2014
Comments :
13
Posted: segunda-feira, 20 de outubro de 2014

CORREÇÃO DA REVISÃO:
questões:
1 - o que foi o ABSOLUTISMO MONÁRQUICO?
forma de governo que surgiu na transição do sistema feudal para uma nova organização política e econômica moderna, , onde a figura do Rei passa a centralizar o poder político, legitimado pela igreja , financiado pela burguesia e apoiado pela nobreza a qual passa a se submeter ao rei em troca de privilégios, através de um complexo sistema burocrático (político-administrativo).
Em outras palavras, durante o sistema feudal, o poder era descentralizado, o rei tinha pouca expressão política. Mas após a crise do século XIV, ocorreu a necessidade de uma nova organização,visto que a \Europa estava imersa em conflitos e em uma grave crise econômica. Sendo assim, durante a formação dos Estados modernos e também durante o período de expansão marítima no século XV, o ABSOLUTISMO foi se consolidando em toda a Europa, pois era o sistema político que atendia ao contexto que exigia um lider político que pudesse intermediar conflitos e ao mesmo tempo garantir a estabilidade política, econômica (através do mercantilismo) e social do Estado moderno.
2 - explique as teorias de Thomas Hobbes e Maquiavel para justificar o ABSOLUTISMO MONÁRQUICO.
Ambos foram teóricos do ABSOLUTISMO, ou seja, foram pensadores que através de suas teorias elaboradas, defendiam e justificavam a autoridade máxima do REI sobre toda a sociedade.
Thomas Hobbes acreditava que o homem nascia mau, e que este era o motivo de tantos conflitos e guerras. Por isso, haveria necessidade de um líder forte, legitimo, que investido de toda autoridade, pudesse garantir a estabilidade a paz e a segurança de toda a sociedade. Ele defendia que o indivíduo deveria abrir mão de sua liberdade natural , para submeter-se a esse rei através de uma espécie de "PACTO SOCIAL", pois só assim, teria garantia de segurança e paz dentro do reino.
Maquiavel também um teórico a que defendia o absolutismo, dizia que a autoridade do rei era inquestionável e que todas as suas ações independente de quais fossem, deveriam ser respeitadas por eram para garantir a segurança e a estabilidade do rei. "Os fins justificam os meios". Sendo assim, ele justificava todas as ações do soberano, independente se fossem más ou boas para a sociedade.
3 - Qual a principal característica do absolutismo na França, de Luis XIV?
Em toda a Europa,o absolutismo foi se firmando como sistema político e o mercantilismo como sistema econômico. Alguns Estados, apresentavam absolutismos diferentes, com maior ou menor poder nas mãos no monarca. Na França,pode-se dizer que foi o absolutismo em que o rei concentrou TODOS OS PODERES em suas mãos. E para isso,utilizou de vários instrumentos e instituições. Ou seja, foi o poder mais centralizado e absolutista de toda a Europa.
4 - explique o argumento de Bossuet para justificar o absolutismo:
segundo Bossuet, o rei foi instituído por Deus e por isso deveria ser legitimado pela igreja e os súditos. Levando em conta que o contexto do absolutismo era de extrema religiosidade, tal teoria legitimou com grande poder a soberania dos reis. (teoria do direito divino dos reis)
5 - Explique o PACTO SOCIAL segundo Thomas Hobbes:
Como disse anteriormente,ele foi um dos teóricos do absolutismo. Ele defendia o CONTRATO SOCIAL ou PACTO SOCIAL, onde o indivíduo abriria mão de sua liberdade natural para se submeter totalmente a um soberano que pudesse garantir-lhes a paz e a segurança em meio ao caos. Segundo ele,o homem nasceu mau e só um lider forte , soberano e inquestionável poderia colocar fim aos conflitos através deste contrato.
6 - quais os interesses da burguesia,da nobreza e do clero na centralização do poder absolutista?
burguesia: apoio nos negócios e unificação da moeda.
nobreza: manutenção de seus antigos privilégios e não pagamento de impostos
clero: manutenção dos seus antigos privilégios, não pagamento de impostos e fortalecimento da igreja.
7 - cite três características do
ABSOLUTISMO: centralização do poder político,religioso e econômico nas mãos do soberano.
exército público forte e aparelhado para garantir o exercício do poder e segurança do reino.
sistema burocrático complexo de administração pública principalmente, para cobrança de impostos da burguesia e dos camponeses...pois o clero e a nobreza continuaram sem pagar impostos.
MERCANTILISMO: defesa da balança comercial (protecionismo alfandegário) ou seja,elevação da taxa de importação para produtos internacionais e assim protegendo o produto nacional.
metalismo: acumulação de ouro e outros metais preciosos...
monocultura: cultivo de uma cultura ou produto de grande valor no mercado internacional. O açucar por exemplo que foi vastamente produzido nas colônias americanas e africanas
escravismo: mão de obra escrava já que a escassez de mão de obra européia em virtude da crise do século XIV gerou grandes prejuízos econômicos. Com a "descoberta de novas terras" decidiram escravizar os nativos dessas terras para mão de obra nas colônias.
CORREÇÃO DA REVISÃO - 7º ANO.
Comments :
0
Posted: domingo, 28 de setembro de 2014
AULAS DOS DIAS 01, 05, 08, 12 E 15/09/2014 - 8º ANO
Comments :
0
Posted: domingo, 14 de setembro de 2014

para casa:
para dia 19/09/2014
TRABALHO:
VALOR: 5 PONTOS
PESQUISA SOBRE JOGOS OLÍMPICOS
VALOR: 5 PONTOS
PESQUISA SOBRE JOGOS OLÍMPICOS
pesquisa sobre o tema Jogos Olímpicos Gregos e Modernos. Nessa pesquisa, os alunos deverão contemplar os seguintes assuntos:
- Descrever as modalidades esportivas praticadas nos jogos da Antiguidade
- Descrever as modalidades esportivas dos jogos Olímpicos atuais.
- Apresentar os propósitos dos jogos olímpicos gregos, em especial sua relação com a religiosidade.
- Identificar o momento de criação dos Jogos Olímpicos Moderno.
- Listar as cidades-sedes de todos os Jogos Olímpicos Moderno.
DEVERÁ UTILIZAR IMAGENS COM DESCRITIVOS DE IMAGEM
DATA DA ENTREGA: 29/09/2014
NÃO SERÁ ACEITO TRABALHO FORA DA DATA.
AULA DO DIA 15/09/2014 - 6º ANO
Comments :
0
Quem sou eu
- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.
Links interessantes para pesquisa
Seguidores
Postagens populares
-
ABSOLUTISMO - MERCANTILISMO estamos estudando o tema Absolutismo. Uma nova organização política que surgiu no final da baixa Idade Méd...
-
PARA TODOS OS ALUNOS DO SÉTIMO ANO: A ATIVIDADE SERÁ ENTREGUE NA SALA DE AULA, DIA 05/05. PARA QUEM QUISER FAZER NO FERIADO, SEGU...
-
ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ A...
-
Produção de Texto NARRATIVO. Abaixo estão 20 perguntas as quais servirão de orientação para a produção do texto, ou seja, dever...
-
O PROGRESSO EM DISCUSSÃO... O progresso significa sobretudo desenvolvimento. Estudamos que durante a baixa Idade Média, o ressurgimento...
-
ALUNOS DO 6° ANO : ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestime...
-
AOS ALUNOS DO 9º ANO: SEGUE ABAIXO DOCUMENTÁRIO DO PROFESSOR HISTORIADOR BORIS FAUSTO. ASSISTAM AO VÍDEO E FAÇAM COMENTÁRIOS A RESPEITO...
-
ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE: RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA CARACTERÍSTI...
-
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
-
Atenção alunos do 8º ano, 2º ano e 3º ano: leiam a noticía a seguir e responda a questão: Cite uma ação que você pode desenvolver na esc...










