Archive for setembro 2015


O JOGO DO PODER : CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO.

Vimos na última aula que ocorreram várias transformações na Europa Medieval no processo de transição para a Europa Moderna. 

vários fatores influenciaram estas transformações. 

podemos citar como os mais importantes e marcantes:


  • O RENASCIMENTO CULTURAL - SÉCULO XIV
  • O EXPANSIONISMO MARÍTIMO - DESCOBRIMENTO DAS AMÉRICAS - SÉCULO XV
  • REFORMA RELIGIOSA OU PROTESTANTISMO - SÉCULO XVI 




o surgimento da classe burguesa, a partir do século XI está ligado a todos esses fatores. Percebe-se que sempre há uma associação de ideias e compartilhamento de objetivos quanto a todos os eventos citados acima, entre a burguesia e os eventos  que marcaram esse  do processo. 

Desde então, com o declínio da antiga forma de organização política e econômica, denominada FEUDALISMO, ocorre a necessidade de se estruturar uma nova forma de organização para que atendesse aos anseios dos vários grupos sociais envolvidos nesse processo histórico. 

essa nova forma de organização POLÍTICA é denominada de ABSOLUTISMO.

e a nova forma de organização ECONÔMICA é denominada MERCANTILISMO. 

no capítulo 5 da apostila... iremos tratar deste assunto. 

E como atividade extra classe, você deverá redigir um texto de no mínimo dez linhas, associando corretamente os termos  que representam os eventos que culminaram na nova organização política e econômica da Idade Moderna:

RENASCIMENTO - SÉCULO XIV - GÊNOVA E VENEZA - BURGUESIA - MECENAS - INDIVIDUALISMO  - RACIONALISMO - EXPANSIONISMO MARÍTIMO - CARAVELAS - HELIOCENTRISMO - GEOCENTRISMO - IMAGINÁRIO EUROPEU - PROTESTANTISMO - INDULGÊNCIAS - REFORMA RELIGIOSA - CRISTIANISMO CATÓLICO - TESES DE LUTERO - LUTERANISMO - CALVINISMO - CONTRARREFORMA CATÓLICA - ANGLICANISMO .


ATENÇÃO: NA REDAÇÃO, TODOS ESTES TERMOS DEVERÃO SER GRIFADOS EM VERMELHO OU ENTÃO MARCADOS COM O MARCA TEXTOS. 

para ser entregue dia 29/08/201 - na sexta feira. 
valor: 2 pontos. 




ATENÇÃO ALUNOS 7ºANO - MATERIAL PARA A PROVA

Comments : 22
Posted: segunda-feira, 21 de setembro de 2015


 

ALUNOS DO 6º ANO:


Assistam aos vídeos. Eles referem-se às Grandes Civilizações da Mesopotâmia, Antigo Egito e Mesoamérica (Povos Incas, Maias e Astecas). 
Assistam atentamente até o final do vídeo e juntamente com o resumo e as aulas espoxitivas, estude e  redija um comentário sobre uma das estruturas que você escolher ( política, religião, sociedade ou economia) de um destes povos). A data limite para postagem é até o final do bimestre. 

Prof. Márcia.

MESOPOTÂMIA - ATUAL ORIENTE MÉDIO 




O ANTIGO EGITO 



A MESOAMÉRICA 

América Pré colombiana

Astecas


Maias


Incas 





ATENÇÃO ALUNOS DO 6ºANO -MATERIAL PARA A PROVA

Comments : 9




ALUNOS,

Estudamos o período chamado "Guerra Fria"e suas influências na condução da política internacional.

Você estudou a respeito do que foi chamado de BIPOLARIDADE,ou seja, o mundo foi dividido em duas zonas de influência - uma ocidental, liderada pelos Estados Unidos,de sistema capitalista,e outra Oriental,liderada pela URSS então socialista.

esta Guerra iniciou-se logo após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Os países aliados, reuniram-se e dividiram a Alemanha derrotada em duas partes,uma oriental, sob o comando da URSS e a ocidental, sob o comando dos EUA, França e Inglaterra.

Foi criado em seguida a ONU,uma instituição internacional, formada por representantes dos países vencedores, e que tem como objetivo, mediar conflitos e cuidar para que não ocorra novamente conflitos mundiais como a primeira e segunda guerras. 

Porém,os EUA criou também a OTAN - Organização do tratado do Atlântico Norte,onde vários países sob a zona de influência dos EUA aliaram-se em cooperação mútua, para prevenir possível investida da URSS sob seus territórios.

em contrapartida, a URSS criou o Pacto de Varsóvia...um acordo muito parecido com o da OTAN, com mesmo objetivo,porém ao contrário.

EUA cria então o Plano MArshall, um plano econômico de resgate das economias ocidentais capitalistas, através de empréstimo e investimento de capital norte americano. Em contrapartida, a URSS criou o COMECON,com as mesmas prerrogativas,em auxílio às zonas de sua influência.

enfim, a cada ação norte americana,havia uma reação Russa.

o desenvolvimento tecnológico adquirido durante as guerras, foi revertido para a população civil, o que inclusive,nos contemplou com o advento da internet.

Além disso, as tecnologias avançaram no espaço,com invenção de satélites e até mesmo a chegada do homem à lua.Tudo isso como reflexo da corrida tecnologica durante a guerra fria.

Mas,tal guerra também atuou fortemente no campo político. Tal situação interferiu na condução das políticas na América Latina, fazendo surgir regimes ditadores em quatro países: Argentina, Uruguai, Chile e Brasil.

Nesse período, também ocorreu o processo de descolonização do continente Africano e Asiático, o que historiadores chamam também de "Descolonização afro-asiática". No continente africano, como foi dito em sala, formaram-se grupos paramilitares e organizações guerrilheiras, financiadas tanto por EUA quanto por URSS.

Ocorreram também verdadeiras guerras travadas em territórios distantes, como a Guerra da Coréia e a Guerra do Vietnã.

Destaca-se também o processo de independência de Cuba, país da América Central, que em um movimento revolucionário,implantou o SOcialismo na ilha, aumentando o temor dos EUA de que o socialismo se espalhasse sobre as américas e reduzisse sua zona de influência.

GUERRA FRIA

GUERRA DA CORÉIA


GUERRA DO VIETINÃ



sobre o período de 1946 a 1964, no Brasil.

Este período é chamado de PERÍODO DA DEMOCRATIZAÇÃO

por quê ? Com a saída de Getúlio vargas, incia-se o processo eleitoral no Brasil para eleição de presidente e também do legislativo.
Mas este período foi extremamente conturbado e instável.
Destacaram-se três correntes ideológicas:

a liberal: defesa da propriedade privada, não intervenção do Estado na economia... alinhamento com os EUA.

nacional desenvolvimentista: defesa do estado forte, estatização de empresas que exploram recursos naturais do subsolo,progressismo para o desenvolvimento. Política independente.

radical: defesa da reforma agrária, fim da propriedade privada,alinhamento com URSS.

Eurico Dutra foi eleito com apoio de Getúlio Vargas, porém durante seu mandato se alinhou aos EUA, praticando politica liberal.

em seguida,  Getúlio Vargas volta a ser presidente eleito pelo voto do povo, exerce um curto mandato, porém, através da pressão exercida pela UDN partido politico formado por conservadores, além da mídia representada por Carlos Lacerda e outros setores reacionários da sociedade os quais não estavam satisfeitos com as políticas trabalhistas adotadas por Getúlio como por exemplo o aumento de cem por cento do salário mínimo, comete suicídio. 

após a morte de Getúlio assume Café Filho, o qual adoece e em novembro de 1955 ocorre eleições para presidente, na qual Juscelino Kutbitschek e João Goulart são eleitos pelo PSD-PTB. Novamente a UDN tenta articular um golpe, impedindo a posse de JK,porém sem sucesso. 

o governo de JK foi o mais tranquilo.  Articulista, estrategista, político, conseguiu minimizar a oposição , porém contraiu uma inflação muito alta, desempregos, ataques por parte da UDN, greves de trabalhadores. Foi sucedido por Janio Quadros.

O governo de Janio Quadros foi instável. Apoiado pela UDN, assumiu o poder jurando varrer a corrupção com o jingle "varre varre varre vassourinha". Porém,ficou apenas 7 meses, exercendo o poder de forma arbitrária, personalista, proibiu biquinis, brigas de galo. Ao mesmo tempo, praticou emque praticou uma política independente, condecorou CHE Guevara, dando indícios de aproximação com URSS.Além disso aproximou-se da Àfrica e Ásia. Renunciou para João Goulart, seu vice. 

O governo de JOão Goulart foi instável, sofreu várias pressões. UDN tentou golpe várias vezes, pois o tinha como comunista. Pregou reformas de base o que desagradou imensamente os setores mais conservadores da sociedade, foi deposto em 1964, através de um golpe militar. 

para aprofundar mais no assunto, sugiro o vídeo abaixo, além dos exercícios da apostila e exercícios complementares.


DEMOCRATIZAÇÃO POR BORIS FAUSTO

DE JANIO A JANGO (JOÃO GOULART) 



BONS ESTUDOS!!!

Prof.Marcia.

ATENÇÃO 9º ANO - MATERIAL PARA A PROVA

Comments : 0
>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -