Archive for março 2014

ELABORAR UM TEXTO COM NO MÍNIMO 15 LINHAS SOBRE:

RELAÇÕES DE TRABALHO NA IDADE MÉDIA
O PODER DA IMAGEM NA IDADE MEDIA
CARACTERÍSTICAS DA ECONOMIA NA IDADE MÉDIA
CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE NA IDADE MÉDIA


ENTREGAR ATÉ DIA 30/04/2014







1-Explique com suas palavras como a igreja católica dominava culturalmente a sociedade medieval.


Dominava através do medo do desconhecido, do inferno que era pregado através de imagens e representações do mal. Ameaçava os fiéis com os pecados que os levaria à morte e ao inferno. Ao mesmo tempo, utilizava imagens de santos e mártires, para determinar um padrão de comportamento, que seria de pessoas sofridas, honestas, submissas às leis religiosas, conformadas e que não questionasse o Cristianismo. E caso questionassem ou manifestassem outra crença... iriam para a inquisição.




2-Explique como eram as condições de vida dos servos

Os servos trabalhavam nos feudos que eram grandes terras comandadas pelo nobre (o senhor feudal)
suas condições de vida eram bem difícieis. Não tinham direito a pagamentos, estavam vinculados à terra, praticavam a agricultura de subsistência, pagavam impostos ao senhor feudal. Existiam duas taxas , uma chamada corvéia (trabalho em troca de proteção) e as banalidades (pra usar o moinho, o forno, o celeiro) dos senhores feudais.
Viviam em casas muito humildes, sem higiene, passavam muita fome em períodos de baixa colheita, já que a maioria ia para o senhor feudal. Para irem embora do feudo, deveriam ter a autorização do senhor feudal, mas diferente da escravidão, o servo não era sua propriedade.

3-Quais eram as relações dos servos com os senhores feudais?

Era uma relação de Fidelidade. Não havia contrato escrito, não havia registro de nada. Apenas através de um acordo verbal, onde o servo prometia trabalho, em troca de proteção, segurança e terra para plantar.

4-Explique o que foi a Retração demográfica ocorrida a partir do século V,com a invasão dos povos bárbaros no ocidente.

A retração demográfica foi um movimento migratório para o interior da Europa. Após as invasões do século V, os centros urbanos ficaram muito perigosos, muita confusão, ataques e saques. Então as pessoas para fugirem do caos, migraram para o interior, onde começa a formação dos feudos.


5-Explique as estratégias utilizadas pela igreja católica para promover o domínio cultural e político durante toda a idade media.

a igreja utilizava sobretudo o medo. Medo do inferno, da morte. Utilizavam os pecados narrados na bíblia para intimidar as pessoas, com ameaças de irem para o inferno. Utilizavam imagens sacras, do cotidiano cristão para ditar regras de comportamento. E para que o Cristianismo não fosse ameaçado por qualquer outra religião, utilizavam também a partir do século XII, o Tribunal da Inquisição. Se houvesse alguma denúncia de que alguém estava manifestando religiões diferentes, ou questionando o poder da Igreja, esta pessoa seria julgada pelo tribunal e poderia parar na fogueira, acusada de bruxaria ou heresia. Dominavam também o conhecimento, já que apenas o clero tinha acesso às liturgias e às literaturas da Antiguidade. A maioria dos camponeses era analfabeta e o conhecimento era privilégio do clero.


6-Caracterize o período feudal em relação a:

Economia Na Alta Idade Média, praticavam AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA. Ou seja, plantavam para a sobrevivência. 
Política: Existia o Rei que não tinha muito poder político, pois o regime feudal era DESCENTRALIZADO. O Senhor feudal tinha muita autonomia em seu feudo, enfraquecendo o poder do Rei. O rei, o clero e a nobreza eram sustentados com os impostos cobrados da classe dos camponeses. 
Religião: a única religião aceita era o CRISTIANISMO. Por sua dominação política e cultural, era a única instituição universal, por isso o nome "igreja Católica". Católico quer dizer: universal. Interessante é que em um sistema de poder descentralizado, a Igreja conseguia através do domínio cultural, manter-se única, com forte poder centralizador. 


Sociedade: a sociedade feudal era divida em estamentos. OU seja, era estratificada. Tinha o primeiro estado que era o Clero, o segundo estado era a nobreza e o terceiro estado era os camponeses e a partir da baixa idade média, o terceiro estado passou a ter os camponeses e a burguesia. 


7-Como eram divididas as classes sociais na idade media e qual era a função atribuída a cada uma delas.

Através da pirâmide social do feudalismo, podemos entender como eram divididas as classes sociais:





o Clero, era responsável pela espiritualidade. Orava para que todas as classes fossem abençoadas por Deus. Praticavam também o poder temporal, através de tribunais que julgavam crimes comuns.

A Nobreza, era composta por nobres (senhores feudais ) e cavaleiros, estes últimos eram responsáveis pela segurança.

Por último, na base da pirâmide social, ficavam os servos e camponeses que trabalhavam para sustentar toda a sociedade.


Bons estudos!
Prof. Marcia.

7º ano: recuperação 1º bimestre

Comments : 0
Posted: sábado, 22 de março de 2014
BRASIL IMPÉRIO:

PRIMEIRO REINADO: 1822 À 1831:


PERÍODO REGENCIAL : 1831 À 1840:


SEGUNDO REINADO: 1840 À 1889:

2 ano - material de apoio para prova do dia 24/03

Comments : 0
Posted: quinta-feira, 20 de março de 2014
Queridos, 

segue abaixo a matéria da prova do dia 24/03 e material de apoio:

Expansão Napoleônica 

Ideologias do século XIX
Guerra de Secessão (EUA)
Idade do Ouro nos EUA     link: Infoescola

relações entre EUA e América Latina no contexto do século XIX


Bolivarismo 
link: Bolivarismo - pan americanismo

3º ano - Material de apoio para a prova do dia 24/03

Comments : 0

Queridos, 

segue abaixo o slide da aula expositiva sobre Revolução Russa, como material de apoio para a prova do dia 24/03/2014.

Revolução Russa - 1917

9º ano - Material de apoio para revisão da prova do dia 24/03

Comments : 0
Posted: quarta-feira, 19 de março de 2014
Brasil Império - Regência e Segundo Reinado


vídeos de apoio:


CABANAGEM

SABINADA 


FARROUPILHA


2º ano - aula do dia 19/03/2014

Comments : 0
Posted: terça-feira, 18 de março de 2014
Alunos, 

na página 29 da apostila, no tópico "Reflexão sobre a história", há uma proposta de atividade interdisciplinar, ou seja, envolverá as disciplinas História e Português

Trata da elaboração de um texto jornalístico através do qual, você irá demonstrar o que aprendeu do primeiro capítulo da unidade 1 da apostila, ou seja:

a) o poder da terra e o poder do capital

b) Relações de trabalho : servidão e assaliamento

c) As imagens da sociedade feudal e as medievais capitalistas

d) os tempos do trabalho na sociedade feudal e no capitalismo. 

ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO: 

Na elaboração do texto, você deverá considerar as seguintes perguntas:
  1. O quê?
  2. Como?
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Por quê?
Exemplo:

a) o poder da terra e o poder do capital.

O quê é "poder da terra"? 
o quê é "poder do capital"?

Como se estabeleceu o poder da terra? E como se estabeleceu o poder do capital? (contexto político, econômico, social)

Quando se estabeleceu o poder da terra (contexto histórico)
quando se estabeleceu o poder do capital (transição do poder da terra para o poder do capital - contexto histórico)

Onde se estabeleceu o poder da terra? (contexto geográfico)
Onde se estabeleceu o poder do capital? (contexto geográfico)

Por quê se estabeleceu o poder da terra? E por quê houve transição do poder da terra para o poder do capital? 

ou seja, você deverá informar todas estas perguntas, durante a elaboração do texto. 

Não é para tecer uma colcha de retalhos. É para associar os tópicos. Mesmo porque são indissociáveis. 

DEVERÁ CONTER: 
  • MANCHETE.
  • COESÃO TEXTUAL;
  • LINGUAGEM DE FÁCIL ACESSO MAS COM CORREÇÃO HISTÓRICA
  • BOXES INFORMATIVOS
  • LINGUAGENS ILUSTRATIVAS DO CONTEÚDO. 

* links para pesquisa de como elaborar um texto jornalístico:





VALOR: 5 PONTOS. 

O melhor texto será divulgado no Jornal da Escola. 

DATA DA ENTREGA: DIA 31/03/2014.

Bom trabalho. 
Prof. Márcia. 


7º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - TRABALHO

Comments : 3
Posted: domingo, 16 de março de 2014
correção dos exercícios até a página 28.

REVISÃO: 



AS CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA:

         Para estudar a história, os historiadores precisam da ajuda de outros cientistas, que também trabalham com o passado. Dos mais importantes auxiliares dos historiadores, estão:

Os arqueólogos:

eles escavam a terra, entram em cavernas, mergulham em mares e rios embusca de vestígios. Os arqueólogos trabalham com o que chamamos de cultura material. Culturamaterial é tudo aquilo que foi produzido pelo homem ou que marca a presença dele emdeterminado local. Por exemplo: pedaços de cerâmica, objetos pessoas, construções antigas ourestos delas.

Os paleontólogos:

estudam os fósseis, restos de animais, como dinossauros ou de plantas quecom o tempo foram fossilizadas (transformadas em pedra ou em algum outro tipo de matériaorgânica)

Os antropólogos:

eles estudam as sociedades humanas e, em alguns casos, os restos humanos, como esqueletos, múmias, que são encontrados pelos arqueólogos em suas escavações.

Geólogo: 

estuda a história da terra, das rochas, das montanhas. Ele é capaz de dizer quando umfenômeno natural como um terremoto ou a erupção de vulcão ocorreram e quais foram os estragos causados, apenas analisando camadas de rocha e terra.Com a ajuda dos documentos produzidos por estes cientistas o Historiador analisa as informaçõese reconstitui a história de uma pessoa, de um povo, de uma época. É um trabalho muito lento elongo, que é feito a cada dia. 

Citam-se também outras ciências não menos importantes que as citadas acima, como a geografia e estatística, a matemática, a química, a biologia, a física, etc. 

A história é, portanto, uma ciência dinâmica e que caminha junto com outras ciências.


6º ANO - AULA DO DIA 17/03/2014 - HISTÓRIA...PRA QUÊ?

Comments : 0
Queridos, assistam com bastante atenção o vídeo abaixo: 





Abram a apostila na página 22.

Resolvam o exercício da página 23, nº 12 e 13.


acessem o link abaixo, que trata da Origem e Evolução da Escrita






Para casa:


leiam a página 24.

Resolvam o exercício da página 25, nº 14.

Resolvam o exercício da página 28. 

6º ano - aula do dia 14/03/2014 - sexta feira - FONTES HISTÓRICAS

Comments : 0
Posted: quinta-feira, 13 de março de 2014
Queridos alunos, 

A religião durante a Idade Média, era de extrema importância para a sociedade. Desde Constantino, no século III a.c. durante o Império Romano, o cristianismo alcançou liberdade para ser proferido e seguido, mas foi o imperador Teodorico que o transformou em Religião Oficial do Império Romano. Com a queda de Roma no ocidente,  no século V, o Cristianismo, representado pela IGREJA CATÓLICA ROMANA continuou sendo a religião mais professada e seguida por fiéis ocidentais. E mesmo com o início de um novo tempo, seus fundamentos e estruturas se fortaleceram ao ponto de se tornar a Religião mais poderosa do ocidente. 

A dominação cultural e religiosa, levou também a uma grande força política por parte da Igreja. Ela legitimava o poder do Rei e era muito rica, detentora de terras, propriedades, escravos, servos (vassalos). 

Esta instituição foi responsável pela formação de valores e normas de comportamento que regulavam o cotidiano das pessoas. 

Utilizou como instrumento de propagação da fé e dogmas, as imagens

veja a seguir: 







Agora, acesse o link abaixo. Você lerá um texto que fala sobre o poder da Igreja no Mundo Medieval. 

Este texto é do site "só história"...que é um site de pesquisa para alunos do ensino fundamental e Médio. 


Depois de ler o texto,  analise a seguinte citação:

"Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e outros, servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor (...).
(St.Laud de Angers. Citado em: Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de História. Lisboa, Plátano, 1977, v.I, p. 145.)"

Responda em seu caderno, ou através de  comentário do blog: 

1 - Quais as duas composições  sociais citadas no texto?
2 - qual a função de cada uma delas?

PARA CASA:


Leia os textos das páginas 22 e 23 da apostila. 

Leia o historiográfico da página 24.



Resolva a atividade da página 26 - História em Exercício

Resolva a atividade da página 27 - exercício 17

Resolva a atividade da página 28 - exercício 18.

Corrigiremos as atividades em sala de aula. 







7 º ano - aula do dia 14/03/2014 - A Espiritualidade na Idade Média

Comments : 9

6º ano - aula do dia 10/03 - Revisão primeiro capítulo

Comments : 0
Posted: segunda-feira, 10 de março de 2014
Prezado Aluno, 

segue abaixo vídeo relacionado às estruturas da Sociedade Feudal. 




Para Casa:

Leia os textos das páginas 16 e 17 da apostila. 

Resolva o exercício nº 9 da página 17. 

Resolva o exercício nº 11 letras "a"  e "b" da página 21 

Resolva o exercício nº 13 da página 22



Agora, assista ao vídeo abaixo. Ele trata das relações de trabalho no mundo CAPITALISTA. 

É um vídeo muito crítico, mas tem como objetivo levá-lo à reflexão à respeito do trabalho no mundo capitalista, a submissão do trabalhador ao capita  e as relações de desigualdade entre a força de produção (trabalhadores ) e o dono do capital (empregadores). 



  • Após assistir ao vídeo, leia o texto da página 17 e 18 "O trabalho no mundo capitalista". 


  • Resolva a atividade da página 19, exercício 10 letras "a" e "b"


  • Por ultimo, redija um comentário de pelo menos 5 linhas, sobre :


As diferenças entre as relações de trabalho da Idade Média e as relações de trabalho no Mundo Moderno (capitalista). 

O comentário deverá ser postado no blog. Quem estiver sem internet, deverá fazer no caderno. 

Darei visto na próxima aula (sexta-feira). 

Prof. Marcia. 

CONSELHO  DA  PROFESSORA:

 Ao redigir o texto, procure utilizar palavras e conceitos históricos. Já está na hora de você buscar fazer o melhor, principalmente em relação a elaboração de textos. Procure entender palavras que não conhece, pergunte à professora, procure no dicionário... exemplo: quando se lê "força produtiva", refere-se ao trabalhador, aquele que produz. Quando se lê: "dono do capital", "dono dos meios de produção", refere-se ao empregador, ou seja, aquele que é dono das máquinas, da empresa, da fábrica,etc. Quanto mais você procurar aprimorar sua leitura e aprender conceitos, melhor será seu desempenho nas provas!


7º ano - aula do dia 10/03/2014 - Estruturas do Feudalismo.

Comments : 6
Posted: domingo, 9 de março de 2014
Prezado Aluno, 

Dando sequência à aula do dia 07/03, assista ao vídeos acessando o link abaixo. Eles tratam da Revolução Inglesa, que gerou uma guerra civil, no século XVII. 
Para Casa. 


Resolva os exercícios da página 25, considerando: 

Sobre a questão de número 12, analise bem as imagens e reflita sobre o contexto da vitória de Oliver Cromwell. Quem era seu exército, e porque se tornou tão forte; como alcançou a coroa tornando-se governante. 

Sobre a questão 13, lembre-se de como era o contexto político, religioso e social da Inglaterra no século XVII.E o que aconteceu com todas essas estruturas, após a Revolução Puritana?

Sobre a questão 14, você sabe quem "perdeu a cabeça"?

A questão 15, faça no caderno. Darei visto. 

Bom trabalho!


8º ano - Aula do dia 17/03/2014 - Segunda Feira.

Comments : 0
Posted: sábado, 8 de março de 2014
>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -