Archive for maio 2012


         Leiam o texto abaixo. Ele se refere ao conceito de Republica. Estamos estudando um período da  história brasileira que conta a sobre a implantação da República em contraposição à Monarquia do período Imperial no Brasil. Mas o que vem a ser República? Sabemos que República é um regime de governo onde o povo elege seu representante para atuar em favor da maioria. Mas será que ao longo de nossa história republicana, os anseios das massas foram realmente prioridade? Façamos uma reflexão a partir deste texto. Postem comentários. Será avaliado ao longo do bimestre. 


Prof. Márcia. 


          República ... coisa pública??


Paradoxo. Única palavra capaz de definir os reais fundamentos da “República” na América Latina.

República significa coisa pública, governo em que o povo exerce a soberania, onde o interesse do povo é prioridade.

Ideologicamente, a República como forma de governo, opôs-se à Monarquia contra a qual levantaram em discursos inflamados, a necessidade de liberdade, igualdade e justiça para o povo oprimido. Porém, na prática, a República na América Latina, foi marcada por governos  autoritários, elitistas, ditadores e ainda, muito longe do que deveria representar por sua ideologia republicana. A começar pelo próprio movimento republicano, que na maioria das vezes, fora liderado por classes privilegiadas,que viam no sistema, uma chance de alcançar o poder e domínio sobre todas as outras classes.
 No Brasil, as oligarquias comandaram por muito tempo a alternância do poder, através de acordos políticos que envolviam não só interesses econômicos, mas também prestígio e poder de influência política enquanto o povo (elemento primordial da república)  permanecia alheio às decisões da “coisa pública”.

Infelizmente ainda hoje após tantos anos, ainda não podemos afirmar que vivemos uma democracia, em um governo republicano. Mesmo porque as decisões continuam sendo tomadas à revelia do povo... que decide através do voto seu representante, apostando em sua fidelidade em relação aos compromissos de campanha. 

E assim, a injustiça, a desigualdade, a corrupção ativa, os mandos e desmandos políticos, continuam descaracterizando o regime Republicano, em detrimento à essência de sua ideologia.

AOS ALUNOS DO 9º ANO :

Comments : 13
Posted: domingo, 6 de maio de 2012
>
<

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -