Archive for março 2012
AOS ALUNOS DO 1º ANO: Abaixo, dois vídeos sobre Renascimento e Reforma Protestante. Nossa aula expositiva do dia 30/03 - sexta feira, foi apenas um esboço deste movimento importantíssimo ocorrido no século XV e XVI da nossa história. Mas nestes videos, abordaremos de maneira mais profunda, tanto o Renascimento como a Reforma religiosa. Assistam aos vídeos e em relação ao Renascimento, redijam comentários sobre o que compreenderam deste período e quais influências em toda a Europa. Boa "viagem"...
Prof . Márcia.
Prof . Márcia.
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Posted: sábado, 31 de março de 2012
Atenção alunos do 8º ano, 2º ano e 3º ano: leiam a noticía a seguir e responda a questão:
Cite uma ação que você pode desenvolver na escola e/ou na sua comunidade para combater a discriminação racial.
Raça Brasil | Massacre de Shaperville - Na África do Sul, berço do apartheid, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas durante um confronto com a polícia em 21 de março de 1960
Cite uma ação que você pode desenvolver na escola e/ou na sua comunidade para combater a discriminação racial.
Raça Brasil | Massacre de Shaperville - Na África do Sul, berço do apartheid, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas durante um confronto com a polícia em 21 de março de 1960
Raça Brasil | Massacre de Shaperville - Na África do Sul, berço do apartheid, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas durante um confronto com a polícia em 21 de março de 1960
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Posted: terça-feira, 20 de março de 2012
ALUNOS DO 9º ANO: Estamos estudando sobre a Primeira Guerra Mundial e para encerrarmos este capítulo, estou postando um CORDEL (literatura também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos). Ele foi criado por Jetro Fagundes, um amigo meu que atendeu a um pedido especial, possibilitando-nos conhecer um pouco mais sobre a história deste grande homem, símbolo da paz que lutou a guerra pacífica contra o imperialismo britânico na Índia. Leia-o e reflita. É um presente para vocês! Prof. Márcia.
Mohandas Karamchand Ghandi
“Porta-Voz da Humanidade”
I
Vento, inimigo dos tiranos
e de tudo o que existe de ruim
sopre lembranças de um Indiano
nascido na cidade de Bombaim
Tempos do colonianismo tirânico
a India não passava duma sucursal
do famigerado Império Britânico
e na base da prepotencia brutal
“Porta-Voz da Humanidade”
I
Vento, inimigo dos tiranos
e de tudo o que existe de ruim
sopre lembranças de um Indiano
nascido na cidade de Bombaim
Tempos do colonianismo tirânico
a India não passava duma sucursal
do famigerado Império Britânico
e na base da prepotencia brutal
Formado em Direito na Inglaterra
vai deixar Londres, a capital
pra combater na India, sua terra
a prepotente britânica imperial
Homem que fazia da advocacia
aprendizado notório fraternal
diferente de muitos, hoje em dia
dentro ou fora de um tribunal
Na sua consciencia transformadora
aos principios éticos foi fiel
Jamais defendeu a elite opressora
e nunca incriminou inocente réu
Tempos depois o advogado Indiano
que se preocupava com os comuns
vai rumar o país Sul Africano
pra defender as minorias Hindus
Na África do Sul segregacionista
coloca em prática seus ideais
de ardente defensor pacifista
que luta pelos direitos iguais
Advogado idealista, militante
defendia sem apego ao vil metal
negros e seus irmãos imigrantes
do preconceito social e racial
Um dia ele volta novamente
pra India, a sua terra natal
onde vai lutar com sua gente
pela independencia nacional
Vento, tu que és irmão valente
sabes o que Mahatma Ghandi fez?
Ele, Calmamente, pacificamente
abalou o soberbo trono inglês
Homem valente revestido de calma
Líder Político e Espiritual
Mahatma significa "Grande Alma"
no Sâncrito também língua oficial
Na dura luta pela independencia
utilizou com seu povo sofredor
interessante modo de resistencia
um método diferente, inovador
Pra ver o seu país independente
Ghandi trilha o caminho da paz
mobilizando toda a sua gente
inclusive com retiro espirituais
A India de guerra, mas pacata
por um bom periodo pode ver
a força do protesto, da passeata
da gente que mal tinha pra comer
Homem dos mais variados recursos
caminhou com a massa popular
por mais de trezentos kilômetros
em protesto numa marcha pro mar
II
Amante da paz, da não violencia
fez uso de greve de fome, jejuns
e estimulou civil desobediencia
nos cidadãos mulçumanos e hindus
Líder de todo o povo indiano
conseguiu momentanea pacificação
entre os hindus e mulçumanos
na luta pela sonhada libertação
Cidadão das mais raras grandezas
estimulava na indignação da paz
desobediencia às leis inglesas
boicote à seus produtos comerciais
Eita, meu lindo sumano Vento
Ghandi foi buscar na tradição
dois belíssimos ensinamentos
para reerguer a sua nação
Sua vida de absoluta santidade
gerava motivação, mobilização
Não violência, Firmeza da Verdade
contra a imperialista ocupação
Por isso que indianos sofredores
tomaram aquela consciencia moral
que eram infinitamente superiores
a um império exportador do mal
Império monopolista e desumano
tão cruel exportador do mal
que proibia o povo indiano
de fabricar o seu próprio sal
É Ghandi quem toma a iniciativa
de chamar a consciencia nacional
à desobediencia ativa e passiva
na lendária marcha para o sal
Peitando o imperialismo bruto
se descobre, desobedecendo leis
que pode fabricar seu produto
e de quebra boicotar o inglês
Ghandi também foi aquele homem
que protestando contra a dominação
inovou chamando a greve de fome
de Jornada de Jejum e Meditação
Ele tinha o consciente juízo
que o Jejum causaria paralização
acarretando um enorme prejuízo
além de gerar desestabilização
Nas mais variadas localidades
a prática do Jejum e Meditação
paralizava todas as atividades
do operário ao importante artesão
Nunca nas histórias dos humanos
se viu protesto assim inovador
capaz de causar prejós, danos
a nojento ocupador, colonizador
Quando a segunda guerra é encerrada
a Inglaterra em péssima condição
permite com que seja proclamada
a India como independente nação
No bojo da independencia indiana
uma significativa parte da nação
adepta da religião mulçumana
dá origem ao país do Paquistão
fez uso de greve de fome, jejuns
e estimulou civil desobediencia
nos cidadãos mulçumanos e hindus
Líder de todo o povo indiano
conseguiu momentanea pacificação
entre os hindus e mulçumanos
na luta pela sonhada libertação
Cidadão das mais raras grandezas
estimulava na indignação da paz
desobediencia às leis inglesas
boicote à seus produtos comerciais
Eita, meu lindo sumano Vento
Ghandi foi buscar na tradição
dois belíssimos ensinamentos
para reerguer a sua nação
Sua vida de absoluta santidade
gerava motivação, mobilização
Não violência, Firmeza da Verdade
contra a imperialista ocupação
Por isso que indianos sofredores
tomaram aquela consciencia moral
que eram infinitamente superiores
a um império exportador do mal
Império monopolista e desumano
tão cruel exportador do mal
que proibia o povo indiano
de fabricar o seu próprio sal
É Ghandi quem toma a iniciativa
de chamar a consciencia nacional
à desobediencia ativa e passiva
na lendária marcha para o sal
Peitando o imperialismo bruto
se descobre, desobedecendo leis
que pode fabricar seu produto
e de quebra boicotar o inglês
Ghandi também foi aquele homem
que protestando contra a dominação
inovou chamando a greve de fome
de Jornada de Jejum e Meditação
Ele tinha o consciente juízo
que o Jejum causaria paralização
acarretando um enorme prejuízo
além de gerar desestabilização
Nas mais variadas localidades
a prática do Jejum e Meditação
paralizava todas as atividades
do operário ao importante artesão
Nunca nas histórias dos humanos
se viu protesto assim inovador
capaz de causar prejós, danos
a nojento ocupador, colonizador
Quando a segunda guerra é encerrada
a Inglaterra em péssima condição
permite com que seja proclamada
a India como independente nação
No bojo da independencia indiana
uma significativa parte da nação
adepta da religião mulçumana
dá origem ao país do Paquistão
III
Crítico da colonização inglesa
querendo evitar conflito crucial
Ghandi apoia a causa pasquistanesa
e é assassinado por hindu radical
Pouca gente no século passado
no apego pelos problemas sociais
teve um espírito tão elevado
como o de Ghandi, agente da paz
Vento, inimigo da desigualdade
bem pouca gente nesse mundão
teve assim tanta desintimidade
com o poder, dinheiro, ambição
Ghandi dos lindos pensamentos
combatendo imperio inglês atróz
ah, foi um dos raros momentos
que uma nação teve um porta voz
Conseguiu ver a India independente
conduzindo com perfeita devoção
políticamente, religiosamente
e em harmonia com a Tradição
Líder Carismático Revolucionário
admirado pela coragem, intrepidez
inclusive por líderes adversários
como Churchill, ministro inglês
Criador da Teoria da Relatividade
Einstein sobre Ghandi fez citação:
É um “Porta-Voz da Humanidade”.
não somente apenas de uma nação
Forte, apesar das fragilidades
sabia conter a ira santa civil
utilizando a arma da Verdade
como um inquestionável poderio
Vestes simples como as tuas, Vento
mantos tecidos pela própria mão
tinha tal forma de comportamento
que não dava chance à corrupção
Espírito elevado de ser humano
ele foi o maior influenciador
de Martin Luther King, Americano
um homem que se chamava Pastor
Valente que nunca soltou um berro
era no controle absoluto das ações
capaz de ocupar estradas de ferro
e conduzir magníficas multidões
Ghandi nos deixou como herança
muitos pensamentos, citações
mensagens de vida, esperança
que nos são autênticas lições
Guerrilheiro das justas batalhas
dizia que o Amor e a Verdade são
como duas faces da mesma medalha
que não podem sofrer separação
O Amor, como um estado negativo
é um belo sentimento sem igual
é também um estado tão positivo
que consiste em amar quem faz mal
Ghandi dos sentimentos puros
respeitava culturas e religiões
sua casa sem cercas, sem muros
ah, era um centro de peregrinações
Por Jetro Fagundes
Farinheiro Marajoara
querendo evitar conflito crucial
Ghandi apoia a causa pasquistanesa
e é assassinado por hindu radical
Pouca gente no século passado
no apego pelos problemas sociais
teve um espírito tão elevado
como o de Ghandi, agente da paz
Vento, inimigo da desigualdade
bem pouca gente nesse mundão
teve assim tanta desintimidade
com o poder, dinheiro, ambição
Ghandi dos lindos pensamentos
combatendo imperio inglês atróz
ah, foi um dos raros momentos
que uma nação teve um porta voz
Conseguiu ver a India independente
conduzindo com perfeita devoção
políticamente, religiosamente
e em harmonia com a Tradição
Líder Carismático Revolucionário
admirado pela coragem, intrepidez
inclusive por líderes adversários
como Churchill, ministro inglês
Criador da Teoria da Relatividade
Einstein sobre Ghandi fez citação:
É um “Porta-Voz da Humanidade”.
não somente apenas de uma nação
Forte, apesar das fragilidades
sabia conter a ira santa civil
utilizando a arma da Verdade
como um inquestionável poderio
Vestes simples como as tuas, Vento
mantos tecidos pela própria mão
tinha tal forma de comportamento
que não dava chance à corrupção
Espírito elevado de ser humano
ele foi o maior influenciador
de Martin Luther King, Americano
um homem que se chamava Pastor
Valente que nunca soltou um berro
era no controle absoluto das ações
capaz de ocupar estradas de ferro
e conduzir magníficas multidões
Ghandi nos deixou como herança
muitos pensamentos, citações
mensagens de vida, esperança
que nos são autênticas lições
Guerrilheiro das justas batalhas
dizia que o Amor e a Verdade são
como duas faces da mesma medalha
que não podem sofrer separação
O Amor, como um estado negativo
é um belo sentimento sem igual
é também um estado tão positivo
que consiste em amar quem faz mal
Ghandi dos sentimentos puros
respeitava culturas e religiões
sua casa sem cercas, sem muros
ah, era um centro de peregrinações
Por Jetro Fagundes
Farinheiro Marajoara
História em versos...Ghandi
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Posted: segunda-feira, 19 de março de 2012
ALUNOS DO 1º ANO: O vídeo abaixo refere-se à Baixa Idade Média, período em que o Feudalismo entrou em crise. Assistam-no e a seguir, redijam comentários sobre o que vocês compreenderam deste período. O comentário será avaliado ao longo do Bimestre. Prof. Márcia.
A CRISE DO FEUDALISMO
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Posted: terça-feira, 13 de março de 2012
ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: Comentamos em sala de aula sobre os nacionalismos que surgiram na Europa no período que precedeu a Primeira Grande Guerra Mundial. Chauvinismo, ou nacionalismo exacerbado que tomou conta da sociedade européia, levou a prática da xenofobia, racismo, discriminação e outros tipos de violência contra imigrantes e outras minorias por toda a Europa, intensificando-se no período entre guerras (Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial ), com a ascenção do Nazismo na Alemanha e Fascismo na Itália. Pois bem, atualmente, como foi dito, há um movimento de ultra-direita se manifestando em toda a Europa, com as mesmas características deste nacionalismo e radicalismo experimentado no século XX. Abaixo, acessem o link da reportagem e a seguir, redijam comentários sobre o assunto. O comentário será avaliado até o final do bimestre.
Prof. Márcia.
Prof. Márcia.
Ultra Direita na Europa
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ALUNOS DO 7º ANO: Assistam o vídeo abaixo, sobre o feudalismo na Idade Média. Após assistirem ao vídeo, façam comentários sobre o que vocês entenderam sobre este período da nossa história. Atenção para não postar comentários com erros de gramática.
IDADE MÉDIA, O MUNDO FEUDAL
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ALUNOS DO 6° ANO: ASSISTAM OS VÍDEOS ABAIXO. Eles se referem à pré história, capítulo 1 de nossa apostila. Observem atentamente as vestimentas, as estratégias de caça, as descobertas e tecnologias aplicadas durante o processo de evolução da humanidade pré histórica. Após assistir ao vídeo, façam comentários sobre o que compreenderam deste periodo histórico e cite quais tecnologias foram utilizadas por homens e mulheres para atender as suas mais primitivas necessidades.
PRÉ HISTÓRIA - DOCUMENTÁRIO
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Posted: terça-feira, 6 de março de 2012
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- Cramer
- Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
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ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija ...
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