Archive for fevereiro 2012

ATENÇÃO ALUNOS: O VÍDEO ABAIXO EXPÕE FOTOGRAFIAS DO MASSACRE QUE OCORREU EM RUANDA, NA ÁFRICA, EM 1994. SÃO CENAS MUITO FORTES, REAIS. SÓ ASSISTA SE TIVER CONDIÇÕES PARA ENFRENTAR A REALIDADE DESTA VIOLÊNCIA PROVOCADA PELA AMBIÇÃO DESMEDIDA DE NAÇÕES IMPERIALISTAS!! MAS, CASO NÃO ASSISTA, LEIA O TEXTO ABAIXO PARA COMPREENDER O FATO HISTÓRICO. 


Em 1994 ocorreu um dos piores massacres já conhecidos na história da humanidade. Em Ruanda, durante 4 meses, seres humanos foram assassinados com requintes de crueldade, por machados, facões, armas de fogo e outros instrumentos capazes de tirar a vida com muita dor e sofrimento.  Motivo: guerra étnica.  os autores? Povos de etnia hutu x povos de etnia tutsi , ambas ruandeses , ambas africanas ambas seres humanos, e por fim,  ambas vítimas da colonização ocidental que, ao longo dos anos, incitaram violentamente uma contra a outra.

Mas por que tanto ódio? 

Até a colonização alemã e posteriormente a belga, as duas etnias viviam em relativa paz e harmonia. 

Mas a história nos conta que por ocasião da colonização belga, os tutsis foram  considerados mais capacitados a receber educação,  treinamento militar e ainda, a ocuparem cargos estatais na administração colonial. Para isto, até mesmo a aparência física era usada como justificativa, já que os tutsis eram mais altos e mais claros que  os hutus. 

Após a independência de Ruanda, na década de 60, a maioria hutu identificou todos os problemas econômicos e sociais  com a minoria tutsi, a qual, como já dito,  participava da administração ruandesa durante o período colonial e ainda, pós independência.  Ou seja, tudo o que deu errado, deu errado por que os tutsis estavam no comando.  Uma espécie de ódio acumulado... 

Sendo assim, não restou outra saída senão o exílio da minoria que encontrou abrigo em Uganda. Mas lá, líderes políticos tanto tutsis como hutus moderados,  organizados em nome da Frente Patriótica Ruandesa (FPR),  intentavam depor o presidente hutu que governava o país com mãos de ferro , principalmente, em relação aos tutsis que não se exilaram. 

E o conflito estava a ponto de explodir, bastaria uma fagulha, acesa  óbvio,  com a queda do avião do presidente hutu, morto no desastre  e que diga-se de passagem, foi mais que uma fagulha.  A culpa do acidente, foi atribuída à minoria tutsi. 

Mas,  o mais triste e mais tenebroso desta história toda, foi o fato de que este genocídio possa ter sido financiado com dinheiro de “ajuda humanitária” enviada ao país pelo “Fundo Monetário Internacional”. Como assim? Não monitoraram a aplicação do recurso nesta área de conflito?  Não!  Mas isso não é nem de longe surpresa, já que nem a ONU, que estava no local nos dias do conflito,   se dispôs a intervir com seus soldados que segundo seu estatuto, existem para garantir e monitorar a paz em áreas de conflitos. Trocando em miúdos, monitorar dinheiro?  monitorar paz em área de conflito? Humhum...só pra "inglês" ver...

Pois é...a ONU, a Organização das Nações Unidas, se retirou do conflito, entregando nas mãos de hutus ávidos por sangue, milhares de crianças de colo, adolescentes, mulheres, idosos, homens... para o golpe final: a matança generalizada. 

Após o genocídio que, por ironia demorou muito a ser considerado genocídio pela ONU e outros países que covardemente o assistiram  de braços cruzados, ocorreram vários debates no mundo todo,  líderes consternados e boquiabertos, debatendo sobre a catástrofe que envolveu o país e assim, como via de regra, criaram mais uma instituição, destas que criam para julgar crimes de guerra, mas agora, para julgar especificamente os responsáveis por  genocídios em Ruanda, sob o nome de "Tribunal Penal Internacional para Ruanda" e que também ironicamente, por ter sido criado somente em 2002, provavelmente,  não julgará os crimes cometidos em 1994, pois de todos os assassinos, apenas 19 foram condenados até agora...

Por fim, para ilustrar bem a política ocidental em relação ao conflito e à Ruanda especificamente, uma foto de uma vítima tirada por um fotógrafo israelense, de uma mulher tutsi violentada por hutus, ganha do Reino Unido, nada  menos que 25 mil dólares,  por “originalidade”...pagos nota sobre nota a seu autor, em um destes concursos britânicos.

 E assim caminha a “humanidade”...mais um legado do ocidente naquele continente que nunca mais foi e nem será o mesmo... desde a sua colonização...

MASSACRE EM RUANDA - UMA DAS CONSEQUÊNCIAS DO IMPERIALISMO...

Comments : 0
Posted: quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ATENÇÃO ALUNOS DO 9º ANO: assistam o vídeo abaixo: 




Agora, com base em seus conhecimentos e de acordo com o vídeo, redija um comentário com suas palavras,  sobre o que você entendeu em relação o surgimento desta nova política, o Imperialismo do Século XIX . Obs: não há prazo para término desta atividade.  Será avaliada ao longo do bimestre. 

IMPERIALISMO SEC XIX E INICIO SEX XX

Comments : 14
Posted: terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


                 Em Crotona, extremo Sul da Itália, no sexto século antes de Cristo, depois de ter percorrido a Índia e o Egito, o grego Pitágoras, filósofo e matemático,  abriu uma escola de ensinamentos filosóficos. Em volta dele, formou-se uma comunidade de 300 alunos atraídos pelos ideais de RESPEITO e JUSTIÇA em harmonia com a natureza. Suas obras relacionadas a filosofia foram sistematicamente destruídas pois eram consideradas uma ameaça aos detentores do poder e da riqueza material. Uma de suas frases que causou tanta repulsa aos poderosos é a de que " O Estado existe para o benefício do governado", ou seja, já naquele tempo, o Estado se recusava a beneficiar o governado, como nos dias atuais... 



                 Em Genébra, 24 séculos mais tarde, nasce o também matemático e filósofo Gabriel Cramer, um homem descrito pelos amigos como "amigável, bem-humorado, sensato, saudável e com boa memória.”
Cramer tinha um vasto leque de interesses. Além de artigos sobre geometria, escreveu artigos sobre filosofia e assuntos tão díspares como “a aurora boreal” ou “a importância de ter mais de uma testemunha num julgamento”. Viajou por três anos por toda a Europa, com o objetivo de consolidar seus conhecimentos. 

Foi ainda membro do Concílio dos Duzentos e depois do Concílio dos Setenta, onde aplicou o seu conhecimento matemático à artilharia, à reconstrução de edifícios e à construção de fortificações.


Percebemos que tanto Pitágoras quanto Cramer nos deixou um legado indiscutivelmente valioso, levando em consideração as idéias, as aspirações, as capacidadades, as habilidades de cada um deles. Mas muito mais do que isto, deixou-nos o exemplo de que o homem não deve se limitar a seu meio ou  a seu contexto para formar conceitos ou construir conhecimento. O homem deve explorar espaços, idéias, opiniões contrárias, deve considerar as diversidades. Deve enxergar a igualdade não como uniformidade, mas sim como respeito às diferenças. Deve observar e ouvir...antes de falar. Deve ter ideiais nobres, de justiça, de paz, harmonia. Deve buscar o conhecimento, mas sobretudo amar a sabedoria. Pois só assim seremos capazes de construir um mundo melhor. 

Sejam bem vindos ao nosso blog...o blog do Colégio Cramer da Rede Pitágoas. Aqui compartilharemos idéias e opiniões. Executaremos tarefas e atividades propostas. 

Esperamos que usufruam do nosso espaço com responsabilidade, compromisso,  respeito...e  também com muito carinho.

Assim que acessarem o blog, façam  parte dele, clicando em "participe deste site", bem ao lado direito da tela. Para postar comentários, identifique-se com nome e turma. 

Divulguem o blog, compartilhem em redes sociais. Convide seus familiares  e amigos.

Esta é uma nova maneira de compartilharmos nossos conhecimentos, além de avaliarmos o aproveitamento de nossos estudos. 

E que tenhamos todos uma "boa viagem"!!

Márcia Cunha
Prof. História




 fontes biográficas: Artigo do colunista Vittório Mediolo Jornal Periódico
                                www.e-escola.pt/personalidades 


Pitágoras e Cramer

Comments : 0
Posted: domingo, 19 de fevereiro de 2012
>

Quem sou eu

Minha foto
Instituição de Ensino da rede privada em Santa Luzia/MG, em conexão com a Rede Pitágoras.
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Postagens populares

- Copyright © 2013 COLÉGIO CRAMER - DJogzs - Powered by Blogger - Designed by Fêh-Chan -